Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1826
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pequenos aprendizes da ciência: explorando o método científico através de uma sequência de ensino investigativa |
Autor: | Meneses, Lorenna Christina de Sousa |
Primeiro orientador: | Luz, Roberto Alves de Sousa |
Segundo orientador: | Ferreira, Luciana Nobre de Abreu |
Resumo: | O conhecer sobre ciências e suas linguagens e procedimentos, é compreender que a Educação Científica é importante para o desenvolvimento crítico e científico, principalmente das crianças no ambiente de aprendizagem, como também no comportamento perante a sociedade. O envolvimento das crianças com as particularidades da ciência, como, observar, questionar, criar, solucionar, investigar, refletir, é um fato essencial para aproximação delas com a ciência atualmente. Uma forma de auxiliar nesse processo de aproximação das crianças com a ciência, o método científico e a figura do cientista é o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Dessa forma, o foco deste trabalho consiste em analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental I, concentrando-se na tríade composta por ciência, método científico e cientista. Tendo isso em perspectiva, foi realizada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), estruturada em três ações: sistematização, contextualização e aplicação do conhecimento. A pesquisa apresenta natureza básica com abordagem qualitativa e caráter exploratório. O estudo foi desenvolvido com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública de Teresina-Piauí. Os dados foram coletados através de questionários, materiais produzidos pelos alunos e registros audiovisuais. O questionamento central que norteia esta investigação é: Como está a aproximação entre o conhecimento científico e as crianças no ambiente escolar, considerando a educação científica no Ensino Fundamental I? Com o intuito de abordar e responder a essa indagação, neste trabalho foi desenvolvida, aplicada e avaliada uma sequência de ensino investigativa com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, no qual buscou-se explorar a relação entre ciência, cientista e o método científico no ensino de ciências. Diante dos dados coletados, ficou evidenciado que a SEI é uma estratégia viável na promoção do querer participar e de envolver no processo de assimilação do conhecimento trabalhados. Além disso, mostrou-se uma abordagem importante no auxílio da aproximação das crianças a ciência, de forma efetiva, dinâmica e sistemática, ademais, estimulando as habilidades de pesquisa, permitindo um novo olhar sobre a natureza e os fenômenos e contribuir com a qualificação na formação de professores. |
Abstract: | Knowing about science and its languages and procedures is understanding that Scientific Education is important for the critical and scientific development, especially of children in the learning environment, as well as in the form of behavior towards society. Children's involvement with the particularities of science, such as observing, questioning, creating, solving, investigating, reflecting, is an essential fact for bringing them closer to science today. And a way to help in this process of bringing children, science, scientists and the scientific method closer together is the Teaching of Science by Investigation (ENCI). With this in perspective, an Investigative Teaching Sequence (SEI) was carried out, structured into three actions: systematization, contextualization and application of knowledge, addressing the themes: science, scientist and scientific method. The research is basic in nature with a qualitative approach and exploratory character. The study was developed with students in the fifth year of Elementary School I at a public school in Teresina-Piauí. Data were collected through questionnaires, materials produced by students and audiovisual records. The focus of this work is to analyze science teaching in Elementary School I, focusing on the triad composed of science, scientific method and scientist. The central question that guides this investigation is: How is the rapprochement between scientific knowledge and children in the school environment, considering scientific education in Elementary School I? In order to address and respond to this question, this work aimed to develop, apply and evaluate an investigative teaching sequence with students in the 5th year of Elementary School, in which we sought to explore the relationship between science, scientist and the scientific method in science teaching. Given the data collected, it became clear that (SEI) is a viable strategy in promoting the desire to participate and get involved in the process of assimilating knowledge about science, scientists and the scientific method. Furthermore, it proved to be an important approach in helping children get closer to science in an effective, dynamic and systematic way. Furthermore, stimulating research skills, allowing a new look at nature and phenomena and contributing to qualifications in teacher training. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Ensino por Investigação Método Científico Ensino Fundamental |
Área(s) do CNPq: | QUIMICA::QUIMICA ANALITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química |
Citação: | MENESES, Lorenna Christina de Sousa. Pequenos aprendizes da ciência: explorando o método científico através de uma sequência de ensino investigativa. 2024. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1826 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.