Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Suzana Macêdo Nunes-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1741985925292747por
dc.contributor.advisor1Cunha, Renata Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215596443300304por
dc.contributor.referee1Cunha, Renata Cristina da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215596443300304por
dc.contributor.referee2Nascimento, Francisco de Assis de Sousa-
dc.contributor.referee3Durão, Gustavo de Andrade-
dc.contributor.referee4Teles, Fabrícia Pereira-
dc.date.accessioned2025-05-26T11:30:29Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationGOMES, Suzana Macêdo Nunes. Ensino de história e literatura infantil: educação antirracista e representação negra nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da lei 10.639/2003. 2025. 116 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1831-
dc.description.resumoA Pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), analisou a interseção entre o ensino de História e a Literatura infantil, contribuindo para o imperativo reconhecimento da representação negra na Literatura Infantil para o desenvolvimento de uma educação antirracista. A pesquisa foi motivada pela seguinte questão orientadora: Como a interseção entre ensino de História e Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003? Para responder à questão orientadora foram traçados os seguintes objetivos: Geral: analisar como a interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003. Específicos: discutir o arcabouço teórico da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; saber a percepção dos/das participantes da pesquisa acerca da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; 3) propor uma Oficina Literária como produto educacional para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de colaborar com a promoção de uma educação antirracista. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de cunho exploratório. A produção de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizada com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da cidade de Buriti dos Lopes, Piauí. As respostas obtidas com a aplicação do questionário foram analisadas à luz das seguintes bases teóricas: Ensino de História: Bittencourt (2018), Daniel (2023), Lima (2024); Literatura Infantil Negra e representação negra: Farias (2018), Gouvêa (2005), Sousa (2018); Lei 10.639/2003: Barbosa (2020), Brasil (2003), Silveira (2024); Estudos sobre racismo, preconceito, descolonização e educação antirracista: Adichie (2019), Almeida (2019), Correia (2023), Gomes (2005), Gonzalez (2020), Nascimento (2021), Ribeiro (2019). Para procedermos com a análise dos dados, ou seja, para investigar o conteúdo das respostas produzidas pelos participantes da pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016), pois as especificidades desse tipo de análise se mostraram mais adequadas para explorarmos a pluralidade e a riqueza dos significados das respostas dos professores. A análise e interpretação dos dados produzidos revelaram os desafios relacionados à presença, ausência e (ou) marginalização da temática afro-brasileira e étnico-racial na sala de aula. Os desafios revelados foram: a questão do currículo das escolas, que não contempla ou pouco contempla a temática étnico-racial; a falta de materiais e livros de Literatura Infantil com a temática negra e o fato da temática só ser abordada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. No entanto, apesar dos desafios, os professores reconhecem a importância do trabalho com a Literatura Infantil e da abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Para tanto, a partir das respostas do questionário, fornecidas pelos participantes da pesquisa, elaboramos como produto educacional, a proposta de uma Oficina Literária para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para a promoção de uma educação antirracista.por
dc.description.abstractThe research, linked to the Professional Master's Degree in History Teaching (ProfHistória), analyzed the relationship between history teaching and children's literature, contributing to the imperative recognition of black representation in children's literature for the development of anti-racist education. The research was motivated by the following guiding question: How can the relationship between History Teaching and Black Children's Literature help promote anti-racist education in the early years of Elementary School, in light of Law 10,639/2003? To answer the guiding question, the following objectives were outlined: General: Analyze how the relationship between History Teaching and Black Children's Literature can contribute to the promotion of anti-racist education in the early years of Elementary School, in light of Law 10,639/2003. Specific: 1) Discuss the theoretical framework of the intersection between History Teaching and Black Children's Literature, in light of Law 10,639/2003; 2) Know the perception of research participants regarding the intersection between the Teaching of History and Black Children's Literature in light of Law 10,639/2003; 3) Propose a Literary Workshop as an educational product for teachers in the early years of Elementary School in order to collaborate in promoting anti-racist education. To achieve the research objectives, a Field Research was carried out with a qualitative approach of an exploratory nature. Data collection occurred through the application of a questionnaire with open and closed questions, with teachers from the initial years of Elementary School, at a school in the city of Buriti dos Lopes, Piauí. The responses obtained from the application of the questionnaire were analyzed in light of the following theoretical bases: Teaching History; Afro-Brazilian Children's Literature; Law 10,639/2003; studies on racism, prejudice and anti-racist education, from the perspective of authors such as: Circe Bittencourt (2018), Gomes (2005), Chimamanda Ngozi Adichie (2019), Beatriz Nascimento (2021), Lélia Gonzalez (2020), Djamila Ribeiro (2019), Batista (2014), Silva & Oliveira (2023). To proceed with the data analysis, that is, to investigate the content of the responses produced by the research participants, we used Bardin's content analysis (2016), as the specificities of this type of analysis proved to be more suitable for exploring the plurality and richness of the meanings of the teachers' responses. The analysis and interpretation of the data produced revealed the challenges related to the presence, absence and (or) marginalization of Afro-Brazilian and ethnic-racial themes in the classroom. The challenges revealed were: the issue of the school curriculum, which does not or does not include ethnic-racial issues; the lack of materials and children's literature books with Afro-Brazilian themes and the fact that the topic is only addressed on November 20th, Black Consciousness Day. However, despite the challenges, teachers recognize the importance of working with children's literature and addressing ethnic-racial themes in the classroom. To this end, based on the questionnaire responses provided by the research participants, we developed as an educational product the proposal for a Literary Workshop for teachers in the early years of Elementary School, to promote anti-racist education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Gomes (smacedong@aluno.uespi.br) on 2025-05-19T20:07:37Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 999791 bytes, checksum: 32d5cbac2efeef09477884ebfa9350f4 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL COMPLETO.pdf: 6641595 bytes, checksum: 521e87e1a6ac20f5c6197b19b332dec9 (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 220076 bytes, checksum: e88ec7cae9810d0043b3af077e0e43ee (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-05-20T11:16:33Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Gomes (smacedong@aluno.uespi.br) on 2025-05-23T21:52:28Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 999791 bytes, checksum: 32d5cbac2efeef09477884ebfa9350f4 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL COMPLETO.pdf: 6641595 bytes, checksum: 521e87e1a6ac20f5c6197b19b332dec9 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_publicacao_assinado_assinado.pdf: 84348 bytes, checksum: af8e458b19aa4d0dca7d385e089867d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-26T11:30:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 999791 bytes, checksum: 32d5cbac2efeef09477884ebfa9350f4 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL COMPLETO.pdf: 6641595 bytes, checksum: 521e87e1a6ac20f5c6197b19b332dec9 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_publicacao_assinado_assinado.pdf: 84348 bytes, checksum: af8e458b19aa4d0dca7d385e089867d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T11:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 999791 bytes, checksum: 32d5cbac2efeef09477884ebfa9350f4 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL COMPLETO.pdf: 6641595 bytes, checksum: 521e87e1a6ac20f5c6197b19b332dec9 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_publicacao_assinado_assinado.pdf: 84348 bytes, checksum: af8e458b19aa4d0dca7d385e089867d9 (MD5) Previous issue date: 2025-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectLei 10.639/2003por
dc.subjectEducação Antirracistapor
dc.subjectLiteratura Afro-Brasileirapor
dc.subjectRepresentação Negrapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEnsino de história e literatura infantil: educação antirracista e representação negra nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da lei 10.639/2003por
dc.title.alternativeTeaching history and children's literature: anti-racist education and black representation in the early years of elementary school, in light of law 10,639/2003eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf976,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.