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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1849| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | A influência do ENEM no ensino de história do Piauí (2008 a 2019) |
| Autor: | Reis, Eldan Soares dos |
| Primeiro orientador: | Rogério, Radamés de Mesquita |
| Primeiro coorientador: | Oliveira, Marcos Antonio de |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal, analisar a influência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ensino de história do Piauí, no nível médio. Durante várias décadas, as provas dos vestibulares da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) traziam questões de história regional. Porém, essa situação mudou com a adesão dessas duas instituições de ensino superior ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), que adota a nota do ENEM como critério, sendo que essa avaliação de caráter nacional não aborda em seu conteúdo programático a história regional. A extinção desses vestibulares prejudicou o ensino de história do Piauí, que deixou de ser lecionada em muitas escolas de ensino médio do estado. Para entender os efeitos dessa mudança no ensino de história do Piauí, será realizada uma pesquisa nos exames do ENEM (2009 a 2019), nas provas dos vestibulares da UFPI e UESPI (2008 a 2011) e na grade curricular de escolas de nível médio, públicas e privadas, de Teresina – PI. Assim como será problematizado o conceito de história regional e discutido sua importância como conteúdo escolar. Além de questionar o atual currículo de história do ensino médio e propor alternativas ao mesmo e ao atual modelo de prova do ENEM. |
| Abstract: | The main objective of this work is to analyze the influence of the National High School Exam (ENEM) on the teaching of history in Piauí, at the high school level. For several decades, the entrance exams for the Federal University of Piauí (UFPI) and the State University of Piauí (UESPI) raised questions of regional history. However, this situation has been changed with the adhesion of these two higher education institutions to the Unified Selection System (SISU), which adopts the ENEM score as a criterion, and this national assessment does not address regional history in its programmatic content. The extinction of these entrance exams harmed the teaching of history in Piauí, which has no longer been taught in many high schools in the state. In order to understand the effects of this change in the teaching of history in Piauí, a survey will be carried out on the ENEM exams (between 2009 and 2019), on the UFPI and UESPI entrance exams (2008 to 2011) and on the curriculum of high schools, public and private, from Teresina – PI. Finally, the concept of Regional History was problematized as well as its importance as a school content, in addition to questioning the current high school history curriculum and proposing alternatives to it and to the current ENEM exam model. |
| Palavras-chave: | Ensino de História História Regional História do Piauí ENEM |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
| Citação: | REIS, Eldan Soares dos. A influência do ENEM no ensino de história do Piauí (2008 a 2019). 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022 |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1849 |
| Data de defesa: | 2022 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
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