Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1851
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Relato de experiência na Mostra de Humanidades na EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim-CE (2018-2020) |
Autor: | Cunha, Anandrei |
Primeiro orientador: | Bezerra, Danilo Alves |
Resumo: | O presente relato de experiência objetiva analisar os caminhos e os impactos da realização da Mostra de Humanidades como uma atividade pedagógica com vistas à oferta de uma educação dita integral através da rede pública de educação básica e do papel das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto específico da rede estadual de educação profissional do estado do Ceará, com enfoque sobre a realidade da EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa, na cidade de Camocim-CE, entre os anos de 2018 e 2020. A atividade objetivou o desenvolvimento de aprendizagens mais humanistas por meio de produções – conduzidas pelos próprios estudantes daquela escola – artísticas, culturais, acadêmicas sobre temáticas caras ao seu cotidiano, política, cultural, histórica e socialmente. Partindo dessa premissa, se desenvolveu nos próximos capítulos uma investigação sobre educação formal, educação integral, educação profissionalizante e de que forma esta tem sido orientada nos documentos norteadores da educação básica brasileira, para, mais estritamente, focalizar as atenções sobre a realidade do ensino de ciências humanas e sociais aplicadas – e em destaque da História – nesta conjuntura. Dentro de uma ótica mais ampla, pretendeu-se ainda situar o ensino de História, e das demais disciplinas das ciências humanas, naquela instituição e naquela realidade, considerando os diversos dilemas para a boa conciliação dos preceitos básicos de uma Educação Integral aos interesses objetivos da educação profissionalizante vinculada ao ensino médio, delineados em torno de, grosso modo, avaliações de larga escala, de nível estadual e federal, e dos interesses mercadológicos. Interessa aqui a demarcação e a valorização dos conhecimentos vinculados a esta área do conhecimento e, por tal, a dimensão propositiva indispensável a este trabalho consiste na publicação de um e-book intitulado Organizando Mostras Escolares: Alternativas metodológicas para aprendizagens em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, destinado a professores de Ensino Médio com o objetivo de fomentar práticas docentes nessa área que possam estar melhor conectadas ao interesse por uma Educação Integral, através da estruturação de mostras de ciências humanas. Acreditamos este tipo de atividade contribui ao desenvolvimento de uma práxis docente interessada tanto na aprendizagem dos estudantes em sentido formal quanto, principalmente, no desenvolvimento holístico dos mesmos. Pretende-se com esta produção a criação de um instrumento que estimule gestores, professores e demais pesquisadores em educação a tornar a Escola um espaço que esteja além das notas, dos indicadores e das pressões profissionais, e os permita repensar os projetos e os processos de ensino como humanos para humanos com sonhos, medos, dúvidas e dores. |
Abstract: | This experience report aims to analyze the ways and the impacts of the realization of the Humanities Exhibition as a pedagogical activity in order to offer a so-called integral education through the public network of basic education and the role of the Applied Humanities and Social Sciences in the specific context of the state network of professional education of the state of Ceará, focusing on the reality of the EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa, in the city of Camocim-CE, between the years 2018 and 2020. The activity aimed to develop more humanistic learning through artistic, cultural and academic productions - led by the students themselves - on themes that are dear to their daily lives, politically, culturally, historically and socially. Based on this premise, in the following chapters an investigation was developed on formal education, integral education, vocational education and how these have been oriented in the guiding documents of Brazilian basic education, to focus more strictly on the reality of the teaching of human and applied social sciences - and in particular history - at this juncture. In a broader perspective, the aim was also to situate the teaching of history and other human sciences subjects in that institution and that reality, considering the various dilemmas for the good reconciliation of the basic precepts of a Comprehensive Education to the objective interests of vocational education linked to high school, outlined around, broadly speaking, large-scale evaluations, state and federal level, and market interests. We are interested here in the demarcation and valorization of the knowledge linked to this area of knowledge and, therefore, the propositional dimension indispensable to this work consists of the publication of an e-book entitled "Organizing School Exhibitions: a methodological alternative for learning in Applied Human and Social Sciences", aimed at secondary school teachers with the objective of encouraging teaching practices in this area that can be better connected to the interest for an Integral Education, through the structuring of human sciences exhibitions. We believe that this type of activity contributes to the development of a teaching praxis interested both in the students' learning in a formal sense and, mainly, in their holistic development. The aim of this production is to create an instrument that stimulates managers, teachers and other researchers in education to make the school a space that goes beyond grades, indicators and professional pressures; and allows them to rethink projects and teaching processes as humans for humans with dreams, fears, doubts and pains. |
Palavras-chave: | Educação Profissional Ensino de História Interdisciplinaridades Mostra de Humanidades Saberes e práticas no espaço escolar. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | CUNHA, Anandrei. Relato de experiência na Mostra de Humanidades na EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim-CE (2018-2020). 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1851 |
Data de defesa: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.