Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Alysson Honorato B. de-
dc.contributor.advisor1Costa, Solange Aparecida de Campos-
dc.date.accessioned2025-05-28T15:44:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Alysson Honorato B. de. Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1852-
dc.description.resumoO objetivo da investigação, Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão, é refletir sobre o modo como os estudantes se relacionam com o passado e como este serve de orientação para sua vida prática, tendo a democracia como elemento problematizador. Nesse sentido, a questão democrática foi abordada em perspectiva histórica no âmbito ocidental e, também, no âmbito brasileiro. Foi destacado algumas intersecções entre educação cidadã e democracia. A partir dos princípios da Pedagogia histórico-crítica dos conteúdos foi sistematizado uma autorreflexão, tendo como referência casos concretos sobre prática de sala de aula do pesquisador. O suporte teórico são obras de referência sobre democracia, consciência histórica, aprendizagem histórica e a Pedagogia histórico-crítica. A intervenção é uma atividade gamificada. A gamificação procura aplicar, na vida cotidiana, a ideia da consciência histórica e os princípios da aprendizagem histórico-crítica.por
dc.description.abstractThe aim of the research, A gamification about democracy and slavery: discussing historical consciousness and critical historical pedagogy from a lesson about slavery, is to reflect on the way students relate to the past and how it serves as an orientation for their practical life, having democracy as a problematizing element. In this sense, the democratic issue was approached from a historical perspective in the western context and also in the Brazilian context. Some intersections between citizenship education and democracy were highlighted. Based on the principles of the Critical-Historical Pedagogy of the contents, a self-reflection was systematized, having as reference concrete cases about the classroom practice of the researcher. The theoretical support is based on reference works about democracy, historical consciousness, historical learning and Critical Historical Pedagogy. The intervention is a gamified activity. Gamification seeks to apply, in everyday life, the idea of historical consciousness and the principles of historical-critical Learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-28T13:53:55Z No. of bitstreams: 2 ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)_removed.pdf: 1850980 bytes, checksum: cedf7ee99ec800e6dc62e56c333f3ad6 (MD5) ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)-5.pdf: 477527 bytes, checksum: ec719a01f30c2464f79fb0da01606ba2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-28T15:44:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)_removed.pdf: 1850980 bytes, checksum: cedf7ee99ec800e6dc62e56c333f3ad6 (MD5) ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)-5.pdf: 477527 bytes, checksum: ec719a01f30c2464f79fb0da01606ba2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T15:44:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)_removed.pdf: 1850980 bytes, checksum: cedf7ee99ec800e6dc62e56c333f3ad6 (MD5) ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)-5.pdf: 477527 bytes, checksum: ec719a01f30c2464f79fb0da01606ba2 (MD5) Previous issue date: 2022-09-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem Históricapor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectConsciência Históricapor
dc.subjectDidática Históricapor
dc.subjectPedagogia Histórico-críticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleUma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.