| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1852Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Alysson Honorato B. de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Solange Aparecida de Campos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-28T15:44:14Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Alysson Honorato B. de. Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022 | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1852 | - |
| dc.description.resumo | O objetivo da investigação, Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão, é refletir sobre o modo como os estudantes se relacionam com o passado e como este serve de orientação para sua vida prática, tendo a democracia como elemento problematizador. Nesse sentido, a questão democrática foi abordada em perspectiva histórica no âmbito ocidental e, também, no âmbito brasileiro. Foi destacado algumas intersecções entre educação cidadã e democracia. A partir dos princípios da Pedagogia histórico-crítica dos conteúdos foi sistematizado uma autorreflexão, tendo como referência casos concretos sobre prática de sala de aula do pesquisador. O suporte teórico são obras de referência sobre democracia, consciência histórica, aprendizagem histórica e a Pedagogia histórico-crítica. A intervenção é uma atividade gamificada. A gamificação procura aplicar, na vida cotidiana, a ideia da consciência histórica e os princípios da aprendizagem histórico-crítica. | por |
| dc.description.abstract | The aim of the research, A gamification about democracy and slavery: discussing historical consciousness and critical historical pedagogy from a lesson about slavery, is to reflect on the way students relate to the past and how it serves as an orientation for their practical life, having democracy as a problematizing element. In this sense, the democratic issue was approached from a historical perspective in the western context and also in the Brazilian context. Some intersections between citizenship education and democracy were highlighted. Based on the principles of the Critical-Historical Pedagogy of the contents, a self-reflection was systematized, having as reference concrete cases about the classroom practice of the researcher. The theoretical support is based on reference works about democracy, historical consciousness, historical learning and Critical Historical Pedagogy. The intervention is a gamified activity. Gamification seeks to apply, in everyday life, the idea of historical consciousness and the principles of historical-critical Learning. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-28T13:53:55Z No. of bitstreams: 2 ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)_removed.pdf: 1850980 bytes, checksum: cedf7ee99ec800e6dc62e56c333f3ad6 (MD5) ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)-5.pdf: 477527 bytes, checksum: ec719a01f30c2464f79fb0da01606ba2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-28T15:44:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)_removed.pdf: 1850980 bytes, checksum: cedf7ee99ec800e6dc62e56c333f3ad6 (MD5) ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)-5.pdf: 477527 bytes, checksum: ec719a01f30c2464f79fb0da01606ba2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-28T15:44:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)_removed.pdf: 1850980 bytes, checksum: cedf7ee99ec800e6dc62e56c333f3ad6 (MD5) ALYSSON-HONORATO-B.-DE-LIMA-DISSERTACAO (1)-5.pdf: 477527 bytes, checksum: ec719a01f30c2464f79fb0da01606ba2 (MD5) Previous issue date: 2022-09-15 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Aprendizagem Histórica | por |
| dc.subject | Democracia | por |
| dc.subject | Consciência Histórica | por |
| dc.subject | Didática Histórica | por |
| dc.subject | Pedagogia Histórico-crítica | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
| dc.title | Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
