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Tipo do documento: Dissertação
Título: Nas trilhas de Clio e Hígia: representações imagéticas da COVID-19 e perspectivas da história das doenças no ensino de História (2020-2021)
Autor: Feitosa, Eronilda Resende
Primeiro orientador: Fontineles Filho, Pedro Pio
Resumo: O presente estudo objetiva compreender a trajetória da Covid-19 no cenário piauiense, como fio condutor para o ensino de História da Saúde e das Doenças. Nesse sentido, o trabalho aborda as interconexões entre o ensinar e o aprender História dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, nos anos de 2020 e meados de 2021, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, sendo uma estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética e suas representações, como veículo para essa presente modalidade de ensino com a aplicação de questionários aos estudantes do ensino médio da Escola Paulo Ferraz, por meio de pesquisa do tipo survey. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras concernentes aos principais conceitos mencionados neste trabalho que são: História da Saúde e da Doença a partir de Stefan Cunha Ujvari (2020), Dominichi Miranda de Sá, Vanessa Sardinha dos Santos (2021), Diego de Oliveira Sousa (2020), Jeanette Farrell (2003), Joseanne Marinho (2018), Valtéria Alvarenga (2013) et al; Ensino de História em Luís Fernando Cerri (2011) e Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (2021); História e Imagens nas abordagens de Alberto Manguel (2018) e Eduardo França Paiva (2006) - em especial charges, política e Representações – com Roger Chartier e René Rémond (2003). Assim, os conceitos e suas contribuições permeiam os três capítulos de discussão embasados na temática presente como um entrelaçar de experiências que foram construídas com os acontecimentos de vivência e de desafios contemporâneos presentes aos que fazem o ambiente escolar. Relacionados em suas mais diversas matrizes, lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e através do uso de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo de ensino-aprendizagem em tempos de um “novo normal”. Tempos estes de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada com base na aprendizagem. Transformações que foram impostas pela pandemia da Covid-19 e outras doenças que assolaram o mundo, e que no presente podem robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais no sentido de (des)favorecer o propósito fundamental da educação: o sucesso do ensino-aprendizagem.
Abstract: The present study aims to understand the journey of Covid-19 in Piaui scenery, as a conductor wire to the History of Health and Deseases teaching. In this sense, the work approaches the interconnections between teaching/learning History in nowadays scenery in the pandemic context of the new choronavirus SARS-CoV-2, in the years of 2020 and mid of 2021 pointing out the challenges and possibilities of the study in “remot format” as a consequence of the social distancing measures, just as strategy of thinking historiographic concepts like time, space, subjects, state, culture, politics in classes. Methodologically, the study centralized the analysis in the perspective of the usability of cartoon image and their representations as way to the present teaching modality, with the application of questionnaires to high school students at Paulo Ferraz School through survey-type research. The teoritical- methodological rose up from concerning readings to the main concepts mentioned in this work, which are – History of Health and Deasease from Stefan Cunha Ujvari (2020), Dominichi Miranda de Sá, Vanessa Sardinha dos Santos (2021), Diego de Oliveira Sousa (2020), Jeanette Farrell (2003), Joseanne Marinho (2018), Valtéria Alvarenga (2013) et al; History Teaching in Luís Fernando Cerri (2011) and Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (2021); History and Images in the approaches of Alberto Manguel (2018) and Eduardo França Paiva (2006) – in special cartoons, politics and Representations – with Roger Chartier and René Rémond (2003). Thus, the concepts and their contributions permeate the 3 chapters based in the present theme as an interlink of experiences which were constructed through the events of living and challenges contemporaries present to those who make school environment. Related to their several matrices, they make clear this reality about some aspects of History teaching with students of elementary school and the use of images na encouraging vehicle of improvement in the teaching/learning process in times of the waited “new normal”. Times of virtual makings and livings that point out different routine based in learning. Changings that were imposed by Covid-19 pandemic and other deseases that desolated the world like Black Death and Spanish Flu, in present can improve learnings and/or highlight sociocultural inequalities even more in the sense of not supporting the fundamental purpose of education: the success of teaching-learning.
Palavras-chave: Ensino de História
História da Saúde e das Doenças
Representações
Pandemia da Covid-19
Charges
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: FEITOSA, Eronilda Resende. Nas trilhas de Clio e Hígia: representações imagéticas da COVID-19 e perspectivas da história das doenças no ensino de História (2020-2021). 2022. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1853
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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