Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Érika Renata Dias de-
dc.contributor.advisor1Durão, Gustavo de Andrade-
dc.date.accessioned2025-05-28T15:49:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationARAÚJO, Érika Renata Dias de. Ensino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1854-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal construir um caminho investigativo para o ensino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático. A estratégia metodológica foi análise documental e revisão bibliográfica. Por se tratar de um mestrado profissional, realizou-se uma intervenção pedagógica, voltada para o Ensino Médio, a partir da elaboração de um caderno de sequências didáticas com exemplos práticos de como trabalhar o ensino de história africana e afro-brasileira através do letramento digital e midiático. A pesquisa partiu da análise bibliográfica e da legislação acerca do ensino de História africana e afrobrasileira no Brasil, pensada a partir das dificuldades usualmente encontradas na prática dessa temática na educação básica, especialmente no Ensino Médio. Também foi feita pesquisa sobre a escola na Era da informação e a necessidade de usar as ferramentas digitais não como acessórios, mas de maneira efetiva e orgânica, evidenciando vantagens de sua prática do ensino de História. Nesse sentido, este trabalho propõe uma metodologia de ensino de História africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático, de modo a apontar possíveis caminhos nos quais estudantes e professores passem de usuários a navegadores qualificados, obtendo habilidades tais como leitura, pensamento crítico e produção de conhecimento acerca da História africana e afro-brasileira contribuindo, assim, de modo respeitoso e democrático dentro do ambiente digital.por
dc.description.abstractThis research has as main objective to build an investigative path for the teaching of African and AfroBrazilian history through digital and media literacy. The methodological strategy was document analysis and literature review. As it is a professional master's degree, a pedagogical intervention was carried out, aimed at high school, based on the elaboration of a notebook with didactic sequences with practical examples of how to teach African and Afro-Brazilian history through digital literacy and media. The research started from the bibliographical analysis and the legislation about the teaching of African and Afro-Brazilian History in Brazil, thought from the difficulties usually found in the practice of this theme in basic education, especially in High School. Research was also carried out on the school in the Information Age and the need to use digital tools not as accessories, but in an effective and organic way, showing the advantages of its practice of teaching History. In this sense, this work proposes a methodology for teaching African and Afro-Brazilian History through digital and media literacy, in order to point out possible ways in which students and teachers move from users to qualified navigators, obtaining skills such as reading, thinking critical and production of knowledge about African and AfroBrazilian History, thus contributing in a respectful and democratic way within the digital environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-28T14:10:32Z No. of bitstreams: 2 ERIKA-RENATA-DIAS-DE-ARAUJO-DISSERTACAO_removed.pdf: 1523957 bytes, checksum: 999e80f9681688e8c22bab91a0ff99be (MD5) termo de autorizaçãoERIKA-RENATA-DIAS-DE-ARAUJO-DISSERTACAO-5.pdf: 88746 bytes, checksum: af4c84f719fc3288dbc80db7fc90cc4a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-28T15:49:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ERIKA-RENATA-DIAS-DE-ARAUJO-DISSERTACAO_removed.pdf: 1523957 bytes, checksum: 999e80f9681688e8c22bab91a0ff99be (MD5) termo de autorizaçãoERIKA-RENATA-DIAS-DE-ARAUJO-DISSERTACAO-5.pdf: 88746 bytes, checksum: af4c84f719fc3288dbc80db7fc90cc4a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T15:49:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ERIKA-RENATA-DIAS-DE-ARAUJO-DISSERTACAO_removed.pdf: 1523957 bytes, checksum: 999e80f9681688e8c22bab91a0ff99be (MD5) termo de autorizaçãoERIKA-RENATA-DIAS-DE-ARAUJO-DISSERTACAO-5.pdf: 88746 bytes, checksum: af4c84f719fc3288dbc80db7fc90cc4a (MD5) Previous issue date: 2022-10-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectLetramento Digital e Midiáticopor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectAfricana e Afro-brasileirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEnsino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.