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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Torém dos Tremembé e o ensino de história por meio da música indígena
Autor: Costa, Jonh Kennady Pinto
Primeiro orientador: Costa, João Paulo Peixoto
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as relações históricas entre os Tremembé de Almofala (litoral oeste do Ceará) e o torém enquanto manifestação étnica, diacrítica e sacropolítica, no contexto da Nova República entre as décadas de 1980 e 1990. Visando a possibilidade de inserir esse tema como centro gerador de conteúdos sobre a História do Brasil Contemporâneo e Cultura Indígena no Nordeste, este trabalho é uma colaboração com a aplicabilidade da lei 11.645/08. O texto busca contextualizar e refletir sobre a historicidade que envolve o povo Tremembé e o torém a partir de narrativas de pesquisadores nãoindígenas. Como contraponto são discutidas as relações entre história e memória a partir das narrativas Tremembé pensando o percurso histórico da história do ensino de história indígena no Brasil, até o momento em que essas memórias escondidas passam a compor as pesquisas e os livros didáticos Na terceira e última parte foram desenvolvidas como exercícios de transposição didática propostas de intervenção pedagógica divididas e apresentadas em duas sequências didáticas envolvendo temas acerca da música, memória, história e questão indígena no Nordeste. Por essa perspectiva procuramos promover um diálogo entre a história e a música indígena por meio de exercícios de leitura, análise e interpretação de fontes escritas, orais, sonoras e audiovisuais relacionadas à dança. Com base nessa reflexão e em conceitos como apropriação, etnicidade e etnocentrismo, apontamos caminhos para a utilização e cruzamento de fontes (escritas e musicais) no ensino de História e Cultura Indígena, discutindo alguns resultados da aplicação de uma sequência didática aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Ilha Grande do Piauí.
Abstract: This dissertation aims to analyze the historical relations between the Tremembé of Almofala (west coast of Ceará) and the torém as an ethnic, diacritical and sacro-political manifestation, in the context of the New Republic between the 1980s and 1990s. to insert this theme as a content generator center on the History of Contemporary Brazil and Indigenous Culture in the Northeast, this work is a collaboration with the applicability of law 11.645/08. The text seeks to contextualize and reflect on the historicity that involves the Tremembé and the Torém people from the narratives of non-indigenous researchers. As a counterpoint, the relations between history and memory are discussed based on the Tremembé narratives, thinking about the historical course of the history of indigenous history teaching in Brazil, until the moment when these hidden memories begin to compose research and textbooks. In part, proposals for pedagogical intervention were developed as didactic transposition exercises, divided and presented in two didactic sequences involving themes about music, memory, history and indigenous issues in the Northeast. From this perspective, we seek to promote a dialogue between indigenous history and music through exercises in reading, analyzing and interpreting written, oral, sound and audiovisual sources related to dance. Based on this reflection and on concepts such as appropriation, ethnicity and ethnocentrism, we point out ways to use and cross-reference sources (written and musical) in the teaching of Indigenous History and Culture, discussing some results of the application of a didactic sequence applied in a network school. public education system in the city of Ilha Grande do Piauí.
Palavras-chave: Ensino
História
Torém
Música Indígena
Tremembé
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: COSTA, Jonh Kennady Pinto. O Torém dos Tremembé e o ensino de história por meio da música indígena. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1860
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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