Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1861
Tipo do documento: Dissertação
Título: Outras cenas de Clio: ensino de História, representações e (re)construções da identidade e cultura nordestina a partir dos filmes Cipriano e Ai que vida!
Autor: Silva, Iraildes Pereira e
Primeiro orientador: Fontineles Filho, Pedro Pio
Resumo: O objetivo principal da pesquisa é compreender como os filmes Cipriano (2001) e Ai, que vida! (2008) representam a identidade e a cultura do ser nordestino e como isso contribui para a (re) construção de identidades dos sujeitos históricos, em especial de estudantes. Para tanto, foram analisadas as potencialidades das narrativas e cenas dos filmes no Ensino de História sociocultural, com foco para a identidade e cultura. Foram discutidas as interconexões entre narrativa ficcional e as narrativas históricas, sociais e antropológicas além de refletir sobre a produção fílmica como narrativa que (re)elabora as imagens acerca do ser nordestino. Por fim, foram inferidas questões sociais, políticas e de gênero como discursos que povoam o imaginário da sociedade e suas ressonâncias na construção identitária dos sujeitos históricos. Metodologicamente, o trabalho fez uso da pesquisa documental porque este tipo de abordagem envolve o estudo de informações registradas nas mídias escolhidas para a pesquisa: os filmes Cipriano (2001), de Douglas Machado e Ai, que vida! (2008) de Cícero Filho. Por meio de pesquisa do tipo survey aplicamos um questionário, contendo 10 (dez) perguntas, para os alunos do 9º (nono) da escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, sobre os filmes de nossa pesquisa porque queríamos verificar as impressões dos estudantes ao verem os filmes em relação aos aspectos (culturais, identitários, políticos, familiares, espaciais e de gênero) que escolhemos para analisar por meio dos longas. Aliada à pesquisa documental, a pesquisa se apoiou em percursos bibliográficos através da reflexão a partir de livros, artigos, ensaios e textos que tratam da questão de se aliar ensino e exibição de filmes em sala de aula. Para a relação História e Cinema a base de nosso estudo foi a obra de Marc Ferro (2010), os estudos de Jean-Claude Bernardet (2006), os livros de Renato Mocellin (2009, 2002), além dos estudos de Eduardo Morettin (2011), Marcos Napolitano (2018) e Walter Benjamin (2020). As leituras realizadas para compreender questões culturais foram alicerçadas nos estudos de Homi K. Bhabha (2013), José Luiz dos Santos (2006), Roger Chartier (1994) e Nestor Garcia Canclini (2015). E a problemática relacionada à identidade embasou-se nas obras de Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2011), Stuart Hall (2020) e Zygmunt Bauman (2005). O produto deste trabalho será a elaboração de material didático-pedagógico (Catálogo) com cenas e diálogos dos filmes analisados, sobre temáticas envolvendo aspectos históricos, identitários e culturais do nordestino. Por meio de nosso estudo, foi considerado que os dois filmes analisados são importantes instrumentos para o ensino de História, sobretudo no que tange às questões relacionadas à (re) construção das identidades socioculturais e da consciência histórica em nossos alunos.
Abstract: The main objective of the research is to understand how the films Cipriano (2001) and Ai, what a life! (2008) represent the identity and culture of the northeastern being and how this contributes to the (re) constructor of identities of historical subjects, especially students. To this end, the potentialities of the narratives and scenes of the films in the Teaching of History sociocultural, focusing on identity and culture. The interconnections between fictional narrative and historical, social and anthropological narratives were discussed and the narratives were related to the filmic productions a narrative that (re)elaborates the images about the northeastern being. Finally, social, political and gender issues were inferred as discourses that populate the imaginary of society and its resonances in the identity construction of historical subjects. Methodologically, the work made use of documentary research because this type of approach involves the study of information recorded in the media chosen for the research: the films Cipriano (2001) by Douglas Machado and Ai, que vida! (2008) by Cicero Filho. Through a survey, research we applied a questionnaire, containing 8 (eight) questions, to the students of the 9th (ninth) of the Municipal School Clidenor de Freitas Santos, about the films of our research because we wanted to verify the impressions of the students when they saw the films in relation to the aspects (cultural, identity, political, family, spatial and gender) that we chose to analyze through the long ones. Allied to documentary research, the research was based on bibliographic paths through reflection from books, articles, essays and texts that address the issue of combining teaching and showing films in the classroom. For the relationship History and Cinema the basis of our study was the work of Marc Ferro (2010), the studies of JeanClaude Bernardet (2006), the books of Renato Mocellin (2009, 2002), in addition to the studies of Eduardo Morettin (2011), Marcos Napolitano (2018) and Walter Benjamin (2020). The readings performed to understand cultural issues were based on the studies of Homi K. Bhabha (2013), José Luiz dos Santos (2006), Roger Chartier (1994) and Nestor Garcia Canclini (2015). And the problem related to identity was based on the works of Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2011), Stuart Hall (2020) and Zygmunt Bauman (2005). The product of this work will be the elaboration of didactic-pedagogical material (Catalog) with scenes and dialogues of the films analyzed, on themes involving historical, identity and cultural aspects of the Northeast. Through our study, it was considered that the two films analyzed are important instruments for the teaching of History, especially with regard to issues related to the (re) construction of sociocultural identities and historical awareness in our students.
Palavras-chave: Ensino de História
Cultura
Identidade
Cinema
Nordeste
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: SILVA, Iraildes Pereira e. Outras cenas de Clio: ensino de História, representações e (re)construções da identidade e cultura nordestina a partir dos filmes Cipriano e Ai que vida!. 2022. 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1861
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf4,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.