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Tipo do documento: Dissertação
Título: Descolonizando o saber: história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio
Autor: Albuquerque, Francisco Moreira de
Primeiro orientador: Andrade, Gustavo Durão de
Resumo: A presente pesquisa analisou o ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira, por meio da prática docente de professores/as do Ensino Médio. Para isso, foram investigados os professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar, localizada no município de Coreaú (CE). O recorte temporal foi estabelecido entre as mudanças ocorridas na década de 1980 e o atual contexto educacional. A problemática buscou compreender os principais desafios de implementação da Lei nº 10.639/2003 na sala de aula. A metodologia se configura como qualitativa, dividida em dois momentos: no primeiro, foi feita uma discussão bibliográfica de estudos e debates sobre a temática; e no segundo, analisou-se a prática educativa de atuação no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário a quatro professores/as e das informações de documentos da escola pesquisada. A estrutura do trabalho está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo foi apresentada uma crítica à colonialidade do saber, dominada historicamente pelo ocidente, mostrando ser possível descolonizar este saber, através da epistemologia pós-colonial. Em seguida, foi proposto um debate sobre as políticas afirmativas concedidas a partir da 1980, sobre as leis antirracistas bem como os conflitos com o Novo Ensino Médio. Por fim, foi promovido um diálogo com professores de história, como forma de apontar caminhos necessários ao ensino de história da África. E, como parte propositiva deste trabalho, apresentou-se o Projeto Pedagógico do curso de formação docente com o mesmo título da dissertação, “Descolonizando o Saber: história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio”, com o propósito de compartilhar leituras e conhecimentos aos professores de história do Ensino Médio. Espera-se que, a partir desta pesquisa, seja possível avançar nos debates em prol da melhoria das práticas do profissional de História dentro e/ou fora da sala de aula.
Abstract: The present research analyzed the teaching of African History and Afro-Brazilian Culture, through the pedagogical practice of high school teachers. To carry it out they investigated the History teachers of the Vilebaldo Aguiar High School, located in the municipality of Coreaú, in the State of Ceará. The length of time established was between the 1980s and the current educational context. The main issue was the comprehension of the challenges of implementing Law nº 10.639/2003 inside the classrooms. The methodology adopted was qualitative, divided into two moments: primarily, a theoretical discussion of studies centered on that subject was carried out; secondly, the teaching practice of African as well as Afro-Brazilian history and culture were analyzed. Data compilation was made through the application of a survey with four teachers, summed with information extracted from school documentation. The structure of this research is composed of three chapters, the first one presents a critique of the coloniality of knowledge, historically imposed by the West, proving to be it is possible to decolonize this knowledge through post-colonial epistemology. After that, was proposed a debate on the affirmative policies, granted in 1980, as well as the anti-racist laws and the struggles involving the New High School. Finally, a conversation between researchers and history teachers was performed while a way of pointing out necessary paths for the teaching of African history. A Pedagogical Project was also designed, playing an important role in research feedback to the community, named with the same title of the dissertation, known as "Decolonizing Knowledge: Afro-Brazilian and African history and culture in the High school", proposing to share readings and knowledge to teachers of high school History. The expectation based on this research was that it will be possible to advance the debates in favor of improving the practices of the History professionals inside and outside History classrooms.
Palavras-chave: Ensino de História
Descolonização da África
Educação Antirracista
Formação de Professores
Cultura Afro-brasileira e Africana
Ensino Médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: ALBUQUERQUE, Francisco Moreira de. Descolonizando o saber: história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio. 2022. 115 f..Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1862
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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