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Tipo do documento: Dissertação
Título: Revistando Caretas: a revista como fonte para o ensino de história sobre o Estado Novo Varguista
Autor: Vieira, Francisco José da Silva
Primeiro orientador: Marinho, Joseanne Zingleara Soares
Resumo: Nesta Dissertação analisa-se a Revista Careta como fonte para a disciplina História no Ensino Básico a partir da temática do governo Getúlio Vargas no processo de instauração do Estado Novo. Partindo de uma pesquisa diagnóstica com professores e professoras do Ensino Básico, foram delineados os caminhos para a aplicabilidade de recortes da revista Careta. Refletiu-se sobre as compreensões em torno do uso das fontes revistas em aulas de História objetivando a construção de um Manual Pedagógico no qual explorasse as edições da Careta no recorte temporal escolhido. Foi feita uma contextualização e descrição das características, aspectos e conteúdo do periódico, bem como a análise dos elementos aproveitáveis para o processo de ensino-aprendizagem. A disposição da Careta dentro do ensino passa pela possibilidade de compreender diferentes usos e aplicações por parte dos docentes diante de suas realidades. A Revista Careta foi um importante periódico na primeira metade do século XX, definida como uma revista ilustrada de variedades, popularizou-se com seus conteúdos variados, como charges políticas, artigos de opinião, textos sobre costumes, piadas, fotografias de eventos sociais, notícias, sátiras humorísticas e cinema. O periódico no Estado Novo estabeleceu uma crítica dentro dos limites impostos pela censura dos órgãos institucionais do governo, nesse aspecto o humor foi um recurso usado nas diversas linguagens usadas pela revista, como caricaturas, charges e sátiras, juntos aos textos escritos. Esses elementos foram selecionados como principais para a aplicabilidade no ensino, vistos como positivos e vantajosos nas disposições ao provocar e instigar alunas e alunos. Dessa maneira, o Manual Pedagógico apresenta recortes da Careta evidenciando dinâmicas políticas da atuação de Getúlio Vargas, além do papel desempenhado pela imprensa dentro do Estado Novo, oferecendo usos para a produção do conhecimento em sala de aula.
Abstract: In this dissertation the Careta magazine is analysed as a source for History teaching in Elementary School through the topic of the Getúlio Vargas government establishing the Estado Novo. Starting from a diagnostical research with teachers of Elementary School, a direction was taken on how to apply clippings of the Careta magazine. Reflections were made about how to use magazine sources in History classes, made concrete through the construction of a Paedagogical Manual that would explore the various edition of Careta within the chosen time period. The characteristics, aspects and contents of the magazine were described and contextualized, and the elements that could be useful for the the teaching-learning process were analysed. The collocation of Careta within teaching has taken in consideration different uses and applications by the teachers within their contexts. The Careta magazine was na important pubblication within the first half of the XXth century, it was an illustrated variety magazine and it became popular with its varied topics such as: political cartoons, opinion pieces, texts about usages and customs, jokes, photographical reportage of social events, news, satires and cinema. During the Estado Novo, the magazine criticized the regime within the limits imposed by the censorship of the governerment, in this regard humor was a resource utilized throughout the various topics treated by the magazine, employing caricatures, cartoons and satires along with the written texts. These elements were selected as the most important for applicability within teaching, as they are seen as positive and advantageous in their function to provoke and motivate students. As such, the Paedagogical Manual shows clippings of Careta highlighting the political dynamics of Getúlio Vargas’ rule , as well as the role performed by the press within the Estado Novo, and offering uses for the production of knowledge in the classroom.
Palavras-chave: Ensino de História
Fontes Históricas
Revista Careta
Estado Novo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: VIEIRA, Francisco José da Silva. Revistando Caretas: a revista como fonte para o ensino de História sobre o Estado Novo Varguista. 2022. 268 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1864
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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