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Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista
Autor: Carvalho, Francidéia Gomes Sousa de
Primeiro orientador: Tourinho, Mary Angélica Costa
Resumo: Este trabalho intitulado “Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista” pretende investigar as contribuições do Feminismo Negro para o combate ao racismo e ao sexismo nos espaços escolares. A escolha do objeto de pesquisa veio a partir das minhas vivências como professora de adolescentes em uma escola de tempo integral que frequentemente lida com o preconceito racial e de gênero. Nossa análise tem como enfoque o contexto a partir dos anos de 1970, marcado por transformações sociais, políticas e historiográficas no qual ganharam relevo movimentos sociais como o Movimento Negro e o Feminismo Negro. A partir da experiência de aplicação da sequência didática em sua sala de aula de 3º ano da escola Ceti Polivalente Lima Rebelo, a dissertação apresenta a sistematização de um material didático que servirá para o uso de professores em outras escolas. Como percurso metodológico, adotamos uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, levantamento bibliográfico e participação em sete aulasencontro como parte da aplicação de uma sequência didática (SD) focada na desconstrução do racismo e do sexismo no ambiente escolar. A relevância da pesquisa é centrada em contribuir para o enfrentamento do racismo e do sexismo, responsáveis pelo alto índice de violência contra mulheres negras em nossa sociedade, objetiva por meio da visibilização de intelectuais negras superar estereótipos em torno das mulheres negras. Esse trabalho também busca auxiliar na elevação da autoestima dos (das) discentes afrodescendentes que não se veem representados (das) nas temáticas abordadas em sala de aula.
Abstract: This paper entitled “Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista” (Absent trajectories: a study on black female intellectuals as a tool for decolonial, anti-racist and anti-sexist teaching) intends to investigate the contributions of Black Feminism to combat racism and sexism in school spaces. The choice of the research object came from my experiences as a teacher of adolescents in a full-time school that frequently deals with racial and gender prejudice. Our analysis focuses on the context since the 1970s, marked by social, political, and historiographic transformations in which social movements such as the Black Movement and Black Feminism gained prominence. Based on the experience of applying a didactic sequence in a classroom of the 3rd year at the school, Ceti Polivalente Lima Rebelo, the dissertation presentes the systematization of a didactic material that will be used by teachers in other schools. As a methodological approach, we adopted a qualitative and exploratory research, bibliographical survey and participation in seven meeting-classrooms as part of the application of a didactic sequence (DS) focused on the deconstruction of racism and sexism in the school environment. The relevance of the research is centered on contributing to the confrontation of racism and sexism, responsible for the high rate of violence against black women in our society, aiming to overcome stereotypes about black women and to give visibility to black intellectuals. This work also seeks to help raise the self-esteem of students who, in their majority, are of African descent and women who do not see themselves represented in the subjects worked on in the classroom.
Palavras-chave: Ensino Decolonial
Feminismo Negro
Beatriz Nascimento
Lélia Gonzalez
Sequência Didática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: CARVALHO, Francidéia Gomes Sousa de. Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1865
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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