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Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As mulheres no cangaço nordestino (1916-1938): um manual pedagógico para o ensino de história |
Autor: | Cruz, Ana Karla da Silva |
Primeiro orientador: | Marinho, Joseanne Zingleara Soares |
Resumo: | Os estudos em torno da história das mulheres e do gênero vêm ocupando espaço cada vez maior e mais sólido nas pesquisas históricas no Brasil desde os anos 1960. O presente trabalho busca fazer uma análise sobre as experiências de mulheres que viveram no cangaço nordestino durante o período de 1916 a 1938. Para tal construção, buscamos as contribuições de autores que analisam essa problemática, tais como Joan Scott (1990), Circe Bittencourt (2004), Durval Muniz (2011), Guacira Lopes Louro (1996), Heleieth Saffiotti (2015), Eric Hobsbawn (2015), Rui Facó (1978), Jörn Rüsen (2001) e José D’Assunção Barros (2020). A análise bibliográfica busca subsídios para fomentar teoricamente e compreender a complexidade do tema, além de propiciar o embasamento de como essa temática aparece nos documentos que enfocam a educação, além de sugerir como fontes escritas e audiovisuais, ampliam e ajudam no processo de ensino-aprendizagem que envolve docentes e discentes no ensino básico de História. Com base nesse percurso de pesquisa, foi elaborada uma proposição didática com sugestões sobre como trabalhar as mulheres que fizeram parte do cangaço dentro das salas de aula do Ensino Fundamental II, já que os livros didáticos de História geralmente abordam de forma superficial essa participação feminina. Para tanto, a construção do conhecimento histórico perpassa o trabalho com as fontes, bem como a compreensão de um espaço e momento composto por nuances sociais, políticas, econômicas e culturais próprias. Para além disso, fornece mais informações sobre os aspectos que compõem a temática, passando pela busca da emancipação feminina na sociedade com a transformação das estruturas que dificultam essa emancipação. |
Abstract: | Studies around the history of women and gender have been occupying an increasingly larger and more solid space in historical research in Brazil since the 1960s. This work seeks to analyze the experiences of women who lived in the northeastern cangaço during the period from 1916 to 1938. For this construction, we sought contributions from authors who analyze this issue, such as Joan Scott (1990), Circe Bittencourt (2004), Durval Muniz (2011), Guacira Lopes Louro (1996), Heleieth Saffiotti (2015), Eric Hobsbawn (2015), Rui Facó (1978), Jörn Rüsen (2001) and José D'Assunção Barros (2020). Bibliographic analysis seeks support to theoretically promote and understand the complexity of the topic, in addition to providing a basis for how this topic appears in documents that focus on education, in addition to suggesting how written and audiovisual sources expand and help in the teaching-learning process which involves teachers and students in basic History teaching. Based on this research path, a didactic proposition was created with suggestions on how to work with women who were part of the cangaço within Elementary II classrooms, since History textbooks generally address this female participation superficially. To this end, the construction of historical knowledge permeates the work with sources, as well as the understanding of a space and moment composed of its own social, political, economic and cultural nuances. Furthermore, it provides more information about the aspects that make up the theme, including the search for female emancipation in society with the transformation of structures that hinder this emancipation. |
Palavras-chave: | Ensino de História Ensino Fundamental Recurso Pedagógico Mulheres Cangaceiras Cangaço |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | CRUZ, Ana Karla da Silva. As mulheres no cangaço nordestino (1916-1938): um manual pedagógico para o ensino de história. 2024.162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1867 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Completa.pdf | 22,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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