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Tipo do documento: Dissertação
Título: Legião Urbana: conscientização crítica e ensino de história
Autor: Monteiro, Edilson dos Santos
Primeiro orientador: Costa, Solange Aparecida de Campos
Resumo: A banda Legião Urbana teve um papel cultural importante no contexto histórico da redemocratização brasileira. Em vista disso, e compreendendo a relevância do uso da música no ensino de história, elaboramos o presente trabalho com o escopo de discutir e analisar o uso da música da banda Legião Urbana durante aulas de história. O intuito é fomentar e ampliar uma maior conscientização crítica dos discentes a respeito de problemáticas presentes na sociedade, como a corrupção, a violência e as guerras. Este trabalho foi fundamentado no conceito de consciência histórica (RÜSEN, 2001 e CERRI, 2011), no conceito análogo de conscientização crítica (FREIRE, 1979) e nas ideias de educação emancipadora e crítica (hooks, 2020). Participaram da pesquisa qualitativa alunos de nono ano de uma escola municipal de Parnaíba no estado do Piauí, aos quais foram aplicados dois questionários para aferir seus conhecimentos prévios sobre o objeto deste trabalho. Posteriormente foi realizada uma sequência didática que culminou na produção de textos dissertativos como produto pedagógico desta pesquisa. Através da produção de textos pôde-se observar que realmente a utilização da música da Legião Urbana instigou o senso crítico mais acurado, percebido nas discussões em sala de aula. Diante do exposto, concluímos que o uso de ferramentas didáticas como a música tem um importante papel promovendo uma aproximação dos alunos a temáticas que normalmente não lhes despertariam interesse, suscitando uma maior formação de seu pensamento crítico, tornando-os cidadãos mais conscientes acerca de problemas políticos e sociais do Brasil e do mundo.
Abstract: The band Legião Urbana played an important cultural role in the historical context of Brazilian redemocratization. In view of this, and understanding the relevance of the use of music in the teaching of history, we prepared the present work with the scope of discussing and analyzing the use of the music of the band Legião Urbana during history classes, in order to foster and expand a greater critical awareness. of students about problems present in society, such as corruption, violence and wars. This work was based on the concept of historical awareness (RÜSEN, 2001 and CERRI, 2011), on the analogous concept of critical awareness (FREIRE, 1979) and on the ideas of emancipatory and critical education (hooks, 2020). Ninth grade students from a municipal school in Parnaíba in the state of Piauí participated in the qualitative research, to whom two questionnaires were applied to assess their previous knowledge about the object of this work. Subsequently, a didactic sequence was carried out that culminated in the production of dissertation texts as a pedagogical product of this research. Through the production of texts, it was possible to observe that the use of the music of the Legião Urbana actually fostered a more accurate critical sense, perceived in the discussions in the classroom. In view of the above, we conclude that the use of didactic tools such as music has an important role in promoting an approach of students to themes that would not normally arouse their interest, raising a greater formation of their critical thinking, making them more aware citizens about problems political and social aspects of Brazil and the world.
Palavras-chave: Redemocratização
Ensino de História
Legião Urbana
Conscientização Crítica
Consciência Histórica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: MONTEIRO, Edilson dos Santos. Legião Urbana: conscientização crítica e ensino de história. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1868
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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