Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1872
Tipo do documento: Monografia
Título: A multimodalidade em um livro didático do sexto ano do ensino fundamental
Autor: Ribeiro, Eliziane Resende 
Primeiro orientador: Loiola, Rubens Lacerda
Primeiro coorientador: Loiola, Rubens Lacerda
Segundo coorientador: Loiola, Rubens Lacerda
Primeiro membro da banca: Lacerda, Rubens Loiola
Segundo membro da banca: Lacerda, Natércia Almeida
Terceiro membro da banca: Sampaio, Ana Karina Barbosa
Resumo: O presente trabalho explora como a multimodalidade é aplicada no ensino de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental, conforme os parâmetros fornecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo foca no livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano, da coleção Português Linguagens de William Cereja e Carolina Dias Vianna (2022), investigando como textos multimodais são integrados ao material e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e produção textual dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e empírico, compara as propostas do livro didático com as diretrizes da BNCC, verificando a conformidade e eficácia da abordagem multimodal. Os resultados destacam a importância da multimodalidade no livro didático e das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, trazendo uma formação mais completa e alinhada às exigências contemporâneas.
Abstract: This paper explores how multimodality is applied in the teaching of Portuguese Language for the final years of Elementary School, based on the National Common Curricular Base (BNCC). The study focuses on the 6th grade Portuguese Language textbook, from the Portuguese Languages collection of William Cereja e Carolina Dias Vianna (2022), investigating how multimodal texts are integrated into the material and their impact on the development of students' critical reading and textual production skills. The research, of a qualitative and empirical nature, compares the textbook's proposals with the BNCC guidelines, verifying the compliance and effectiveness of the multimodal approach. The results highlight the importance of multimodality in textbooks and active methodologies in the teaching-learning process, providing a more complete education aligned with contemporary demands.
Palavras-chave: Multimodalidade
Livro Didático
Ensino de Língua Portuguesa
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: RIBEIRO, Eliziane Resende. A multimodalidade em um livro didático do sexto ano do ensino fundamental. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1872
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf2,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.