Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1874
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de história e Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB): experiências e perspectivas em Angical do Piauí |
Autor: | Brandão, Gleicy Kelly de Souza |
Primeiro orientador: | Tourinho, Mary Angélica Costa |
Resumo: | Este trabalho tem como temática a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), percebida como uma experiência de apropriação e difusão do conhecimento histórico e o ensino de história em escolas públicas estaduais de nível médio na cidade de Angical do Piauí. O objetivo do estudo consiste em analisar a ONHB como um dos meios de acesso ao conhecimento histórico, por meio de práticas que estimule a aprendizagem. Buscando-se compreender em qual contexto político/educacional a Olimpíada Nacional em História do Brasil surgiu, analisando a olimpíada como parte de uma política educacional que contribui para o ensino da história de forma criativa, motivadora, crítica e coletiva. O percurso metodológico da pesquisa exploratória trata-se de um levantamento bibliográfico, realizado por meio por meio de leituras com fins de embasamento teórico sobre os conceitos de gamificação, aprendizagem significativa e metodologias ativas. Levando em consideração às mudanças que se processaram diante do conhecimento histórico e do desenvolvimento no conhecimento da Educação e no ensino da disciplina, leva-se em consideração que a olimpíada é uma prática que permite reflexões sobre o próprio processo de ensino e aprendizagem de História. Como proposta de intervenção didático pedagógica, elaborou-se um guia de orientação, visando a organização de uma olimpíada interna, ou seja, um trabalho prático, com as características e fases da ONHB, sobre a história de Angical do Piauí, que pode ser aplicada como estratégia didática, possibilitando a ampliação de conhecimentos dos educandos sobre a história local, além de desenvolver experiências de trabalho coletivo entre os educandos e permitir uma melhor preparação para as provas da ONHB. Com a pesquisa foi possível atestar que a ONHB promove e estimula uma aprendizagem com práticas de gamificação e uso novas metodologias que estimula nos estudantes o estudo da História de maneira ativa e significativa. |
Abstract: | This work has as its theme the National Olympiad in Brazilian History (ONHB), perceived as an experience of appropriation and dissemination of historical knowledge and the teaching of history in public state high schools in the city of Angical do Piauí. The objective of the study is to analyze the ONHB as one of the means of accessing historical knowledge, through practices that stimulate learning. Seeking to understand in which political/educational context the National Olympiad in Brazilian History emerged, analyzing the Olympiad as part of an educational policy that contributes to the teaching of history in a creative, motivating, critical and collective way. The methodological path of the exploratory research is a bibliographic survey, carried out through readings for the purpose of theoretical basis on the concepts of gamification, meaningful learning and active methodologies. Taking into account the changes that have occurred in the face of historical knowledge and the development in the knowledge of Education and in the teaching of the subject, it is taken into account that the Olympiad is a practice that allows reflections on the very process of teaching and learning History. As a proposal for a didactic-pedagogical intervention, a guide was prepared, aiming at organizing an internal Olympiad, that is, a practical work, with the characteristics and phases of the ONHB, on the history of Angical do Piauí, which can be applied as a didactic strategy, enabling the expansion of students' knowledge about local history, in addition to developing collective work experiences among students and allowing better preparation for the ONHB exams. With the research it was possible to attest that the ONHB promotes and stimulates learning with gamification practices and the use of new methodologies that encourage students to study History in an active and meaningful way. |
Palavras-chave: | Ensino de História Aprendizagem Histórica Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) Angical do Piauí-PI |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | BRANDÃO, Gleicy Kelly de Souza. Ensino de história e Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB): experiências e perspectivas em Angical do Piauí. 2024.172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1874 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 14,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.