Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1882
Tipo do documento: Dissertação
Título: História local e consciência histórica: ensino de história nas escolas de ensino fundamental de Barras-PI
Autor: Almeida, Maura Fabrícia Silva de
Primeiro orientador: Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos
Resumo: Após inúmeras experiências com o desinteresse dos (as) educandos (as) pelas aulas de História, com a dificuldade de entendimento dos processos históricos apresentados pela disciplina, a desvalorização do patrimônio de sua cidade e origem, e o total desconhecimento da formação histórica, social e política de sua própria comunidade, surge em nós a necessidade de realizar um estudo sobre a abordagem da História Local em sala de aula como recurso metodológico para o fortalecimento do Ensino de História. E para esse estudo utilizaremos nossa experiência enquanto professora de História das séries finais do Ensino Fundamental de Barras, município do interior do estado do Piauí, de onde surgiu toda nossa motivação em pesquisar abordagens que pudessem de fato levar ao educando uma experiência com a disciplina de História, capaz de despertar nele a consciência de seu papel enquanto sujeito de um meio que pode interferir positivamente em sua realidade. Desse modo, o presente trabalho busca discutir o Ensino de História em diálogo com a abordagem local no processo do aprendizado histórico como elemento necessário para a construção da identidade do educando do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Barras, enquanto cidadão barrense e o desenvolvimento de sua consciência como sujeito histórico deste processo, nos baseando nos estudos de Jorn Rüsen acerca do tema e no uso do recurso da Aula–Oficina, potencializando a prática educativa que alia currículo escolar e vida prática. Aliado a isso, a possibilidade de, através desse estudo, contribuir não apenas com campo de pesquisa de abordagem da História Local no Ensino de História, mas também possibilitar um novo olhar de pensar, fazer e ensinar História aos meus colegas docentes da disciplina na cidade de Barras, e assim juntos construirmos caminhos diferentes que levem novas visões aos nossos educandos e cidadãos partícipes da sociedade barrense
Abstract: After countless experiences with students' lack of interest in History classes, with the difficulty in understanding the historical processes presented by the subject, with the devaluation of the heritage of their city and origin; with the total lack of knowledge of the historical, social and political formation of their own community, we feel the need to carry out a study on the approach to Local History in the classroom as a methodological resource to strengthen the teaching of History. And for this study we will use our experience as a history teacher in the final grades of Elementary School in Barras, a municipality in the interior of the state of Piauí, from where all our motivation to research approaches that could actually give the student an experience with the discipline of History, capable of awakening in him the awareness of his role as a subject of an environment that can positively interfere in his reality. Thus, the present work seeks to discuss the teaching of History in dialogue with the local approach in the process of historical learning as a necessary element for the construction of the student's identity, from the 6th year to the 9th year of elementary education in municipal schools in Barras, while citizen of Barrense and the development of his awareness as a historical subject of this process, based on Jorn Rüsen's studies on the topic and the use of the Class-Workshop resource, enhancing educational practice that combines school curriculum and practical life. Allied to this, the possibility of, through this study, contributing not only to the research field of approaching Local History in the teaching of History, but also enabling a new way of thinking, doing and teaching History to my fellow teachers of the subject in the city of Barras, and so together we can build different paths that bring new visions to our students and citizens participating in Barrense society
Palavras-chave: História Local
Ensino de História
Barras (PI)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: ALMEIDA, Maura Fabrícia Silva de. História local e consciência histórica: ensino de história nas escolas de ensino fundamental de Barras-PI. 2024. 99 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1882
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURA-FABRICIA-SILVA-DE-ALMEIDA_removed.pdf1,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.