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Tipo do documento: Dissertação
Título: Na minha aldeia eu sou história: o ensino de história local e a constituição identitária na cidade de Valença do Piauí
Autor: Lima, Victória Régia dos Santos
Primeiro orientador: Durão, Gustavo de Andrade
Resumo: No contexto do Piauí, as discussões de âmbito local ganham destaque nas salas de aula, a partir da promulgação, em 2020, do Currículo do Piauí. Documento normatizador dos conteúdos a serem abordados nas salas de aula do Estado, proposto aos municípios e financiado pelo poder público estadual. Este documento prevê que o ensino de História seja colocado em prática através da relação entre os alunos de escola pública, em especial aqueles que já passaram por mim em seu ciclo educacional, que a vontade de ultrapassar a realidade de suas vidas, seja sempre a sua luz. Brilhem em meio a escuridão que as vezes se instaura em nossa sociedadeHistória Geral e a História Local, a fim de aproximar os conteúdos aos estudantes, desenvolvendo uma identidade. A utilização da história local como recurso metodológico, pode auxiliar no processo de constituição identitária ao acrescentar na grade curricular os conteúdos da realidade dos alunos a um contexto mais geral. Nesse sentido, nos propomos a analisar as contribuições da História Local para o processo de construção identitária, a partir das produções históricas acerca do município de Valença do Piauí, evidenciando que a aplicação da História Local em sala de aula, no município em questão, desenvolve-se a partir da ação individual de cada docente, sem o auxílio de material didático adequado. Nesse percurso, autores como Stuart Hall (2005/2006), Manuel Castells (2018) e Canclini (1995) nos ajudam a entender o conceito de identidade e como esta é gerada em uma sociedade globalizada e multifacetada; Pierre Goubert (1988) e Farias de Barros (2012) nos orientam quanto a conceituação de História Local; Quanto ao sentido carregado pelo termo Currículo, fazemos uso dos apontamentos de Gimeno Sacristán (2013/2020), e como as diversas variáveis sociais implicam na formulação deste documento normatizador das habilidades e conteúdos levados à sala de aula. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo formulada por Bardin (1977) desenvolvemos uma análise acerca de algumas produções historiográficas sobre o nosso espaço de análise, com o propósito de perceber as contribuições dessas obras para o processo de reconhecimento e identificação local, dividindo-as a partir de seu caráter histórico e memorialístico. Ao fim, notamos as contribuições do uso da História Local para o processo de reconhecimento e identificação ao seu espaço de vivência e das contribuições dessa ferramenta para um ensino de História contextualizado à realidade dos alunos. As produções sobre o município de Valença do Piauí, mesmo aquelas que não denotam um caráter histórico, podem ser utilizadas no desenvolvimento do sentimento de pertencimento, e consequentemente na construção ou reconhecimento identitário.
Abstract: In the context of Piauí, local research has gained prominence in classrooms, following the promulgation, in 2020, of the Piauí Curriculum. Document regulating the contents to be covered in the State's classrooms, proposed to municipalities and financed by the state public authorities. This document foresees that History teaching be put into practice through the relationship between General History and Local History, in order to bring content closer to students, developing an identity. The use of local history as a methodological resource can help in the process of establishing identity by adding content from the students' reality to a more general context in the curriculum note. In this sense, we propose to analyze the contributions of Local History to the process of identity construction, based on historical productions about the municipality of Valença do Piauí, showing that the application of Local History in the classroom, in the municipality in question, develops based on the individual action of each teacher, without the aid of adequate teaching material. Along this path, authors such as Stuart Hall (2005/2006), Manuel Castells (2018) and Canclini (1995) help us understand the concept of identity and how it is generated in a globalized and multifaceted society; Pierre Goubert (1988) and Farias de Barros (2012) guide us regarding the conceptualization of Local History; Regarding the meaning carried by the term Curriculum, we make use of the notes of Gimeno Sacristán (2013/2020), and how the various social variables imply the formulation of this document that standardizes the skills and content brought to the classroom. Using the content analysis methodology formulated by Bardin (1977), we developed an analysis of some historiographical productions in our analysis space, with the purpose of obtaining the contributions of these works to the process of local recognition and identification, dividing them by from its historical and memorialistic character. In the end, we note the contributions of using Local History to the process of recognition and identification of their living space and the contributions of this tool to teaching History contextualized to the students' reality. Productions about the municipality of Valença do Piauí, even those that do not denote a historical character, can be used to develop a feeling of belonging, and consequently in the construction or recognition of identity.
Palavras-chave: Valença do Piauí
História Local
Identidade
Currículo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: LIMA, Victória Régia dos Santos. Na minha aldeia eu sou história: o ensino de história local e a constituição identitária na cidade de Valença do Piauí. 2024.132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1884
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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