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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sabores plurais: a alimentação no ensino de história da América Portuguesa
Autor: Conceição, Roziane Costa
Primeiro orientador: Botton, Fernando Bagiotto
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a alimentação como abordagem alternativa para as aulas de História da América Portuguesa, concebendo possibilidades de ensino, na segunda etapa da educação básica, Ensino Fundamental II. Tal abordagem concentrou-se na pluralidade cultural interpretada, a partir de alguns alimentos consumidos pelas populações da América Portuguesa, período originário de muitas heranças culturais e alimentares da sociedade brasileira. Após referenciar as principais discussões sobre os diálogos entre história, alimentação e ensino de História, passou-se a examinar alguns exemplos de alimentos e receitas que demonstraram a pluralidade cultural da culinária brasileira na América Portuguesa. O milho, a mandioca, o açúcar e o feijão foram investigados considerando-se suas historicidades sem, contudo, excluirse a presença de outros alimentos importantes para a sociedade do período para, com isso, construir-se alternativas pedagógicas que possam promover a aproximação entre aluno e conteúdo histórico no 7° ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi alvejada a produção de sequências didáticas para integrar o produto educacional, um site educativo que disponibiliza tais sequências e promove o diálogo e cooperação entre professores e alunos. O resultado da pesquisa aponta que a alimentação é uma fonte histórica provocativa, tem o poder de despertar nos alunos reflexões interessantes sobre pluralidade cultural e pode contribuir, de forma expressiva, para o ensino de História, proporcionando-lhes um diálogo com o conhecimento trazido de suas vivências. A utilização da alimentação nas aulas de História pode enriquecê-las e torná-las mais estimulantes, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais significativo.
Abstract: This research aimed to analyze food as an alternative approach to Portuguese American History classes, conceiving teaching possibilities in Elementary School II. The approach focused on the cultural plurality present in the foods consumed by the populations of Portuguese America, a period in which many cultural and food heritages of Brazilian society originated. After referencing the main discussions on the dialogues between History, food and History teaching, we went on to examine some examples of foods and recipes that demonstrated the cultural plurality of Brazilian cuisine in Portuguese America. Corn, cassava, sugar and beans were investigated considering the mixtures present in these foods, without, however, excluding the presence of other important foods for the society of the period, in order to build alternatives that can promote the approximation between student and historical content in the 7th year of Elementary School. In this sense, the production of didactic sequences was targeted to integrate the educational product, which is an educational website that can be consulted to have access to the ready sequences. The result of the research points out that food is a provocative historical source and that it has the power to arouse interesting reflections on cultural plurality in students and can contribute significantly to the teaching of History, providing a dialogue with the knowledge brought from their experiences. The use of food in History classes can enrich them and make them more stimulating, helping to make the teaching-learning process more meaningful.
Palavras-chave: Ensino de História
Alimentação
Pluralidade Cultural
América Portuguesa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: CONCEIÇÃO, Roziane Costa. Sabores plurais: a alimentação no ensino de história da América Portuguesa.. 2022. 106 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1886
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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