Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1887
Tipo do documento: Dissertação
Título: O YouTube como possibilidade de divulgação científica no ensino de história
Autor: Ferreira Júnior, Raimundo Nonato
Primeiro orientador: Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizarmos as redes sociais para divulgar conhecimento histórico produzido pelos professores que cursaram o Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Para isso, o trabalho foi dividido em uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, foi feita uma revisão da literatura sobre os seguintestemas: comunicação científica, redes sociais, algoritmo e YouTube. A intenção foi dimensionar o debate sobre viabilidade do uso das redes sociais para fazer comunicação científica. E a conclusão, apesar das dificuldades, aponta para a possibilidade do YouTube como meio promissor para se fazer comunicação científica.A outra parte do trabalho, que é prática, consistiu na proposta de criar um canal no Youtube, de nome " Fala, Phofhistóricos!" , para serem postadas as entrevistas feitas com os professores egressos do PROFHISTÓRIA. Nelas eles abordam sobre sua trajetória acadêmica, a pesquisa acadêmica que desenvolveram e a experiência de cursar o PROFHISTÓRIA. Além disso, com o intuito de estimular a autonomia e o protagonismo dos professores da educação básica, também foi elaborado um tutorial para docentes sobre como criar um canal no YouTube utilizando apenas um celular.
Abstract: The present aims to reflect on the possibility of using social networks to promote historical knowledge produced by teachers who attended Degree in History teaching course (PROFHSTÓRIA). For this, the work was divided into a theoretical and a practical part. In the theoretical part, the literature was reviewed about the following topics: scientific communication, social networks, algorithms, and YouTube. The intention was to scale the debate on the viability of the use of social networks for scientific communication. As for the conclusion, despite the difficulties, it points to the possibility of using YouTube as a promising way to create scientific communication. The other part of the work, which is practical, consisted of a proposal of creating a channel on Youtube, named "Fala, Profhistóricos!", in order to post interviews done with professors who had graduated from "PROFHISTÓRIA". In them, they talk about their academic journey, the scientific research developed by them and the experience of taking a course at "PROFHISTORIA". In addition, with the purpose of stimulating the autonomy and protagonism of Basic Education teachers, a short tutorial was created instructing how to create a channel on YouTube using only a smartphone.
Palavras-chave: Comunicação Científica
Redes Sociais
Youtube
Ensino de História
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: FERREIRA JÚNIOR, Raimundo Nonato. O YouTube como possibilidade de divulgação científica no ensino de história.. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1887
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf6,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.