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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1887
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O YouTube como possibilidade de divulgação científica no ensino de história |
Autor: | Ferreira Júnior, Raimundo Nonato |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizarmos as redes sociais para divulgar conhecimento histórico produzido pelos professores que cursaram o Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Para isso, o trabalho foi dividido em uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, foi feita uma revisão da literatura sobre os seguintestemas: comunicação científica, redes sociais, algoritmo e YouTube. A intenção foi dimensionar o debate sobre viabilidade do uso das redes sociais para fazer comunicação científica. E a conclusão, apesar das dificuldades, aponta para a possibilidade do YouTube como meio promissor para se fazer comunicação científica.A outra parte do trabalho, que é prática, consistiu na proposta de criar um canal no Youtube, de nome " Fala, Phofhistóricos!" , para serem postadas as entrevistas feitas com os professores egressos do PROFHISTÓRIA. Nelas eles abordam sobre sua trajetória acadêmica, a pesquisa acadêmica que desenvolveram e a experiência de cursar o PROFHISTÓRIA. Além disso, com o intuito de estimular a autonomia e o protagonismo dos professores da educação básica, também foi elaborado um tutorial para docentes sobre como criar um canal no YouTube utilizando apenas um celular. |
Abstract: | The present aims to reflect on the possibility of using social networks to promote historical knowledge produced by teachers who attended Degree in History teaching course (PROFHSTÓRIA). For this, the work was divided into a theoretical and a practical part. In the theoretical part, the literature was reviewed about the following topics: scientific communication, social networks, algorithms, and YouTube. The intention was to scale the debate on the viability of the use of social networks for scientific communication. As for the conclusion, despite the difficulties, it points to the possibility of using YouTube as a promising way to create scientific communication. The other part of the work, which is practical, consisted of a proposal of creating a channel on Youtube, named "Fala, Profhistóricos!", in order to post interviews done with professors who had graduated from "PROFHISTÓRIA". In them, they talk about their academic journey, the scientific research developed by them and the experience of taking a course at "PROFHISTORIA". In addition, with the purpose of stimulating the autonomy and protagonism of Basic Education teachers, a short tutorial was created instructing how to create a channel on YouTube using only a smartphone. |
Palavras-chave: | Comunicação Científica Redes Sociais Youtube Ensino de História |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | FERREIRA JÚNIOR, Raimundo Nonato. O YouTube como possibilidade de divulgação científica no ensino de história.. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1887 |
Data de defesa: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Completa.pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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