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dc.creatorFonseca, Eduardo Marques da-
dc.contributor.advisor1Bezerra, Danilo Alves-
dc.date.accessioned2025-06-02T16:38:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFONSECA, Eduardo Marques da. O vaqueiro e suas representações em Alto Longá-PI: reflexões e propostas para o ensino de história. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1889-
dc.description.resumoNa presente dissertação apresenta-se uma reflexão sobre a construção das representações em torno da figura do vaqueiro no município de Alto Longá (PI) e a inserção destas na prática docente. Os objetivos do trabalho foram: analisar o processo histórico de escolha do vaqueiro como protagonista desse território, percebendo como outras figuras ficaram à margem dessa construção identitária; bem como discutir a adequação dessas temáticas locais aos currículos em vigor, por meio da sugestão de situações de aprendizagem que envolvam as mesmas. Utilizou-se como fontes de pesquisa e como objetos de análise: as manifestações culturais existentes na Festa do Vaqueiro e no Museu do Vaqueiro. O texto está dividido em três capítulos: no primeiro são realizados debates conceituais sobre cultura, identidade, tradição e representação, traçando relações iniciais com o tema central; o segundo aborda a formação da cidade e do vaqueiro, fazendo conexões com as festividades e o museu; já o terceiro traz reflexões sobre Educação Patrimonial e, principalmente, Ensino de História, analisando a estruturação curricular e as adequações possíveis à referida temática. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica, tanto de autores como Clifford Geertz, Michel de Certeau, Peter Burke, Pierre Nora, Roger Chartier, Sandra Pesavento e Stuart Hall: sobre aspectos teóricos de um modo geral, como trabalhos acadêmicos e jornalísticos diversos que tratam da cidade, do vaqueiro, das festas e do museu. Como resultados percebeu-se a forte identificação dos vaqueiros e da população longaense com as festividades, que crescem a cada ano e recebem milhares de visitantes. No entanto, essa identificação não se estendia ao museu – que se encontra fechado – e, mesmo quando estava em funcionamento, não recebia grande visitação e nem era integrado ao Dia do Vaqueiro. Constatou-se ainda que, apesar da festa ser em torno do vaqueiro, essa figura não se encontra presente no Ensino de História local, nem o vaqueiro nem os indígenas que dão nome à cidade. O recurso pedagógico desenvolvido como proposta de intervenção foi uma unidade temática que apresenta as diversas representações do vaqueiro em Alto Longá e como estas podem ser trabalhadas nos níveis fundamental e médio. Portanto, apresentamos propostas concretas e contextualizadas de situações de aprendizagem, que poderão nortear a construção do planejamento, execução e avaliação por parte dos docentes que atuam no Ensino de História naquela cidade.por
dc.description.abstractIn this dissertation, a reflection on the construction of representations surrounding the figure of the cattle rancher in the town of Alto Longá (PI) and their incorporation into teaching practice is presented. This work aims to analyze the historical process of choosing the cattle rancher as the protagonist of this territory, observing how other figures have been marginalized in this identity construction; and to discuss the integration of these local themes into current school curriculum, through the suggestion of learning situations that involve them. The sources of research and objects of analysis used were: the cultural manifestations present at the “Festa do Vaqueiro” and the “Museu do Vaqueiro”. The text is divided into three chapters: the first chapter engages in conceptual debates on culture, identity, tradition, and representation, establishing initial connections with the central theme; the second chapter addresses the formation of the town and the cattle rancher, making connections with the festivities and the museum; the third chapter presents reflections on Heritage Education and, particularly, History Teaching, analyzing the school curriculum structuring and possible adjustments to the aforementioned theme. The research methodology used was bibliographic review, including works by authors such as Clifford Geertz, Michel de Certeau, Peter Burke, Pierre Nora, Roger Chartier, Sandra Pesavento, and Stuart Hall, as well as various academic and journalistic works that address the town, the cattle rancher, the festivities, and the museum. The results showed a strong identification of the cattle ranchers and the people of Alto Longá with the festivities, which grow every year and attract thousands of visitors. However, this identification did not extend to the museum – which is currently closed – and, even when it was operational, it did not receive much visitation and was not integrated into the Day of the Cattle Rancher. It was also found that, despite the festival being centered around the cattle rancher, this figure is not present in the local History school curriculum, nor are the indigenous peoples who gave the town its name. The pedagogical resource developed as an intervention proposal was a thematic unit that presents the various representations of the cattle rancher in Alto Longá and how these can be addressed at the elementary and secondary levels. Therefore, we present concrete and contextualized proposals for learning situations that can guide the planning, execution, and evaluation by teachers involved in History education in that town.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-02T12:00:50Z No. of bitstreams: 2 EDUARDO-MARQUES-DA-FONSECA_removed.pdf: 14817293 bytes, checksum: fdcfe67022b68cc56647526340d4e752 (MD5) EDUARDO-MARQUES-DA-FONSECA-5.pdf: 120611 bytes, checksum: 72f7ac710c1f2dac20fe9b6dce116a99 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-02T16:38:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 EDUARDO-MARQUES-DA-FONSECA_removed.pdf: 14817293 bytes, checksum: fdcfe67022b68cc56647526340d4e752 (MD5) EDUARDO-MARQUES-DA-FONSECA-5.pdf: 120611 bytes, checksum: 72f7ac710c1f2dac20fe9b6dce116a99 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlto Longá-PIpor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectEducação Patrimonialpor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectVaqueiropor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO vaqueiro e suas representações em Alto Longá-PI: reflexões e propostas para o ensino de históriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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