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Tipo do documento: Dissertação
Título: Politizando o olhar através de fotografias e o ensino de história: memórias e construções na ditadura civil-militar brasileira de 1964 a 1972.
Autor: Sampaio, Heleina Linhares de
Primeiro orientador: Botton, Fernando Bagiotto
Resumo: A ditadura civil-militar brasileira, retratada por meio das fotografias, constituem o tema geral da pesquisa. Nosso objeto compreende a leitura, interpretação, análise e uso crítico destas fotografias em sala de aula. Para isso, analisaremos fotografias de 1964 a 1972, estabelecendo entre elas uma análise centrada em seus elementos simbólicos e linguísticos: compreenderemos as fotografias produzidas no período por meio de duas perspectivas; a primeira enquanto uma imagética cívico-ufanista e a segunda como imagética de resistência. A revisão crítica sobre a necessidade de se entender e estudar a fotografia junto ao ensino de História encerra a primeira parte desta dissertação. Quanto a segunda parte, refere-se à análise das fotografias da época marcadas pelo conservadorismo político, compreendendo intensas disputas, a criação de um regime imagético de enaltecimentos e contestações. A abordagem em sala de aula sobre tal temática demanda a utilização de materiais de apoio pedagógico ancorados em referências acadêmicas e metodologias recentes que articulem a análise de fontes documentais para fomentar uma educação crítica. A terceira parte desta dissertação consiste em uma proposta de portfólio como material de apoio pedagógico para possível uso de professores e alunos da educação básica. Objetivamos que o discente e também o docente consigam realizar uma análise documental para a produção da história em sala de aula, para que tal experiência enseje a criticidade, a cidadania e uma percepção democrática acerca da necessidade de manutenção dos Direitos Humanos.
Abstract: The Brazilian civil-military dictatorship, portrayed through photographs, constitutes the general theme of this research. Our object of study involves the reading, interpretation, analysis, and critical use of these photographs in the classroom. To this end, we will analyze photographs from 1964 to 1972, conducting an analysis focused on their symbolic and linguistic elements. These photographs will be approached from two perspectives: the first as civic-patriotic imagery, and the second as imagery of resistance. A critical review of the need to understand and study photography in conjunction with the teaching of History concludes the first part of this dissertation. The second part refers to the analysis of photographs from the period, marked by political conservatism, encompassing intense disputes and the creation of an imagery regime of glorification and contestation. Addressing this theme in the classroom requires the use of pedagogical support materials grounded in academic references and recent methodologies that integrate the analysis of documentary sources to foster critical education. The third part of this dissertation consists of a portfolio proposal as pedagogical support material for potential use by teachers and students in basic education. Our aim is that both students and teachers will be able to carry out documentary analysis for the production of history in the classroom, so that this experience promotes critical thinking, citizenship, and a democratic understanding of the need to uphold Human Rights.
Palavras-chave: Ensino de História
Ditadura civil-militar brasileira
Fotografia
Memória
Construção de Imagéticas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: SAMPAIO, Heleina Linhares de. Politizando o olhar através de fotografias e o ensino de história: memórias e construções na ditadura civil-militar brasileira de 1964 a 1972. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1890
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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