Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1891
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Brincar e aprender história: o conjunto histórico e paisagístico de Piracuruca, no Piauí, como espaço educativo e de aprendizagem no ensino de história no 6º ano do ensino fundamental |
Autor: | Sousa, Milca Fontenele de |
Primeiro orientador: | Pinheiro, Áurea da Paz |
Resumo: | A pesquisa apresenta o Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca, Piauí, como espaço educativo e de aprendizagem para o ensino de História. O Patrimônio Cultural apresenta-se como possibilidade de ressignificar a aula de História, criando relações de pertencimento e reconhecimento dos estudantes com a cultura histórica da cidade. Freire (1996) defende um método de ensino em que a aprendizagem se dá com base na realidade dos educandos, valorizando a prática e orientando-os a desenvolver uma leitura crítica do mundo. Nesse sentido, busca-se responder a seguinte indagação: Como o Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca pode ser utilizado como espaço educativo e de aprendizagem para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? O trabalho trata-se de uma pesquisa-ação com uma turma de estudantes do 6º ano por meio de aulas-oficinas de Educação Patrimonial. A turma é composta por vinte e nove alunos (as), com faixa etária entre onze e doze anos, na qual a ludicidade e a relação família-escola são alternativas utilizadas para ampliar o potencial das atividades propostas. A partir da concepção de que a Educação Patrimonial proporciona processos de ensino mais significativos e das experiências como professora da Educação Básica, propõe-se como objetivo de pesquisa analisar as potencialidades do Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca como espaço educativo e de aprendizagem para o ensino de História no 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo constatou a necessidade de metodologias de ensino em que os estudantes possam participar da construção de conhecimentos. Produziu-se como recurso pedagógico uma Caixa Lúdica do Patrimônio com jogos tradicionais-populares adaptados à temática do Patrimônio Cultural para despertar o interesse dos estudantes pelo estudo da História. Os jogos poderão ser replicados a partir dos arquivos que compõem o Caderno Pedagógico que acompanha a Caixa Lúdica do Patrimônio, disponibilizado ao final da dissertação |
Abstract: | This research presents the Historical and Landscape Ensemble of Piracuruca, Piauí, as an educational space for teaching History. Cultural heritage emerges as an opportunity to redefine History lessons by fostering students' sense of belonging and recognition of the city's historical culture. Freire (1996) advocates for a teaching method that prioritizes learning based on students' reality, valuing practice, and guiding them to develop a critical understanding of the world. In this regard, the research aims to address the following question: How can the Historical and Landscape Ensemble of Piracuruca be used as an educational space for learning by 6th-grade students in Elementary School? The study employs action research with a class of 29 students aged 11 to 12, through Heritage Education workshops, where playfulness and the family-school relationship are utilized to enhance the potential of proposed activities. Drawing on the belief that Heritage Education provides more meaningful teaching processes and from the experiences as a basic education teacher, the research aims to analyze the potential of the Piracuruca Historical and Landscape Ensemble as an educational space for teaching History to 6th-grade students. The study found the need for teaching methodologies where students can participate in the construction of knowledge. It was produced as a pedagogical resource of a Heritage Ludic Box containing traditional-popular games adapted to the cultural heritage theme as a pedagogical resource to engage students in History studies. These games can be replicated using the files included in the Pedagogical Notebook accompanying the Heritage Ludic Box, made available at the end of the dissertation. |
Palavras-chave: | Ensino de História Patrimônio Cultural Educação Patrimonial Ludicidade Pesquisa-ação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Citação: | SOUSA, Milca Fontenele de. Brincar e aprender história: o conjunto histórico e paisagístico de Piracuruca, no Piauí, como espaço educativo e de aprendizagem no ensino de história no 6º ano do ensino fundamental. 2024. 254 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1891 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 39,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.