Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1966
Tipo do documento: Monografia
Título: Fatores relevantes para o impulso na produção e exportação de soja no Brasil e o papel da contabilidade
Autor: Oliveira, Isadora Silva de
Oliveira, Isadora Silva de
Primeiro orientador: Pinheiro, Hellano Diógones
Resumo: O Agronegócio no Brasil por muito tempo era voltado apenas para as atividades ligadas ao campo, com o avanço tecnológico e o crescimento de mercados financeiros outros setores passaram a se desenvolver e aliaram-se a base agrária. Não mais representando apenas produtores e consumidores, mas todo o complexo de atividades interligadas dentro e fora dos campos, tornado o agronegócio mais competitivo e com lucratividade que contribui consideravelmente no PIB com destaque a atividade de exportação de soja. A partir disso surge o questionamento a cerca dos fatores relevantes para o impulso na produção e exportação de soja no Brasil, e o papel da Contabilidade, onde o objetivo foi demonstrar como a Contabilidade Rural e ramos afins contribuem para o desenvolvimento e controle dos fatores que influenciam no agronegócio. A pesquisa tem por método o levantamento bibliográfico, como resultado da foi encontrado que tanto fatores internos e externos da economia e dos mercados influenciam na produção e exportação de soja, e a Contabilidade Rural se apresenta como uma ferramenta de gestão desses fatores, a partir do controle de custos, planejamento tributário de acordo com as particularidades da atividade.
Abstract: Agribusiness in Brazil was for a long time focused only on activities related to the field, with the technological advance and the growth of financial markets other sectors began to develop and allied to the agrarian base. No longer representing only producers and consumers, but the whole complex of activities interlinked in and out of the fields, making the agribusiness more competitive and profitable that contributes considerably in the GDP with highlight the activity of soybean export. From this, the question arises about the factors that are relevant to the impulse in the production and export of soybeans in Brazil, and the role of Accounting, where the objective was to demonstrate how Rural Accounting and related branches contribute to the development and control of factors that Influence agribusiness.The research has by method the bibliographic survey, as a result of it was found that both internal and external factors of the economy and the markets influence the production and export of soybean, and Accounting Rural is presented as a tool to manage these factors, from cost control, tax planning according to the particularities of theactivity.
Palavras-chave: Agronegócio
Soja
Contabilidade Rural
Controle de Custos
Planejamento Tributário
Planejamento Tributário
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Ciências Contábeis
Citação: OLIVEIRA, Isadora Silva de. Fatores relevantes para o impulso na produção e exportação de soja no Brasil e o papel da contabilidade. 2016. 50 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
OLIVEIRA, Isadora Silva de. Fatores relevantes para o impulso na produção e exportação de soja no Brasil e o papel da contabilidade. 2016. 50 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1966
Data de defesa: 2016
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf556,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.