Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Eva Lustosa-
dc.contributor.advisor1Silva, Michel Augusto Carvalho da-
dc.contributor.referee1Silva, Michel Augusto Carvalho-
dc.contributor.referee2Oliveira, Adriana Dias-
dc.contributor.referee3Maciel, Jaciara Barbosa-
dc.date.accessioned2025-06-16T15:12:59Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eva Lustosa. A importância do aplicativo Duolingo no ensino da língua inglesa. 2025. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1968-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso aborda a relevância do aplicativo Duolingo como ferramenta de apoio no ensino da Língua Inglesa, explorando sua contribuição no desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos. O estudo teve como objetivo principal avaliar os impactos do uso do aplicativo no processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma análise comparativa de duas monografias: "O uso da gamificação no aprendizado de Língua Inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo", de Martha Bulcão Pessoa, e "Duolingo, uma alternativa para o ensino da Língua Inglesa: benefícios e limitações", de Fernanda Lacerda de Vasconcelos. A pesquisa, de natureza bibliográfica e qualitativa, investigou a eficácia do Duolingo no ensino de inglês, considerando aspectos como gamificação, acessibilidade e motivação dos alunos. As análises realizadas demonstram que o aplicativo contribui para a aprendizagem de maneira interativa, promovendo a autonomia dos estudantes e ampliando o contato com o idioma, especialmente em contextos em que o ensino tradicional possui limitações, como a baixa carga horária. A gamificação, presente no Duolingo, foi destacada como um elemento que estimula a motivação dos alunos, com o uso de recompensas, rankings e desafios, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Os resultados obtidos confirmam que o Duolingo, embora seja uma ferramenta complementar, é um recurso valioso no ensino de línguas, proporcionando oportunidades de aprendizagem interativa e acessível. Contudo, seu uso eficaz depende do acompanhamento pedagógico, que deve integrar o aplicativo às estratégias de ensino tradicionais. Assim, este trabalho reforça a importância da inclusão de tecnologias digitais como recurso pedagógico, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e preparados para lidar com os desafios da globalização.por
dc.description.abstractThis Course Completion Work addresses the relevance of the Duolingo application as a support tool in teaching the English language, exploring its contribution to the development of students' communicative skills. The main objective of the study is to evaluate the impacts of using the application on the teaching-learning process, through a comparative analysis of two monographs: "The use of gamification in English language learning: a comparative study involving the Duolingo application", by Martha Bulcão Pessoa, and "Duolingo, an alternative for teaching the English language: benefits and limitations", by Fernanda Lacerda de Vasconcelos. The research, of a bibliographic and qualitative nature, investigated the effectiveness of Duolingo in teaching English, considering aspects such as gamification, accessibility and student motivation. The analyzes carried out demonstrate that the application contributes to learning in an interactive way, promoting student autonomy and expanding contact with the language, especially in contexts where traditional teaching has limitations, such as low workload. Gamification, present in Duolingo, was highlighted as an element that stimulates student motivation, with the use of rewards, rankings and challenges, making learning more dynamic and engaging. The results obtained confirm that Duolingo, although a complementary tool, is a valuable resource in language teaching, providing interactive and accessible learning opportunities. However, its effective use depends on pedagogical monitoring, which must integrate the application with traditional teaching strategies. Thus, this work reinforces the importance of including digital technologies as a pedagogical resource, contributing to the formation of students who are more engaged and prepared to deal with the challenges of globalization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Eva Nascimento (evalustosa@yahoo.com.br) on 2025-06-14T22:13:54Z No. of bitstreams: 2 okTCC EVA LUSTOSA repositofrio UESPI monografia.pdf: 1612944 bytes, checksum: 605a6deefe105aebbd9b9c05dd33652f (MD5) TCC termode autorizaçao repositorio UESPI.pdf: 566520 bytes, checksum: d48018b1e656f045f5a48a7a4de50b42 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: RETIRAR ASSINATURAS FISICA DO TCC on 2025-06-16T10:56:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Eva Nascimento (evalustosa@yahoo.com.br) on 2025-06-16T12:07:13Z No. of bitstreams: 3 TCC monografia EVA LUSTOSA pdf.pdf: 1313343 bytes, checksum: 2f1ccf9ec056711f572b319dc2e00bce (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇAO.pdf: 566420 bytes, checksum: 3207c995f3cfef911692c94d24ac168f (MD5) FOLHA APROVAÇAO.pdf: 233476 bytes, checksum: 5aab41b002135c4bc54826cc799cde69 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-16T15:12:59Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC monografia EVA LUSTOSA pdf.pdf: 1313343 bytes, checksum: 2f1ccf9ec056711f572b319dc2e00bce (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇAO.pdf: 566420 bytes, checksum: 3207c995f3cfef911692c94d24ac168f (MD5) FOLHA APROVAÇAO.pdf: 233476 bytes, checksum: 5aab41b002135c4bc54826cc799cde69 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T15:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC monografia EVA LUSTOSA pdf.pdf: 1313343 bytes, checksum: 2f1ccf9ec056711f572b319dc2e00bce (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇAO.pdf: 566420 bytes, checksum: 3207c995f3cfef911692c94d24ac168f (MD5) FOLHA APROVAÇAO.pdf: 233476 bytes, checksum: 5aab41b002135c4bc54826cc799cde69 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectRecursos Educacionais Digitaispor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA importância do aplicativo Duolingo no ensino da língua inglesapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.