| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1973Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Feitosa, Bernardo Borges | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4578014288639207 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Fontineles Filho, Pedro Pio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249573486862381 | por |
| dc.contributor.advisor-co1 | Fontineles Filho, Pedro Pio | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249573486862381 | por |
| dc.contributor.referee1 | Marinho, Joseanne Zingleara Soares | - |
| dc.contributor.referee2 | Fontineles,Claudia Cristina da Silva. | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-17T12:08:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | FEITOSA, Bernardo Borges. Uma história de maior e fúria: representações e ensino de história das mulheres no brasil, sob a ótica audiovisual cinematográfica de sua participação na balaiada. 2025.195 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino de História ) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1973 | - |
| dc.description.resumo | O objetivo principal do trabalho é analisar a importância da mulher na História do Brasil, especialmente durante a Balaiada, a partir da perspectiva audiovisual/cinematográfica apresentada no filme “Uma História de Amor e Fúria”, direção e roteiro: Luiz Bolognesi, elenco: Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro, sendo o gênero animação e lançamento no ano de 2013. A Balaiada foi uma revolta popular ocorrida entre 1838 e 1841, nas províncias do Maranhão, Piauí e Ceará, durante o Brasil Império. Este evento histórico foi marcado pela luta por direitos fundamentais e a resistência contra medidas arbitrárias como o recrutamento obrigatório. A participação das mulheres, embora significativa, foi frequentemente negligenciada e invisibilizada na historiografia tradicional. O cinema, como ferramenta de construção da memória coletiva, pode reavaliar, historicizar e destacar essas contribuições femininas. O filme "Uma História de Amor e Fúria" oferece uma oportunidade de explorar essas narrativas marginalizadas e seu impacto na formação da memória coletiva. A pesquisa utilizou métodos de análise fílmica, examinando tanto o conteúdo narrativo quanto os aspectos visuais e simbólicos do filme. Foram analisadas cenas específicas que destacam a participação das mulheres na Balaiada, com diálogos e personagens que representam essas figuras históricas. Em termos acadêmicos, faz-se importante ressaltar que o estudo realizado nesta pesquisa utilizou também como metodologia a revisão bibliográfica. Como arcabouço teórico-metodológico, o estudo foi conduzido por discussões que abordam História, Ensino de História, Cinema e Gênero, dialogando, principalmente, com Sousa Abrantes (2022), Perrot (2004), Scott (1994), Napolitano (2005), Reis (2000), Bittencourt (2007), Citelli (2000), Ferro (2010), Mocellin (2002), Rosenstone (2010), Rüsen (2001), Viglus (2008), Cardoso (2008), Monteverde (1986), Fonseca (2008), Nora (1993), Lauretis (1994), Monteiro (2003), Louro (1997), Chartier (2002), Oliveira (2021), Pinsky (2013), Quadros (2004), Balestero (2015), Beauvoir (2017), Stearns (2015) e Priore (2004). Os principais resultados mostram que o filme "Uma História de Amor e Fúria" contribui significativamente para a construção da memória coletiva sobre a importância das mulheres na Balaiada, a destacar no referido filme a personagem Janaína. O filme destaca as lutas, resistências e contribuições das mulheres, reavaliando a narrativa histórica tradicional e oferecendo uma visão mais inclusiva e justa. A análise também revelou que o uso de recursos audiovisuais torna essas narrativas mais acessíveis e envolventes, especialmente no contexto educacional, sublinhando o ensino de História. As principais conclusões indicam que o cinema, ao destacar as ações e influências das mulheres em eventos históricos como a Balaiada, não apenas educa o público sobre fatos históricos, mas também norteia a compreensão coletiva sobre a importância destas na História. | por |
| dc.description.abstract | The main objective of this work is to analyze the importance of women in Brazilian history, especially during the Balaiada, from the audiovisual/cinematographic perspective presented in the film “A Story of Love and Fury”, directed and scripted by Luiz Bolognesi, cast: Selton Mello, Camila Pitanga and Rodrigo Santoro, in the animation genre and released in 2013. Balaiada was a popular uprising that took place between 1838 and 1841, in the provinces of Maranhão, Piauí and Ceará, during the Brazilian Empire. This historic event was marked by the struggle for fundamental rights and resistance against arbitrary measures such as compulsory conscription. The participation of women, although significant, was often neglected and made invisible in traditional historiography. Cinema, as a tool for building collective memory, can re-evaluate, historicize and highlight these women's contributions. The film “A Tale of Love and Fury” offers an opportunity to explore these marginalized narratives and their impact on the formation of collective memory. The research used methods of film analysis, examining both the narrative content and the visual and symbolic aspects of the film. Specific scenes highlighting the participation of women in the Balaiada were analyzed, with dialogues and characters representing these historical figures. In academic terms, it is important to emphasize that the study carried out in this research also used a bibliographical review as its methodology. As a theoretical-methodological framework, the study was guided by discussions on History, History Teaching, Cinema and Gender, dialoguing mainly with Sousa Abrantes (2022), Perrot (2004), Scott (1994), Napolitano (2005), Reis (2000), Bittencourt (2007), Citelli (2000), Ferro (2010), Mocellin (2002), Rosenstone (2010), Rüsen (2001), Viglus (2008), Cardoso (2008), Monteverde (1986), Fonseca (2008), Nora (1993), Lauretis (1994), Monteiro (2003), Louro (1997), Chartier (2002), Oliveira (2021), Pinsky (2013), Quadros (2004), Balestero (2015), Beauvoir (2017), Stearns (2015) and Priore (2004). The main results show that the film “A Story of Love and Fury” contributes significantly to the construction of collective memory about the importance of women in the Balaiada, with the character Janaína standing out in the film. The film highlights the struggles, resistance and contributions of women, re-evaluating the traditional historical narrative and offering a more inclusive and fair vision. The analysis also revealed that the use of audiovisual resources makes these narratives more accessible and engaging, especially in the educational context, underlining the teaching of history. The main conclusions indicate that cinema, by highlighting the actions and influences of women in historical events such as the Balaiada, not only educates the public about historical facts, but also guides the collective understanding of the importance of these women in history. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by BERNARDO FEITOSA (bernardobf@aluno.uespi.br) on 2025-06-12T20:32:19Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO BERNARDO BORGES FEITOSA 06-2025.pdf: 2665458 bytes, checksum: 903e4427185252d130bfce3ab117e09b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-06-13T11:02:22Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by BERNARDO FEITOSA (bernardobf@aluno.uespi.br) on 2025-06-15T01:06:57Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO BERNARDO BORGES FEITOSA 06-2025.pdf: 2665458 bytes, checksum: 903e4427185252d130bfce3ab117e09b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-06-16T11:00:20Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by BERNARDO FEITOSA (bernardobf@aluno.uespi.br) on 2025-06-16T19:41:30Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO BERNARDO BORGES FEITOSA 06-2025.pdf: 2665458 bytes, checksum: 903e4427185252d130bfce3ab117e09b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-BERNARDO_PROFHISTORIA-10-06-2025_assinado_assinado-ASSINATURAS COMPLETAS (2).pdf: 147319 bytes, checksum: d8bc01ed44a744980c9faa012bf11b8f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-17T12:08:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO BERNARDO BORGES FEITOSA 06-2025.pdf: 2665458 bytes, checksum: 903e4427185252d130bfce3ab117e09b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-BERNARDO_PROFHISTORIA-10-06-2025_assinado_assinado-ASSINATURAS COMPLETAS (2).pdf: 147319 bytes, checksum: d8bc01ed44a744980c9faa012bf11b8f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-17T12:08:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO BERNARDO BORGES FEITOSA 06-2025.pdf: 2665458 bytes, checksum: 903e4427185252d130bfce3ab117e09b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-BERNARDO_PROFHISTORIA-10-06-2025_assinado_assinado-ASSINATURAS COMPLETAS (2).pdf: 147319 bytes, checksum: d8bc01ed44a744980c9faa012bf11b8f (MD5) Previous issue date: 2025-04-04 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | por |
| dc.relation.references | ABRANCHES, D. (1992). O Cativeiro. São Luís: Lithograf. p. 56 ABRANTES, Elizabeth Sousa; MATEUS, Yuri Givago Alhadef Sampaio. A Balaiada: luta por cidadania no Maranhão Imperial. Café História, 28 set. 2023. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/a-balaiada-luta-por-cidadania-no-maranhao-imperial/. ISSN: 2674-5917. ABRANTES, Elizabeth Sousa; PEREIRA, Josenildo de Jesus; MATEUS, Yuri Givago Alhadef Sampaio (Orgs.). Histórias e memórias da Balaiada [recurso eletrônico] / Elizabeth Sousa Abrantes; Josenildo de Jesus Pereira; Yuri Givago. Alhadef Sampaio Mateus (Orgs.) – São Luís, MA: Editora UEMA; Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. AGUIAR, Neuma. Patriarcado, sociedade e patrimonialismo. Revista Sociedade e Estado, p. 303-330, v. 15, n. 2, 2000. ALMEIDA, Suely de S. Essa Violência mal-dita. In: Almeida, Suely de S. (Org.). Violência de gênero e políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007. p. 29 ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999, p.109 ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. AUAD, Daniela. Relações de gênero na sala de aula: atividades de fronteira e jogos de separação nas práticas escolares. Pro-Posições, v. 17, n. 3 (51) - set./dez, 2006. p. 138 AVILA, Arthur Lima de. Indisciplinando a historiografia: do passado histórico ao passado prático, da crise à crítica. Revista Maracanan, n. 18, 2018, p. 35-49. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/31185/23097. Acesso em: 28 mar. 2022. BALESTERO, Gabriela Soares; GOMES, Renata Nascimento. Violência de gênero: uma análise crítica da dominação masculina. Revista CEJ, Brasília, Ano XIX, n. 66, p. 44-49, maio/ago. 2015. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro Decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89-117, maio-ago. 2013. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; Em Campo Aberto. São Paulo: Cortez, 1995. ___________. O Que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001. BRANDÃO. Margarida L. R. e BINGEMER, Maria Clara (orgs.). Mulher e Relações de Gênero. São Paulo, Loyola, 1994. -206p. 191 BARROS, José D’Assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In: Nóvoa, Jorge;______ (Orgs.). Cinema-História: teoria e representações sociais no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. p. 55-106. BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017. BITTENCOURT, Circe (Organizadora). Dicionário de datas da história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2007, p. 285-287. BORDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 53 _______________. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. p. 09 BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio) – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2000. p. 12 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAIMI, Flávia Eloisa. Qual é o lugar do ensino médio na escolarização e em que consiste a especificidade da História no ensino médio? In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B.; PACIEVITCH, Caroline. Memórias, sensibilidades e saberes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2015. p. 409-422. CAPELATO, Maria Helena et al. História e cinema. São Paulo: Alameda, 2007. CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, 2008. CARNES, M. (Org.). Passado Imperfeito. A história no cinema. Rio de Janeiro: Record, 1997. CARVALHO, Daniel Bramo Nascimento de; LINHARES, Ronaldo Nunes; FREIRE, Valéria Pinto. O cinema no livro didático de história: reflexões sobre as mídias nos livros do 6º e 7º do ensino fundamental maior, 2014 à 2016. In: Atas do 6º congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa, p. 709-718, 2017. 192 CARVALHO, Felipe Mio de; MOTERANI, Geisa Maria Batista. Misoginia: a violência contra a mulher numa visão histórica e psicanalítica. Avesso do avesso, v. 14, n. 14, p. 167- 178, novembro 2016. CERVANTES Saavedra, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. São Paulo: Real Academia Española: Asociación de Academias de la Lengua Española, 2004. CHAKRABARTY, Dipesh. O clima da história: quatro teses. Sopro, v. 91, p. 1-22, 2013. Disponível em: https://issuu.com/culturabarbarie/docs/n91. Acesso em: 28 mar. 2022. CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002. CHAVES, Joaquim Raimundo Ferreira. Obra completa. Prefácio de Teresinha Queiroz. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1998. CIRNE, Moacy. Por que ler os quadrinhos. In: _______. et al. Literatura em quadrinhos no Brasil: acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Fundação Biblioteca Nacional, 2002. CISNE, Mirla – Feminismo e consciência de classe no Brasil – São Paulo: Cortez, 2015. p. 108 CITELLI, Adilson (org). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádios, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000. COLLING, Ana Maria. As mulheres e a ditadura militar no Brasil. História em Revista, v. 10, 2004. COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012. CONQUISTAS FEMININAS AO LONGO DA HISTÓRIA DO BRASIL. Disponível em: https://treediversidade.com.br/conquistas-femininas-ao-longo-da-historia-do-brasil/. Acesso em: 21 jun. 2024. CORRÊA, Mariza. Repensando a família patriarcal brasileira: notas para o estudo das formas de organização familiar no Brasil. In: CORRÊA, Mariza (Org.). Colcha de retalhos: estudos sobre a família no Brasil. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. COSTA, Alcino Alves. Lampião Além da Versão. Sociedade Editorial de Sergipe. Aracaju, 1994. p.20 COSTA, J. F. A ética e o espelho da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. COSTA, Emília Viotti. Da monarquia a república: momento decisivo. São Paulo: Ciências humanas, 1999. p. 156 COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. 193 COSTA, Suely Gomes. “História e Gênero”. In: ABREU, Martha, SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003 CRESCÊNCIO, Cintia Lima; SILVA, Janine Gomes; BRISTOT, Lidia Schneider. Histórias de Gênero. São Paulo: Verona, 2017. CUNHA, Bárbara Madruga. Violência contra a mulher, direito e patriarcado: perspectivas de combate à violência de gênero. XVI Jornada de iniciação cientifica de direito da UFPR. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.direito.ufpr.br >. Acesso em: 01 maio 2025. CURY, C. R. J. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CURRÍCULO DO PIAUÍ: um marco para educação do nosso estado : educação infantil, ensino fundamental / Organizadores Carlos Alberto Pereira da Silva…[et al.]. – Rio de Janeiro : FGV Editora, 2020. 314 p. DE CERTAU, Michel. (1982) A escrita da história Rio de Janeiro, Forense. P. 107 DEL PRIORE, Mary. Sobreviventes e guerreiras: uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000. Planeta Estratégia, 2020. DIAS, Claudete Maria Miranda. Movimento popular e repressão: a balaiada no Piauí. Dissertação de mestrado apresentada à UFF, 1985. __________. Balaios e Bem-te-vis: a guerrilha sertaneja. Teresina, Universidade Federal do Piauí, 1990 (no prelo). __________. Balaiada: a guerrilha sertaneja. Estudos Sociedade e Agricultura, 5, novembro 1995: 73-88. __________. Movimentos sociais do século XIX: resistência e luta dos balaios no Piauí. Profa. Dra.Claudete Maria Miranda Dias. http://brasilindependente.weebly.com/uploads/1/7/7/1/17711783/dias_movimentos.pdf - acesso: 30/07/2024 DUARTE, Rosália EISENSTEIN, Sergei (1969). Reflexões de um cineasta. Tradução de Gustavo A. Doria. Rio de Janeiro: Zahar Editores. p.21. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 74. EISENSTEIN, Sergei (1969). Reflexões de um cineasta. Tradução de Gustavo A. Doria. Rio de Janeiro: Zahar Editores. p.21 ENGEL, Magali Gouveia. Balaiada. In: VAINFAS, Ronaldo (Org). Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 71-73; 622-625. FAUSTO, Boris, História do Brasil / Boris Fausto. - 11. ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. - (Didática, 1) FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991. Coleção Educar. v. 13. 194 FERREIRA, Antônio Celso. A fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. FERREIRA, Matheus G. M; TAVARES JR., Fernando. De 2013 a 2016: as ruas e ressignificações políticas. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, n. 22, pp. 1- 159, Jul/Dez. 2016. FERREIRA, Oscar Manuel de Castro; JÚNIOR, Plínio Dias da Silva. Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem. Temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 1986. FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, 143 p. pp.117-18. ____________. Cinema e História. Tradução de Flávia Nascimento. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FIABANI, Aldemir. Mulheres Quilombolas. In: Do pilão ao batom: histórias de mulheres quilombolas/ Ademir Fiabani, Ana Beatriz Sousa Gomes, Carmélia Aparecida Silva Miranda (organizadores). – Curitiba: CRV, 2017. 182 p. 14 FONSECA, Vitória Azevedo da. O cinema na história e a história no cinema: pesquisa e criação em três experiências cinematográficas no Brasil dos anos 1990. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008. FONTINELES FILHO, Pedro Pio. Desafiando o olhar de Medusa: a modernização e os discursos modernizadores em Teresina, nas duas primeiras décadas do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2008. FONTINELES FILHO, Pedro Pio. A Letra e o Tempo: a escrita de O.G. Rego de Carvalho entre a ficção e a história da literatura. Teresina: EDUFPI, 2017. p. 33 FLORES, Elio Chaves. Dos feitos e dos ditos: História e Cultura Histórica. In: Saeculum – Revista de História, ano 13, n°. 16. João Pessoa: Departamento de História/ Programa de Pós- Graduação em História/ UFPB, jan./ jun. 2007, p. 83-102. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. p. 104 FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 34. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 97 FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores na escola e em outras situações. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2007. p. 106. GARCIA, Osmar Arruda. Seminário Educação em Sexualidade e Relações de Gênero na Formação Inicial Docente no Ensino Superior. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p. 4. GEBRAN, Mauricio Pessoa. Tecnologia Educacional. São Paulo: Lesde Brasil Sa, 2009. 195 GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. Trad.: Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. GOMES, Camilla de Magalhães. Gênero como categoria de análise decolonial. Civitas - Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 65-82, jan.-abr. 2018. GOMES, V. Organização social e festas como veículos de educação não-formal. In: Educação Quilombola. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ministério da Educação, 2007. GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latinoamericano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. GUIMARÃES OLIVEIRA, Tatyane. Feministas ressignificando o direito: desafios para aprovação da Lei Maria da Penha.Revista Direito e Práxis, v. 8, n. 1, 2017, p. 618. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3509/350950140020.pdf. Acesso em: 01 maio 2025. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. INGLIS, Ruth. O papel social do cinema. In: STEINBERG, Charles (Org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1970. p. 257-259. IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça. Brasília: IPEA, 2018. JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. Balaiada: construção da memória histórica. História, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 41-76, 2005. JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Contexto, 2004. p. 53-91. JÚNIOR, Ailton Costa Silva. A linguagem cinematográfica como instrumento interpretativo da realidade social. Sinais, n. 20, jul.-dez. 2016/2, Vitória, Brasil. KOSELLECK, Reinhart. Standortbindung und Zeitlichkeit: Ein Beitrag zurhistoriographischen Erschließung der geschichtlichen Welt. In: KOSELLECK, Reinhart; MOMMSEN, Wolfgang; RÜSEN, Jörn (orgs.). Objektivität und Parteilichkeit. Munique, 1977. LAGNY, Michèle. O cinema como fonte de história. In: Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 99-131. LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-241. Disponível em: http://marcoaureliosc.com.br/cineantropo/lauretis.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024. LIBÂNEO, José Carlos. Didática: 1994, 53-58. 196 _______. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente / 4. Ed. – São Paulo: Cortez, 2000, 28-76. _______. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 10 ed. São Paulo, Cortez, 2008. LIMA, Carlos Adriano F. de. Quando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. ANPUH-PB. Disponível em: <http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/st%2005%20- %20historia%20e%20cinema.pdf>. Acesso em 06 de agosto de 2024. LOHN, Reinaldo Lindolfo; MACHADO, Vanderlei. Gênero e Imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de História. Revista Gênero, v. 4, n. 2, p. 119-134, 1 sem. 2004. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. ____________________. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. ____________________, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis- RJ: Vozes, 2018. MAIA, Ludmila de Souza. Páginas da escravidão: raça e gênero nas representações de cativos brasileiros na imprensa e na literatura oitocentista. Revista História, São Paulo, n. 176, p. 1- 33, 2017. MACÊDO. H. F. (2014): Origem da Palavra Cangaço. Dez. 2014. Disponível em: . Acessado em: 03 dez. 2017. MAGALHÃES, Domingos José Gonçalves. Memória histórica e documentada da revolução da Província do Maranhão desde 1839 até 1840. 6.ed. São Paulo: Siciliano, 2001. p. 102 MAGALHÃES, Domingos Gonçalves de. A Revolução da Província do Maranhão. Desde 1839 até 1841. Memória Histórica Documentada. São Luis: Tipografia do Progresso, 1858. p. 151 MAGALHÃES, Domingos José Gonçalves de (Visconde de Araguaia). “A revolução da província do Maranhão, desde 1839 até 1840, memória histórica e documentada”. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, vol. 11, p. 334–362. Rio de Janeiro, 1848. MANEVY, R. A. História do cinema mundial. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008, c2006. 432p. (p. 224). MARINHO, João Cândido Carvalho. O ensino de história na perspectiva das relações de gênero estabelecidas na família brasileira. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). ANPUH-BRASIL. 30º Simpósio Nacional de História, Recife, 2019. MARX, Karl. O 18 Brumário de Luis Bonaparte, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 5a edição, 1986, p. 17. 197 MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial/Fernando Mascarello (org.). - Campinas, SP: Papirus, 2006. - (Coleção Campo Imagético). p. 69 MEDEIROS, Sérgio Augusto Leal. Imagens educativas do cinema/possibilidades cinematográficas da educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2012. MELO, Aísha Kaderrah Dantas. Pro dia nascer feliz, as melhores coisas do mundo: experiências fílmicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE, 2015. MENDES, Breno. Ensino de História, historiografia e currículo de História. Revista Transversos, n. 18, Rio de Janeiro-RJ, p. 108-128, abr. 2020. METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2010. MOCELLIN, Renato. O cinema e o ensino da História. Curitiba: Nova Didática, 2002. ___________. História e cinema: educação para as mídias, São Paulo, SP: Editora do Brasil, 2009. MONTEIRO, Ana Maria. A História Ensinada: algumas configurações do saber escolar. História & Ensino, Londrina, v. 9, out. 2003. MONTERDE, J. E. Historia, cine y enseñanza. Barcelona: Laia, 1986. p.102-4. MORAN, José Manuel. Como ver televisão. São Paulo: Paulinas, 1991. _______. A integração das tecnologias na educação. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas. Papirus, 2013. _______. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. Sobre História e Historiografia das Mulheres. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2018. NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2003. ____________________Como usar o cinema na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2005, p. 12- 21. ____________________A História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 235-289. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, São Paulo: PUC/SP, dez. 1993. p. 7-28. NOVA, Cristiane. O Cinema e o Conhecimento da História. In: O Olho da História: revista de História contemporânea. Salvador, v.2, n. 3. 1996. 198 NÓVOA, Jorge. Apologia da relação cinema-história. In: O Olho da História. Revista de História Contemporânea. V.1. N.1. Salvador: Bahia, Nov. 1995. p. 110. OLIVEIRA, H. J. C. Os meios audiovisuais na escola portuguesa. Universidade do Minho. Braga: Instituto de ciências da Educação,1996, p. 81. OLIVEIRA, Nice Rejane da Silva. Cinema e o ensino de história: metodologia e práticas docentes. Mogi Guaçu, SP: Book Bec, 2021. E-book. ONU. Organização das Nações Unidas. História do Dia Internacional da Mulher. Disponível em: https://www.onu.org. Acesso em: 17 jun. 2024. ORIÁ, R. Memória e ensino de História. In: BETTENCOURT, Circe (Org.). O Saber Histórico na sala de aula. 11° Edição. Editora Contexto. São Paulo: 2006. SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO. Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: pag. 134, 2000. ORICCHIO, Luiz Z. As representações da história. In: ________. Cinema de novo. São Paulo: Estação Liberdade, 2003. p. 35-57. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs). Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 21- 42 PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 224 PARLERMO, Z. “La Universidad Latinoamericana em la encrucijada decolonial”. Revista de Estudos Críticos. Universidade Nacional del Comahue, n.1, ano, 1, 2010. p.50. PEREIRA, Ana Joaquina Jansen. Requerimento encaminhado ao Ministério do Império, solicitando o título de baronesa. 1841-1842. Ms. 13 doc. PEREIRA, Josenildo de Jesus. Na fronteira do cárcere e do paraíso: um estudo sobre as práticas de resistência escrava no Maranhão oitocentista. 210f. Dissertação (Mestrado em História Social) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em História, São Paulo, 2001. p. 36 PERICÁS, Luiz Bernardo. Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica. São Paulo: Boitempo, 2010. PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2019. ________. Práticas de memória feminina. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9, n. 18, p. 9 – 18, ago. 1989/ set. 1989. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/revistas-anpuh/rbh. Acesso em: 27 Maio. 2025. PINSKY, Carla Bassanezi e Joana Maria Pedro (Orgs.). Nova História das mulheres no Brasil / – 1. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013. 199 PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, História e Poder. Revista Sociologia Política, Curitiba, v. 18, n. 36, p. 15-23, jun. 2010. POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. PRADO Júnior, Caio, 1907-1990. Evolução Política do Brasil: colônia e império / Caio Prado Júnior. -- São Paulo: Brasiliense, 1999. PRIORE, Mary Del; BASSANEZI, Carla. História das mulheres no Brasil / Mary Del Priore (org.); Carla Bassanezi (coord. de textos). 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004. PRIORE, Mary Del; FONSECA, Cláudia. Ser mulher, mãe e pobre. In: História das mulheres no Brasil. 2024. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 95-115. QUADROS, Waldir. Gênero e raça na desigualdade social brasileira recente. Revista Estudos Avançados, p. 95-117, v. 18, n. 50, 2004. RAGO, Margareth. As mulheres na historiografia brasileira. In: SILVA, Zélia Lopes (Org.). Cultura Histórica em Debate. São Paulo: UNESP, 1995. RAGO, Margareth. Do Cabaré ao Lar: A Utopia da Cidade Disciplinar, Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar (Brasil, 1890-1930). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. RAMOS, Alcides Freire; PATRIOTA, Rosangela. Linguagens artísticas (cinema e teatro) e o ensino de História: caminhos de investigação. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, vol. 4, n. 4, outubro/novembro/dezembro, 2007. REIS, José Carlos. Escola dos Annales: a inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000. REZENDE, Daniela Leandro. Patriarcado e formação do Brasil: uma leitura feminista de Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda. Revista Pensamento Plural, Pelotas, v. 2, n. 17, p. 07-27, jul.-dez. 2015. RIBEIRO, Djamila. Feminismo negro para um novo marco civilizatório. SUR- Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 13, n. 24, p. 99-104, 2016. RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007, p. 455. ROCHA, Glauber. A Revolução do Cinema Novo – Rio de Janeiro, EMBRAFILME, 1981. ROSENSTONE, Robert. El pasado en imagines: el desafio del cine a nuestra idea de la historia. Barcelona: Ariel, 1997. ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 200 RÜSEN, Jörn. Razão histórica: Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. SALIBA, Elias T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. In Falcão, A.R. & Bruzzo, C. (Orgs). Lições com cinema. São Paulo: FDE, 1993. p. 87-108. SAMARA, Eni de Mesquita. A mulher e a família na historiografia latino-americana recente. Anos 90 - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 1993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6116. Acesso em: 21 jun. 2024. SAMPAIO, Eliane; GOMES, Delfina; PORTE, Marcelo. História da Contabilidade e o Gênero Feminino: O Caso Anna Jansen, a Rainha do Maranhão (Sec. XIX). DE COMPUTIS: Revista Española de Historia de la Contabilidad, n. 26, 2017. SANTOS, Maria Januária Vilela. Balaiada e a Insurreição de Escravos no Maranhão. São Paulo, Ática, 1983. p. 106-107 SERRA, Astolfo Henrique de Barros: A Balaiada. Rio de Janeiro: Bedeschi, 1948. p. 164 SILVA, G. M. Mulheres Quilombolas: afirmando o território na luta, resistência e insurgência negra feminina. In: DEALDINA, S. dos S. (org.). Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas. São Paulo: Sueli Carneiro, Jandaíra, 2020. p. 54 SILVA. J. F. Educação e convivência: elementos para uma discussão. In: TADA, I. N. C., MAROLDI, A. M. Psicologia escolar e processos educativos: reflexões críticas. Curitiba. Appris, p. 119-130, 2014. p. 120. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, UFRGS/FACED, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://archive.org/stream/scott_gender#page/n8/mode/1up. Acesso em: 21 jun. 2024. SCOTT, Joan. Os usos e abusos do gênero. Projeto História, São Paulo, n. 45, p. 327-351, jul.-dez. 2012. SETH, Sanjay. Razão ou Raciocínio? Clio ou Shiva?. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 6, n. 11, 2013, p. 173-189. SILVA, Cristiani Bereta da. O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Caderno Espaço Feminino, v. 17, n. 1, p. 219-246, 2007. SILVA, Jacilene Maria. Feminismo na Atualidade: a formação da quarta onda. São Paulo: Independently Published, 2019. 201 SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos / Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva. – 2.ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2009. SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: Pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018. SOARES, Mariza de C.; FERREIRA, Jorge. A História vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 11. SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 54, p. 281-300, 2007. _____________. Feminismos e antifeminismos: mulheres e suas lutas pela conquista da cidadania plena. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013. p.124/71 SOUSA, Angélica Silva, OLIVEIRA, Guilherme Saramago, ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp v.20. n. 43 (2021). Editora Fucamp. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336 . SOUZA, Éder Cristiano de. O que o cinema pode ensinar sobre a história? Ideias de jovens alunos sobre a relação entre filmes e aprendizagem histórica. História & Ensino, Londrina, v. 16, n. 1, p. 25-39, 2010. SOUZA, Leorivan Romão. A Cultura do Algodão no Rio Grande do Norte na década de 1970, Rio grande do Norte, 1976. p. 6 SOUZA, Mériti. Mito fundador, narrativas e história oficial: representações identitárias na cultura brasileira. In: Anais Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, Portugal. 2004. STEARNS, Peter N. A base tradicional: civilizações e patriarcado. In: _________. História das Relações de Gênero. 2. ed., 3. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. p. 27-40. STEARNS, Peter. História das relações de gênero. São Paulo, Contexto, 2015. TADEU DA SILVA, Tomaz. A produção social da identidade e da diferença. In: TADEU DA SILVA, Tomaz (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, Vozes, 2007, p 73 a 102 TANIGUCHI, Inês Simionato. O cinema como fonte para o ensino de história medieval. Disponível em: . Acesso em: 1º nov. 2009. THOMPSON E. P. A formação da Classe operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. (vol. II) VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas-SP: Papirus, 1994. VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no Ensino. In: RAMA, Angela et al. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 7-29. 202 VIGLUS, Darcy. O filme na sala de aula: um aprendizado prazeroso. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1532-8.pdf. Acesso em: 04 ago. 2017. VILELA, Túlio. Os quadrinhos na aula de História. In: RAMA, Angela et al. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 105-129. VIVEIROS, Jerônimo de. História do Comércio do Maranhão de 1612 a 1895. Ed. Associação Comercial do Maranhão. São Luís, 1954. p. 211 XAVIER, Giovana. “‘Fala a mulher’ ou a mulher também pode falar? Maria de Lurdes Vale Nascimento e as articulações entre gênero, raça e classe no jornal o Quilombo (Rio de Janeiro”. IN: ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL, 7., 2015, Curitiba. Anais...Curitiba: UFPR, 2015. YAKHNI, S. O baile perfumado: subversões no cangaço. Disponível em: http://www. mnemoci ne.com.br/cinema/crit/sarahbaile.htm. Acesso em 21 mar. 2009. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | História | por |
| dc.subject | Ensino | por |
| dc.subject | Cinema | por |
| dc.subject | Representações Femininas | por |
| dc.subject | Balaiada | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
| dc.title | Uma história de maior e fúria: representações e ensino de história das mulheres no brasil, sob a ótica audiovisual cinematográfica de sua participação na balaiada | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
