| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1978| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Uso de metodologias ativas para o ensino da língua inglesa |
| Autor: | Silva, Dália da |
| Primeiro orientador: | Rocha, Shenna Luíssa Motta |
| Primeiro membro da banca: | Pinheiro, Mário Eduardo |
| Segundo membro da banca: | Sirqueira, Fernando Silva |
| Resumo: | O presente trabalho acadêmico disserta sobre o uso de metodologias ativas para o ensino da língua inglesa. Desta forma, destaca a importância de metodologias diversificadas para o desenvolvimento de um ensino aprendizado eficaz e dinâmico aos discentes, assim promovendo a interação e participação dos alunos nos conteúdos estudados, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem. Como objetivo geral para realização desta pesquisa, nos propomos caracterizar a importância do uso de metodologias variadas em sala de aula, para um melhor desenvolvimento do ensino da língua inglesa. Como objetivos específicos, temos: identificar as principais metodologias utilizadas no ensino da língua inglesa, avaliar a eficácia dessas metodologias na motivação e aprendizado dos alunos e analisar os desafios enfrentados pelos docentes no uso de metodologias diversificadas. Para aquisição de informações seguras e concretas o método adotado para o desenvolvimento da pesquisa foi bibliográfico, de caráter exploratório, por meio de sites, revistas, e artigos científicos, assim adquirindo diversas informações verídicas por meio de citações de importantes autores, como: Dumont, Carvalho e Neves (2016), Mota e Rosa (2018), Teotonia; Moura (2020), entre outros. Ressalta-se que as metodologias ativas são didáticas que trazem maior resultado no ensino aprendizado de forma prática e dinâmica, estimulando o senso crítico, empatia e raciocínio logico, partir das quais o aluno se envolve nos conteúdos abordados em sala. Porém ainda há educadores com dificuldades em desenvolver metodologias ativas, por estarem presos ao ensino tradicional, para solucionar tais desafios, os educadores devem buscar uma formação continuada. |
| Abstract: | The present academic work discusses use of active methodologies for teaching the English language. In this way, it highlights the importance of diversified methodologies for the development of an effective and dynamic teaching and learning for students, thus promoting the interaction and participation of students in the studied content, making them protagonists of their own learning. As a general objective for carrying out this research, we propose to characterize the importance of the use of varied methodologies in the classroom, for a better development of the teaching of the English language. As specific objectives, we have: to identify the main methodologies used in the teaching of the English language, to evaluate the effectiveness of these methodologies in the motivation and learning of students and to analyze the challenges faced by teachers in the use of diversified methodologies. In order to acquisitioe reliable and concrete information, the method adopted for the development of the research was bibliographic, of an exploratory nature, through websites, magazines and scientific articles, thus acquiring several truthful information through citations of important authors, such as: Dumont, Carvalho and Neves (2016), Mota and Rosa (2018), Teotonia; Moura (2020), among others. It is worth noting that active methodologies are didactic methods that bring greater results in teaching and learning in a practical and dynamic way, stimulating critical thinking, empathy and logical reasoning, from which the student becomes involved in the content covered in the classroom. However, there are still educators who have difficulty developing active methodologies, because they are stuck in traditional teaching. To solve such challenges, educators must seek continued training. |
| Palavras-chave: | Metodologia Ativa Aprendizagem Discentes |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SILVA, Dália da. uso de metodologias ativas para o ensino da língua inglesa. 2025.47 f. Monografia.( Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1978 |
| Data de defesa: | 8-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 485,55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
