| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1982Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Romário Bezerra da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Rocha, Damião de Cosme Carvalho | - |
| dc.contributor.advisor2 | Pierote, Eliene Maria Viana de Figueirêdo | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Aldairis Pereira da | - |
| dc.contributor.referee1 | Rocha, Damião de Cosme Carvalho | - |
| dc.contributor.referee2 | Pierote, Eliene Maria Viana de Figueirêdo | - |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Aldairis Pereira da | - |
| dc.date.accessioned | 2022 | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Romário Bezerra da. A prática docente no ensino de história: uma análise dos desafios remoto em época de pandemia no ensino fundamental . 2022. 43 f. Tcc( Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí,Teresina, 2022 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1982 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo evidencia os desafios e estratégias adotadas pelos professores no ensino remoto, elencando as contribuições das tecnologias digitais por meio da inserção das metodologias ativas em sua prática pedagógica no ensino de História. Para realização do trabalho, decidiu-se como objetivo geral: analisar os impactos do ensino remoto na prática docente quanto à inserção das metodologias ativas no processo educativo. E como objetivos específicos: 1) verificar as condições que a escola oferece aos educadores para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com relação ao uso das tecnologias digitais. 2) investigar os desafios e as possibilidades do trabalho docente no ensino remoto em virtude da adesão a novas ferramentas on-line. 3) discutir a necessidade da formação de professores, permitindo-os a reflexão de sua prática pedagógica, haja vista as mudanças ocasionadas pela pandemia. O estudo partiu da seguinte problemática: Quais os desafios enfrentados por professores de História no processo de ensino e aprendizado no modelo remoto emergencial? Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa com fundamentação no estudo descritivo e explicativo. Para enriquecer o embasamento teórico, emprega-se a pesquisa de campo com professores de História de instituições públicas e privadas de Teresina (PI) do Ensino Fundamental II alinhada a estudos bibliográficos. Através do estudo constatou-se que diante do período pandêmico os professores de História tiveram a oportunidade de ter um olhar mais aberto e reflexivo quanto à sua postura profissional, além do contato mais frequente com os recursos tecnológicos. Evidenciou-se também a necessidade destes sujeitos estarem constantemente atualizados, visto que, com as mudanças educacionais, o ensino requer mediadores cada vez mais preparados para o atendimento das demandas exigidas pelo novo perfil do alunado. | por |
| dc.description.abstract | The present study highlights the challenges and strategies adopted by teachers in remote education, highlighting the contributions of digital technologies through the insertion of active methodologies in their pedagogical practice in history teaching. To carry out the work, it was decided as a general objective: to analyze the impacts of remote teaching on teaching practice regarding the insertion of active methodologies in the educational process. And as specific objectives: 1) to verify the conditions that the school offers educators for the development of the teaching and learning process in relation to the use of digital technologies. 2) to investigate the challenges and possibilities of teaching work in remote education due to the support of new online tools. 3) to discuss the need for teacher training, allowing them to reflect their pedagogical practice, given the changes caused by the pandemic. The study started from the following problem: What are the challenges faced by history teachers in the teaching and learning process in the emergency remote model? This is a qualitative research based on descriptive and explanatory study. To enrich the theoretical basis, field research is used with history teachers from public and private institutions of Teresina (PI) of Elementary School II aligned with bibliographic studies. Through the study, it was found that in view of the pandemic period, history teachers had the opportunity to have a more open and reflective look at their professional posture, in addition to the more frequent contact with technological resources. It was also evidenced the need for these subjects to be constantly updated, since, with educational changes, teaching requires mediators increasingly prepared to meet the demands required by the new profile of the student. | eng |
| dc.description.abstract | O presente estudo evidencia os desafios e estratégias adotadas pelos professores no ensino remoto, elencando as contribuições das tecnologias digitais por meio da inserção das metodologias ativas em sua prática pedagógica no ensino de História. Para realização do trabalho, decidiu-se como objetivo geral: analisar os impactos do ensino remoto na prática docente quanto à inserção das metodologias ativas no processo educativo. E como objetivos específicos: 1) verificar as condições que a escola oferece aos educadores para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com relação ao uso das tecnologias digitais. 2) investigar os desafios e as possibilidades do trabalho docente no ensino remoto em virtude da adesão a novas ferramentas on-line. 3) discutir a necessidade da formação de professores, permitindo-os a reflexão de sua prática pedagógica, haja vista as mudanças ocasionadas pela pandemia. O estudo partiu da seguinte problemática: Quais os desafios enfrentados por professores de História no processo de ensino e aprendizado no modelo remoto emergencial? Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa com fundamentação no estudo descritivo e explicativo. Para enriquecer o embasamento teórico, emprega-se a pesquisa de campo com professores de História de instituições públicas e privadas de Teresina (PI) do Ensino Fundamental II alinhada a estudos bibliográficos. Através do estudo constatou-se que diante do período pandêmico os professores de História tiveram a oportunidade de ter um olhar mais aberto e reflexivo quanto à sua postura profissional, além do contato mais frequente com os recursos tecnológicos. Evidenciou-se também a necessidade destes sujeitos estarem constantemente atualizados, visto que, com as mudanças educacionais, o ensino requer mediadores cada vez mais preparados para o atendimento das demandas exigidas pelo novo perfil do alunado. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by ROMÁRIO SILVA (romariobezerra2007@gmail.com) on 2025-06-15T12:04:54Z No. of bitstreams: 1 TCC HISTÓRIA HISTÓRIA ok.pdf: 386979 bytes, checksum: b0d76555df54abbbabcde06b4208a99d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI NA COLEÇÃO CURSO/ CAMPUS DIFERENTE DO CURSO INDICADO NO SEU TRABALHO ( CAMPUS TORQUATO NETO), TAMBÉM É NECESSÁRIO O TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA DEPÓSITO, PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-06-16T10:59:19Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by ROMÁRIO SILVA (romariobezerra2007@gmail.com) on 2025-06-17T22:39:46Z No. of bitstreams: 2 TCC HISTÓRIA HISTÓRIA - OK.pdf: 427133 bytes, checksum: 1ab4e48d944f489fc2eee4033cf2c446 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 262503 bytes, checksum: 502d99454806398695dca2ac48b6869b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-06-18T11:24:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC HISTÓRIA HISTÓRIA - OK.pdf: 427133 bytes, checksum: 1ab4e48d944f489fc2eee4033cf2c446 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 262503 bytes, checksum: 502d99454806398695dca2ac48b6869b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-18T11:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC HISTÓRIA HISTÓRIA - OK.pdf: 427133 bytes, checksum: 1ab4e48d944f489fc2eee4033cf2c446 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 262503 bytes, checksum: 502d99454806398695dca2ac48b6869b (MD5) Previous issue date: 2022-04-11 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | por | |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em História | por |
| dc.relation.references | REFERÊNCIA BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824, 2010. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP no 05, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 83, p. 63. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia [...]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 62, 17 jun. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. CANI, Josiane Brunetti et al., Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020. COELHO, J. P. vol. l. Uma Análise Histórica Do Ensino De História No Brasil: Regime Militar (1968-1972) 2009 E Conservadorismo pedagógico. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2009/pdf/2631_1897.pdf. Acesso em 29 de dez 2021. DELUMEAU, J. A civilização do Renascimento. Lisboa: Estampa, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021. IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São 41 Paulo: Cortez, 2012. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da Informação. 8. ed., (Coleção Papirus Educação). Campinas-SP: Papirus, 2015. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus Editora, 2013. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. MOTA, Ronaldo; SCOTT, David. Educando para inovação e aprendizagem independente. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2014. MOURA, Eliane. BRANDÃO, Edmeilson. O uso das tecnologias digitais na modificação da prática educativa escolar. Revista Científica Fazer. Rio Grande do Sul: v 1, no 1, 2013. NÓVOA, Antônio. Escolas e professores proteger, valorizar e transformar. Salvador: SEC/IAT, 2022. OLIVEIRA, S. da S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Educação, [S. L.], v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020. PEREIRA, A. R. Ensino De História, Diversidade Cultural E Lei 10.639/03. Revista Interinstitucional Artes De Educar. Rio De Janeiro, V. 2 N. 1 – Pág. 89-103 (fev. – Mai 2016): “Artes De Ser Professor: Práticas, Criações E Formações” – Dói: 10.12957/Riae.2016.16801. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. São Paulo: Editora Feevale, 2013. SANTINELLO, Jamile. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à formação do Gestor Escolar. Guarapuava, PR: Unicentro, 2013. SILVA, A. et al., Metodologias ativas: um desafio para o trabalho da orientação educacional. In: SILVA, A. R. L; BIEGING, P.; BUSARELLO, R. I. (Org.). Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, p. 28-46. SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação 42 e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, v. 5, n. 13, p. 151-171, 2020. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017. SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2012. TRAVERSO, E. O passado, modos de usar: história memória e política. Lisboa, edições Unipop, 2012. YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso Editora, 2016. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject | Ensino | por |
| dc.subject | História | por |
| dc.subject | Pandemia | por |
| dc.subject | Teresina | por |
| dc.subject | PNCC | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
| dc.title | A prática docente no ensino de história: uma análise dos desafios remoto em época de pandemia no ensino fundamental | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Clóvis Moura – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia completa.pdf | Monografia Completa.PDF | 417,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
