| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2009Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Rônedy Santos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9409854767881484 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Conceição, Jailson Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-25T12:16:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Rônedy Santos. Por uma política linguística no Brasil em defesa do fortalecimento e promoção das línguas indígenas e africanas como minoritárias. 2025. 66 f. Monografia (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2009 | - |
| dc.description.resumo | O Brasil é um país continental, o que vale dizer que a diversidade linguística é um fato. Durante o percurso histórico, percebemos o apagamento de povos, culturas, identidades e línguas e como elas obtiveram suas respectivas posições no contexto atual, de minoritárias e majoritárias, como é o caso das línguas africanas e indígenas por meios de divulgação científica, especificamente artigos científicos. Com base nesse histórico, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de valorização/revitalização das línguas minoritárias (indígena e africana) no Brasil por meio de políticas linguísticas e as novas relações de (contra)poder como instrumento de afirmação político-ideológica num cenário globalizado, cujo valor econômico das línguas é medido sócio-historicamente. Diante disso, o estudo busca responder à seguinte questão norteadora: De que maneira os órgãos oficiais como, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Educação e Instituição de Ensino Superior (IES) têm criado dispositivos legais para assegurar a implementação de políticas e planejamento linguísticos no sentido de revitalização, projeção e respeito de línguas ditas minoritárias como as africanas e indígenas na escola e no cenário geopolítico? Como sabemos, a importância desta pesquisa se justifica por trazer à baila as relações de poder que perpassam por essa taxonomia de línguas minoritárias x majoritárias e sua importância científica por ser um estudo inegável como forma de reparação pelo processo de escravização, marginalização e apagamento de povos africanizados e indígenas desde o início da colonização portuguesa. Assim, metodologicamente, esta investigação se apresenta como pesquisa qualitativa, cuja abordagem é revisão sistemática da literatura. Ancorada nos pressupostos teórico-metodológico de Calvet (2002; 2007) e Lucchesi (2006, 2009); Petter (2006/2007); Lopes (2008, 2013) e Petter (2007), esta investigação procura contribuir para alargar os horizontes analíticos desta proposta como eixo central de promoção e valorização das línguas ditas minoritárias no escopo da geossociolinguística e da política linguística e sua gestão. Assim, os dados revelam que as línguas minoritárias, sobretudo no que tange a sua valorização, que são muitas, ainda carecem de uma efetivação de políticas educacionais e linguísticas que a coloquem no centro e não na condição de invisibilizada. | por |
| dc.description.abstract | Brazil is a continental country, and it is important to notice that the linguistic variety is a fact. Throughout its history, it can be observed the erasure of people, cultures, identities, and languages and how these elements have attained their current statuses as either majority or minority, such as in the case of African and Indigenous languages, through academic dissemination, particularly via scientific articles. Based on the historical context, the main objective of this research is to analyze the process of promotion and revitalization of the minority languages (Indigenous and African) in Brazil through linguistic policies and emerging (counter)power as instrument of political and ideological affirmation in a globalized world, where the economic value of languages is measured in socio-historical terms. In view of this, the study aims to answer the following guiding question: In what ways have official bodies- such as the Ministry of Foreign Affairs, the Ministry of Education, and Higher Education Institutions (HEIs) developed legal mechanisms to ensure the implementation of language policies and planning aimed at the revitalization, promotion, and respect of so-called minority languages, such as African and Indigenous languages, within schools and in the geopolitical scenario? The research justifies its importance as it raises questions such as the power relations that permeate this taxonomy of minority vs. majority languages and affirms its scientific relevance as a form of reparation for the historical processes of enslavement, marginalization, and erasure of Africanized and Indigenous peoples since the commencement of Portuguese colonization. Thus, in methodological terms, this investigation is considered a qualitative investigation, using a systematic literature review approach. Anchored in the theoretical and methodological frameworks of Calvet (2002; 2007), Lucchesi (2006, 2009), Petter (2006/2007), Lopes (2008, 2013), and Petter (2007), the research aims to broaden the analytical scope of this proposal as a central axis for the promotion and appreciation of minority languages within the fields of geosociolinguistics and Language Policy and its management. As a result, the findings reveal that minority languages-particularly regarding their recognition and appreciation, of which there are many-still lack the implementation of educational and linguistic policies that place them at the center, rather than leaving them marginalized or invisible. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Rônedy Silva (ronedyss@aluno.uespi.br) on 2025-06-25T02:43:43Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 942329 bytes, checksum: 5f87799c94e486d1277c435e16bc6436 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 217223 bytes, checksum: ddeb80605489faf7edfd1a48030f16f7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-25T12:16:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 942329 bytes, checksum: 5f87799c94e486d1277c435e16bc6436 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 217223 bytes, checksum: ddeb80605489faf7edfd1a48030f16f7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-25T12:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 942329 bytes, checksum: 5f87799c94e486d1277c435e16bc6436 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 217223 bytes, checksum: ddeb80605489faf7edfd1a48030f16f7 (MD5) Previous issue date: 2025-06-12 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Políticas Linguísticas | por |
| dc.subject | Línguas Minoritárias | por |
| dc.subject | Línguas Majoritárias | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA | por |
| dc.title | Por uma política linguística no Brasil em defesa do fortalecimento e promoção das línguas indígenas e africanas como minoritárias | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 920,24 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
