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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2015| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Identidade e escrevivência: a vulnerabilidade da mulher negra nos contos "Maria" e "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos" da obra "Olhos d'água" (2014), de Conceição Evaristo |
| Autor: | Brito, Viviane Cardoso de ![]() |
| Primeiro orientador: | Mineiro, Iramí Soares |
| Resumo: | O presente trabalho fundamenta-se na justificativa de que, após a abolição da escravatura em 1888, os negros acreditavam que estariam, enfim, livres. Por mais que não tivessem mais donos, a liberdade foi limitada, como no caso da mulher negra, que saiu da senzala para a casa grande continuando servindo o patrão. Assim, essa pesquisa foi configurada com o objetivo geral de analisar, a partir das falas das personagens dos contos “Maria” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, a vulnerabilidade da mulher negra, como fator determinante da sua formação de identidade revelada através da escrevivência. Como objetivos específicos, propõe-se: analisar a obra Olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo, destacando a fragilidade das personagens Maria e Benícia, explorando os conceitos de identidade e escrevivência no contexto social e histórico; refletindo sobre a vulnerabilidade da mulher negra como obstáculo à sua ascensão social. A metodologia desenvolvida foi de cunho bibliográfica. Inicialmente, o primeiro capítulo dedicou-se à apresentação da escritora Conceição Evaristo. Com ênfase em sua trajetória de vida e atuação profissional, bem como à introdução da obra Olhos d’água (2014), que constitui o objeto de análise deste estudo. Em seguida, o segundo capítulo analisa dois contos da obra Olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo, destacando a valorização da individualidade e da memória vivida de Maria e Benícia. Por fim, o terceiro capítulo discute a vulnerabilidade social e suas implicações, evidenciando como ela dificulta a ascensão da mulher negra a partir das falas e ações das personagens analisadas. Utiliza-se como aporte teórico Barros; Balisa (2017), Cortês (2018), Cuti (2010), Cruz (2020), Figueiredo; Pinto (2013), Gonzales (2019), Hall (2003), Montgomery (1997), Pereira; Lisboa (2019), Ribeiro (2017), Santos; Silva (2022), Silva (2023), Scott (2018), Vasconcelos (2022), Viana (2021), Zinani (2006) e entre outros. Após a análise, se observou que Conceição Evaristo, por meio da escrevivência na Literatura Afro-brasileira, busca valorizar a resistência da comunidade negra e desconstruir estereótipos sociais, evidenciando que escrever é um ato de narrar vivências coletivas marcadas por dores e conquistas, como exemplificado nos contos de Olhos d’água (2014). |
| Abstract: | This study is based on the justification that, after the abolition of slavery in 1888, Black people believed they would finally be free. Although they no longer had owners, their freedom was limited—especially in the case of Black women, who, despite leaving the slave quarters, continued to serve their masters in the big house. Thus, this research was developed with the general objective of analyzing, through the speeches of the characters in the short stories “Maria” and “Zaíta forgot to put away the toys,” the vulnerability of Black women as a determining factor in the construction of their identity, as revealed through the concept of escrevivência. As specific objectives, this study proposes: to analyze the work Olhos d’água (2014), by Conceição Evaristo, highlighting the fragility of the characters Maria and Benícia; to explore the concepts of identity and escrevivência in their social and historical context; and to reflect on the vulnerability of Black women as an obstacle to their social mobility.The adopted methodology is bibliographical in nature. Initially, the first chapter is dedicated to presenting the writer Conceição Evaristo, with an emphasis on her life path and professional work, as well as an introduction to the book Olhos d’água (2014), which serves as the object of analysis in this study. Next, the second chapter analyzes two short stories from Olhos d’água (2014), by Conceição Evaristo, highlighting the importance of individuality and lived memory in the characters Maria and Benícia. Finally, the third chapter discusses social vulnerability and its implications, showing how it hinders the social advancement of Black women, based on the words and actions of the characters analyzed. Theoretical support includes works by Barros and Balisa (2017), Cortês (2018), Cuti (2010), Cruz (2020), Figueiredo and Pinto (2013), Gonzales (2019), Hall (2003), Montgomery (1997), Pereira and Lisboa (2019), Ribeiro (2017), Santos and Silva (2022), Silva (2023), Scott (2018), Vasconcelos (2022), Viana (2021), Zinani (2006), among others. After the analysis, it was observed that Conceição Evaristo, through escrevivência in Afro-Brazilian literature, seeks to value the resistance of the Black community and to deconstruct social stereotypes, showing that writing is an act of narrating collective experiences marked by pain and achievements, as exemplified in the short stories of Olhos d’água (2014). |
| Palavras-chave: | Literatura Afrodescendente Identidade Escrevivência Vulnerabilidade Social Mulher Negra |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | BRITO, Viviane Cardoso. Identidade e escrevivência: a vulnerabilidade da mulher negra nos contos "Maria" e "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos" da obra "Olhos D'água" (2014), de Conceição Evaristo. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2015 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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