Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Priscila de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Josimar Alcantara de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Josimar Alcantara de-
dc.contributor.referee2Silva, Domingos Sávio Jacinto e-
dc.contributor.referee3Carvalho, Fabrício Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-30T11:52:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOURA, Priscila de Oliveira. A percepção da ética profissional contábil e sua relação com o cliente: um estudo prático no município de Pajeú do Piauí. 2025. 53 f. Monografia ( Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2039-
dc.description.resumoA ética profissional constitui um dos pilares fundamentais para a construção de relações de confiança no ambiente contábil, especialmente em contextos onde há escassez de profissionais qualificados. Este estudo tem como objetivo avaliar a aplicação da ética profissional contábil e sua relação com o cliente, por meio de um estudo prático (empírico) realizado no município de Pajeú do Piauí. A pesquisa baseia se na premissa de que a ética é essencial para garantir a credibilidade, a transparência e a confiança nas relações entre contadores e empresários. Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, envolvendo a aplicação de questionários a empresas do setor comercial local, além de embasamento teórico fundamentado em autores como Chiavenato, Marion, Vasquez, bem como nas diretrizes do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). Os resultados demonstram que a maioria dos profissionais contábeis é percebida como ética e transparente, contribuindo significativamente para a segurança das decisões empresariais. No entanto, foram identificadas situações pontuais de condutas inadequadas, como falhas na orientação técnica e sugestões de práticas ilegais, o que reforça a necessidade de formação continuada e fiscalização mais rigorosa. Conclui-se que a ética, além de valor moral, representa um diferencial competitivo e é indispensável à valorização da profissão contábil.por
dc.description.abstractProfessional ethics constitute one of the fundamental pillars for building trust-based relationships in the accounting field, especially in contexts where there is a shortage of qualified professionals. This study aims to assess the application of professional accounting ethics and its relationship with clients through an empirical study conducted in the city of Pajeú do Piauí. The research is grounded in the premise that ethics are essential for ensuring credibility, transparency, and trust in relationships between accountants and business owners. A quali-quantitative approach was adopted, involving the administration of questionnaires to companies in the local commercial sector, along with a theoretical framework based on authors such as Chiavenato, Marion, and Vasquez, as well as the guidelines of the Code of Professional Ethics for Accountants (CEPC). The results demonstrate that most accounting professionals are perceived as ethical and transparent, contributing significantly to the reliability of business decisions. However, specific instances of inappropriate conduct were identified, such as deficiencies in technical guidance and the suggestion of illegal practices, reinforcing the need for ongoing training and stronger oversight. It is concluded that ethics, beyond being a moral value, represents a competitive advantage and is indispensable for enhancing the value of the accounting profession.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Moura (prisciladeoliveiram@aluno.uespi.br) on 2025-06-28T01:45:14Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1069607 bytes, checksum: 4ed7687a151a478eb90b9a6463743ee5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 160184 bytes, checksum: 6c02e1d5e32d809682a770e77d386951 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-06-30T11:52:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1069607 bytes, checksum: 4ed7687a151a478eb90b9a6463743ee5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 160184 bytes, checksum: 6c02e1d5e32d809682a770e77d386951 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T11:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1069607 bytes, checksum: 4ed7687a151a478eb90b9a6463743ee5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 160184 bytes, checksum: 6c02e1d5e32d809682a770e77d386951 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉtica Profissionalpor
dc.subjectContabilidadepor
dc.subjectRelacionamento com o Clientepor
dc.subjectTransparênciapor
dc.subjectPajeú do Piauípor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA percepção da ética profissional contábil e sua relação com o cliente: um estudo prático no município de Pajeú do Piauípor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.