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dc.creatorAssunção, Crislane da Conceição Alves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0875987638281369por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Fabrício Flores-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138025734542018por
dc.contributor.referee1Santos, Silvana Maria Pantoja dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780498844139228por
dc.contributor.referee2Magalhães, Maria do Socorro Rios-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481877911838749por
dc.date.accessioned2025-06-30T15:11:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Crislane da Conceição Alves. Entre fragmentos: a construção identitária das personagens em "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardoso. 2025. 67 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2049-
dc.description.resumoCrônica da Casa Assassinada (1959) do mineiro Lúcio Cardoso, compõe, de maneira singular, as grandes obras renomadas da literatura brasileira. O romance é formado de diferentes gêneros narrativos que evocam a memória, escritos de forma não linear por diferentes e enigmáticas personagens, as quais utilizam suas próprias vozes para narrar tanto sobre si mesmas quanto sobre o outro. Essa construção leva o leitor a refletir tanto sobre a técnica da fragmentação quanto sobre a elaboração das identidades. Diante disso, objetiva-se investigar de que forma a estrutura fragmentada do romance Crônica da Casa Assassinada contribui para a construção das identidades das personagens. A análise possui a abordagem qualitativa e objetivo explicativo, cujo propósito é revisitar conceitos e ideias, além de aprofundar pesquisas realizadas por outros autores. Para tanto, recorre-se a pesquisas bibliográficas, utilizando artigos e livros de autores como Andrade (2007), Barthes (2007) e Fisher (1959) essenciais para compreender a técnica da fragmentação; Bakhtin (2005) fundamental para apreensão dos conceitos de dialogismo e polifonia; e Cândido (1976), Candau (2016) e Silva (2017) cujos estudos sobre a construção de personagens na literatura brasileira fornecem as bases teóricas para analisar as identidades fragmentadas na obra cardosiana. Os resultados demonstram que a fragmentação transcende a superestrutura da obra, atingindo profundamente a constituição das identidades das personagens, moldadas não somente pelo olhar fragmentado do outro, mas também pela fragmentação interna de seus próprios pensamentos. Conclui-se que a estrutura descontínua da obra não é mero recurso estilístico, mas instrumento essencial para a construção das identidades das personagens, espelhando sua complexidade psicológica e conflitos internos. Através da justaposição de vozes dissonantes (polifonia), da ruptura temporal e da oposição entre o individual e coletivo, Cardoso materializa a natureza fraturada do "eu". Assim, Crônica da Casa Assassinada é uma importante obra literária que auxilia a compreender o ser humano como um ser multifacetado e em permanente embate consigo mesmo e com o mundo.por
dc.description.abstractCrônica da Casa Assassinada (1959), del escritor Lúcio Cardoso, que nació en el estado de Minas Gerais, se destaca como una de las obras más singulares y renombradas de la literatura brasileña. La novela está compuesta por diferentes géneros narrativos que evocan la memoria, escritos de forma no lineal por diversos y enigmáticos personajes, quienes utilizan sus propias voces para narrar tanto sobre sí mismos como sobre los demás. Esta construcción lleva al lector a reflexionar tanto sobre la técnica de la fragmentación como sobre la elaboración de las identidades. Ante esto, el objetivo de este estudio es investigar de qué manera la estructura fragmentada de Crônica da Casa Assassinada contribuye a la construcción de las identidades de los personajes. El análisis sigue un enfoque cualitativo y explicativo, cuyo propósito es revisitar conceptos e ideas, además de profundizar en investigaciones realizadas por otros autores. Para ello, se recurre a una investigación bibliográfica, utilizando artículos y libros de autores como Andrade (2007), Barthes (2007) y Fisher (1959), esenciales para comprender la técnica de la fragmentación; Bakhtin (2005), fundamental para la comprensión de los conceptos de dialogismo y polifonía; y Cândido (1976), Candau (2016) y Silva (2017), cuyos estudios sobre la construcción de personajes en la literatura brasileña proporcionan las bases teóricas para analizar las identidades fragmentadas en la obra cardosiana. Los resultados demuestran que la fragmentación trasciende la superestructura de la obra, afectando profundamente la constitución de las identidades de los personajes, moldeadas no solo por la mirada fragmentada del otro, sino también por la fragmentación interna de sus propios pensamientos. Se concluye que la estructura discontinua de la obra no es un mero recurso estilístico, sino una herramienta esencial para la construcción de las identidades, reflejando su complejidad psicológica y sus conflictos internos. A través de la yuxtaposición de voces disonantes (polifonía), la ruptura temporal y la oposición entre lo individual y lo colectivo, Cardoso materializa la naturaleza fracturada del "yo". Así, Crônica da Casa Assassinada se consolida como una obra literaria fundamental para comprender al ser humano como un ente multifacético, en constante conflicto consigo mismo y con el mundo.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Crislane Assunção (crislanedaconceicaoalvesa@aluno.uespi.br) on 2025-06-27T19:40:51Z No. of bitstreams: 1 TCC CRISLANE FINALIZADO COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf: 1349336 bytes, checksum: 9962de0c4c899f33a68b165f3a559a58 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. RETIRE AS ASSINATURAS FÍSICAS DO TCC; 2. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 3. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-06-30T11:34:38Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Crislane Assunção (crislanedaconceicaoalvesa@aluno.uespi.br) on 2025-06-30T13:45:35Z No. of bitstreams: 2 TCC CRISLANE.pdf: 1184457 bytes, checksum: a34209653dd3d3f2e8e39191d805865b (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1).pdf: 126957 bytes, checksum: 90520556c692f09c5540031c35300075 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T15:11:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC CRISLANE.pdf: 1184457 bytes, checksum: a34209653dd3d3f2e8e39191d805865b (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1).pdf: 126957 bytes, checksum: 90520556c692f09c5540031c35300075 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.relation.referencesANDRADE, Maria Luzia Oliveira. A FRAGMENTAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO: UM ARTIFÍCIO DA MEMÓRIA? Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 4, 2013. ANDRADE, Maria Luzia Oliveira. A MEMÓRIA NA FICÇÃO DE FRANCISCO DANTAS: cenas da narrativa e do narrador pós-moderno. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. BACHELARD, G. “Capítulo I – A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana”. In: A Poética do Espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Martins Fontes, 1993. pp. 199-221. BARTHES, Roland. Crítica e verdade / Roland Barthes; [tradução Leyla Perrone-Moisés], — São Paulo: Perspectiva, 2007. — (Debates; 24 / dirigida por J. Guinsburg). BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo, Brasiliense, 1984, Col. Elogio da Filosofia, trad., apresentação e notas de Sérgio Paulo Rouanet. BEZERRA, Paulo; BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2016. CANDAU, Joel. Memória e identidade I Joel Candau ; tradução Maria Lecicia Ferreira. - !. ed., 3ª reimpressão. - São Paulo : Contexto, 2016. CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, A.; PRADO, Décio de A.; GOMES, Paulo E. S. A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva, 1987. CARDOSO, Lúcio. Crônica da Casa Assassinada / Lúcio Cardoso ; posfácio Chico Felitti. – 1° ed. – São Paulo : Companhia das Letras, 2021. COSTA, Marcos Antônio F. da. Projeto de Pesquisa : entenda e faça / Marco Antônio F. da Costa, Maria de Fátima Barrozo da Costa. 6. Ed. – Petropois, RJ : Vozes, 2015. Ed. Lisboa: Vega, 1995. FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1959. FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, mar./maio 2002. GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Tradução de Fernando Cabral Martins. 3.ª GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002 GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n 2, p. 57-63, Abril 199567 JUNIOR, Arnaldo Franco. Operadores de leitura na narrativa. In: BONNICI, Thomas. ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2ª Ed, Maringá: Eduem, 2009. p. 33-35. JUNIOR, Luiz Antonio da Cruz. Entre ruínas, estilhaços e silêncios: uma leitura de Crônica da casa assassinada. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018. MARCUZZO, Patrícia. Diálogo inconcluso: os conceitos de dialogismo e polifonia na obra de Mikhail Bakhtin. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 36, p. 2-10, jun. 2008. MATIAS, Keidy Narelly Costa. Introdução à modernidade”: notas sobre os conceitos de modernidade e modernismo em Henri Lefebvre. Revista de História da UEG - Porangatu, v. 7, n. 2, p. 241-249, jul./dez. 2018. MESQUITA, Samira Nahid de. O enredo. São Paulo, Ática, 1986. (Série Princípios, 36) MINAYO, M. C. de S, (Org.) Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade, 22 ed. Rio de Janeiro: p. 16-18, Vozes, 2003. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. PONTIERI, Regina. Roland Barthes e a escrita fragmentária. Língua e Literatura, São Paulo, (17): 81-98, 1989. ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto. São Paulo: Perspectiva, 1996. RUSSELL, Bertrand. O poder: uma nova análise social. Trad. Rubens. Gomes de Souza. São Paulo. SCHAEFER, Sérgio. Dialogismo, polifonia e carnavalização em Dostoiévski. Bakhtiniana, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 194-209, ago./dez. 2011.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrônica da Casa Assassinadapor
dc.subjectFragmentação Narrativapor
dc.subjectIdentidade das Personagenspor
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleEntre fragmentos: a construção identitária das personagens em "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardosopor
dc.title.alternativeBetween fragments: the identity construction of the characters in "Chronicle of the Murdered House", by Lúcio Cardosoeng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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