| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2070| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | O uso de lapbook para o ensino do eletromagnetismo |
| Autor: | Barreto, Maria Ruth da Silva Dias |
| Primeiro orientador: | Costa, Nadja Vieira |
| Resumo: | O ensino do eletromagnetismo exige abordagens lúdicas que possam conectar o conteúdo à realidade dos alunos, pois esta é uma área da física conhecida como abstrata e complexa para os estudantes, apesar de estar presente no dia a dia. Diversas pesquisas identificam que o modelo de ensino tradicional, excessivamente focado em teorias e fórmulas, falha em estimular os alunos em promover uma compreensão contextualizada das aplicações práticas do eletromagnetismo, o resultado é desmotivação e dificuldades de aprendizagem, conforme demonstrado pela literatura existente. Diante do cenário exposto, este estudo explora o potencial das metodologias ativas e lúdicas para melhorar o ensino do eletromagnetismo, destacando o uso de lapbooks como uma alternativa eficaz, que promove um aprendizado mais visual, interativo e significativo. A metodologia desta pesquisa envolveu o desenvolvimento de dois modelos de lapbooks, um mais simples e outro mais elaborado, tendo como objetivo demonstrar a acessibilidade e potencial lúdico da ferramenta. Por mais que não tenham sido aplicados em sala de aula, nessa etapa, a criação dos lapbooks evidenciou a facilidade e o caráter envolvente do processo, incentivando a pesquisa e a construção autônoma do conhecimento por parte de quem estará desenvolvendo. Os resultados indicam que a literatura científica reforça a persistência dos desafios no ensino de física, especialmente em conceitos abstratos. A experiência de produção dos lapbooks demonstrou seu potencial lúdico e a capacidade de engajar o estudante na construção do próprio entendimento do conteúdo. Conclui-se que os lapbooks representam um recurso pedagógico promissor para tornar o ensino do eletromagnetismo mais dinâmico, visualmente atraente e relevante para os alunos, contribuindo para superar as barreiras do ensino tradicional e promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. |
| Abstract: | The teaching of electromagnetism requires playful approaches that can connect the content to students' reality, as this is an area of physics known to be abstract and complex for students, despite being present in everyday life. Several studies identify that the traditional teaching model, excessively focused on theories and formulas, fails to stimulate students and promote a contextualized understanding of the practical applications of electromagnetism. The result is demotivation and learning difficulties, as demonstrated by the existing literature. Given this scenario, the study explores the potential of active and playful methodologies to improve the teaching of electromagnetism, highlighting the use of lapbooks as an effective alternative that promotes more visual, interactive, and meaningful learning. The methodology of this research involved the development of two lapbook models, one simpler and one more elaborate, aiming to demonstrate the accessibility and playful potential of the tool. Although they were not applied in the classroom at this stage, the creation of the lapbooks highlighted the ease and engaging nature of the process, encouraging research and autonomous knowledge construction by those who develop them. The results indicate that the scientific literature reinforces the persistence of challenges in physics teaching, especially regarding abstract concepts. The experience of producing the lapbooks confirmed their playful potential and ability to engage students in building their own understanding of the content. It is concluded that lapbooks represent a promising pedagogical resource for making the teaching of electromagnetism more dynamic, visually appealing, and relevant to students, contributing to overcoming the barriers of traditional teaching and promoting more meaningful and enjoyable learning. |
| Palavras-chave: | Metodologias Ativas Lapbooks Lúdico Eletromagnetismo |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Física |
| Citação: | BARRETO, Maria Ruth da Silva Dias. O uso de lapbook para o ensino do eletromagnetismo. 2025. 29 f. Artigo (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2070 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
