Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mariza Ribeiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001292887346964por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521550176506088por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521550176506088por
dc.contributor.referee2Nascimento, Nilzene-
dc.contributor.referee3Cunha, Suelane-
dc.date.accessioned2025-07-02T13:03:48Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Mariza Ribeiro da. Identidade profissional do professor: uma análise da responsabilidade social institucional na formação inicial de docentes. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2092-
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de investigar como a responsabilidade social institucional de uma IES pública pode contribuir para o desenvolvimento e da identidade profissional do professor em formação, tendo como ponto de referência o curso de Pedagogia. Adotamos a abordagem qualitativa, e a utilização de duas técnicas de coleta de dados: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Universidade Estadual do Piauí – Campus Jesualdo Cavalcanti, na seção que trata do perfil do egresso, e entrevistas semiestruturada com docentes e egressos do curso de Pedagogia. A pesquisa evidencia que, embora existam ações voltadas à ética, à pesquisa e ao compromisso social, ainda há desafios relacionados à integração entre teoria e prática, à valorização da gestão educacional e à consolidação da cultura de pesquisa. Os dados revelam, também, que o desenvolvimento da identidade docente está, em alta medida, relacionado à responsabilidade social das instituições formadoras, o que requer práticas coerentes, políticas institucionais articuladas e participação ativa de todos os sujeitos envolvidos. Concluímos que a formação docente precisa ultrapassar a dimensão técnica e avançar nos valores éticos, sociais e políticos, formando professores capazes de atuar de forma crítica e transformadora no campo profissional. Dessa forma, a responsabilidade social institucional deixa de ser um conceito abstrato e passa a integrar efetivamente a formação do pedagogo, fortalecendo sua identidade profissional e seu compromisso com a educação pública de qualidade.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate how the institutional social responsibility of a public higher education institution can contribute to the development and professional identity of teachers in training, using the Pedagogy course as a reference point. We adopted a qualitative approach and used two data collection techniques: documentary analysis of the Pedagogical Course Project (PPC) of the State University of Piauí - Jesualdo Cavalcanti Campus, in the section dealing with the graduate profile, and semi-structured interviews with teachers and graduates of the Pedagogy course. The research shows that, although there are actions focused on ethics, research and social commitment, there are still challenges related to the integration of theory and practice, the valorization of educational management and the consolidation of the research culture. The data also reveal that the development of teacher identity is, to a large extent, related to the social responsibility of the training institutions, which requires coherent practices, articulated institutional policies and active participation of all the subjects involved. We conclude that teacher training needs to go beyond the technical dimension and incorporate ethical, social and political values, training teachers capable of acting critically and transformatively in the professional field. In this way, institutional social responsibility ceases to be an abstract concept and becomes an effective part of the education of educators, strengthening their professional identity and their commitment to quality public education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariza Ribeiro da Silva (marizasilva@aluno.uespi.br) on 2025-07-02T04:25:04Z No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 844414 bytes, checksum: fcc75815e1e00a7717ecdc1f85f6a64c (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 194583 bytes, checksum: a958a9f68ce77bd51098a990b9a7f411 (MD5) FOLHA DE ROSTO COMPLETA.pdf: 604630 bytes, checksum: 0fa1a74d6a242b1177449d999609510e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-02T13:03:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 844414 bytes, checksum: fcc75815e1e00a7717ecdc1f85f6a64c (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 194583 bytes, checksum: a958a9f68ce77bd51098a990b9a7f411 (MD5) FOLHA DE ROSTO COMPLETA.pdf: 604630 bytes, checksum: 0fa1a74d6a242b1177449d999609510e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T13:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMPLETO.pdf: 844414 bytes, checksum: fcc75815e1e00a7717ecdc1f85f6a64c (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 194583 bytes, checksum: a958a9f68ce77bd51098a990b9a7f411 (MD5) FOLHA DE ROSTO COMPLETA.pdf: 604630 bytes, checksum: 0fa1a74d6a242b1177449d999609510e (MD5) Previous issue date: 2025-06-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade Docentepor
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectResponsabilidade Socialpor
dc.subjectInstituição de Ensino Superiorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIdentidade profissional do professor: uma análise da responsabilidade social institucional na formação inicial de docentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso.pdf824,62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.