Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE : [20] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Saberes e práticas docentes na educação do aluno com transtorno do espectro autista (TEA): desafios, formação e possibilidades - uma revisão bibliográfica
O estudo investiga as dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral deste artigo é investigar acerca de saberes e práticas docentes na educação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a perspectiva da literatura. Os objetivos específicos incluem: compreender em que consiste o Transtorno do Espectro Autista; analisar as concepções e bases legais sobre o Transtorno do Espectro Autista entre os...
O impacto da Lei 10.639/03 na promoção da identidade e autoestima em alunos negros
Este artigo destaca a relevância da Lei n.º 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatório o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para a promoção da identidade e autoestima dos estudantes negros na Educação Básica. O assunto é relevante, pois a educação é considerada um instrumento fundamental no enfrentamento ao preconceito racial e na promoção da justiça social. O objetivo geral é...
Educação em direitos humanos: vivências LGBTQIAPN+
O presente trabalho disserta sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) na promoção da igualdade e o respeito à diversidade, com foco na comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil. Com o ensejo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Constituição de 1988, a dignidade e a igualdade de todos são princípios garantidos, mas ainda sistematicamente violados, tornando a EDH essencial para fomentar a consciência individual. Para isso, propõese compreender o processo histórico da EDH e do...
Accountability na educação e sua presença na avaliação educacional: em foco o SAEB e o SAEPI
A accountability na educação refere-se à responsabilização e prestação de contas das escolas, docentes e comunidade escolar, mediante os resultados obtidos nas avaliações externas. O estudo tem como objetivo identificar a presença de accountability na educação, tendo como referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). A metodologia foi a abordagem qualitativa, com levantamento e análise teórica e documental em sites ofici...
A gestão democrática e contribuições do grêmio estudantil
A implantação de um grêmio estudantil se apresenta como uma estratégia fundamental para promover a cidadania, o protagonismo juvenil e a construção de um ambiente escolar mais democrático e participativo. A pesquisa se propõe a investigar como a criação de grêmios estudantis pode impactar a gestão escolar e a formação de uma cultura de participação entre os alunos. O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância dos grêmios estudantis para a gestão escolar democrática. E os objet...
A dança no contexto da educação infantil
O referente artigo aborda a dança no contexto da Educação Infantil e o desenvolvimento psicomotor. Nesta circunstância, explorar, aprofundar e investigar é um processo que vai incentivar, através deste trabalho, futuras pesquisas e práticas pedagógicas em sala de aula. O objetivo geral do estudo é: compreender as contribuições da dança no contexto escolar quando utilizada como ferramenta pedagógica, para o desenvolvimento psicomotor. Essa pesquisa foi realizada durante o período de Estági...
Evasão escolar: um estudo de caso com alunos da EJA na escola municipal João Benicio Magalhães na localidade Riacho Grande em Corrente-Pi
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal analisar os fatores que contribuem para a evasão escolar de alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal João Benício Magalhães, localizada em Riacho Grande, Corrente, Piauí. A pesquisa busca identificar as principais causas desse problema e propor possíveis soluções para a sua minimização. A metodologia utilizada neste estudo foi delineada com uma abordagem qualitativa, envolvendo a aplicação de entrevistas...
Família e escola: Parceria indispensável para uma educação de qualidade
A educação tem sido entendida como uma responsabilidade exclusiva da escola. Entretanto, essa visão tem se modificado ao longo dos anos quando as famílias têm sido convidadas para fazerem parte do processo educacional dos seus filhos. O estudo tem como objetivo geral analisar a importância da parceria entre escola e família para o sucesso na educação. Os objetivos específicos incluem: reconhecer a importância da participação da família no acompanhamento escolar dos filhos; compreender...
Violência escolar na educação infantil: conceitos, fatores contribuintes, consequências e políticas de prevenção
A violência escolar é uma realidade presente em muitas escolas do Brasil, inclusive na Educação Infantil. Apesar de parecerem pequenos os conflitos nessa fase, eles podem gerar impactos sérios no desenvolvimento das crianças. Esta pesquisa tem como objetivo compreender sobre o fenômeno da violência escolar no âmbito da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: compreender conceitos e definições de violência escolar; identificar causas e fatores contribuintes para o fenômeno d...
Inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental inicial: um estudo de caso nas escolas municipais de Corrente-PI
O presente estudo aborda a inclusão educacional de crianças com deficiência no Ensino Fundamental I, com foco em docentes das instituições municipais de Corrente-PI. A pesquisa parte da distinção entre os conceitos de inclusão e integração, conforme discutido na fundamentação teórica, e busca compreender se as práticas adotadas pelas instituições refletem os princípios da educação inclusiva ou se se limitam à presença física dos alunos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, a qual possibilita ...
Inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental inicial: um estudo de caso nas escolas municipais de Corrente-PI
O presente estudo aborda a inclusão educacional de crianças com deficiência no Ensino Fundamental I, com foco em docentes das instituições municipais de Corrente-PI. A pesquisa parte da distinção entre os conceitos de inclusão e integração, conforme discutido na fundamentação teórica, e busca compreender se as práticas adotadas pelas instituições refletem os princípios da educação inclusiva ou se se limitam à presença física dos alunos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, a qual possibilita ...
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): contribuições na retroalimentação da qualidade educacional ou mecanismo de responsabilização?
O presente trabalho é fruto de pesquisas oriundas da edição 2024/2025 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), com foco na avaliação institucional e qualidade educacional. O objetivo é compreender o debate acerca da temática envolvendo avaliação, resultados educacionais e qualidade da educação ancorado em aproximações teórico-práticas no campo da gestão educacional, tendo como corpus de análise a gestão de redes municipais de ensino no estado do Piauí. A metod...
Jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor da criança
Os jogos e as brincadeiras são utilizados para estimular o ensino e a aprendizagem, uma vez que são ferramentas pedagógicas que facilitam esse processo. Implica dizer que jogos e brincadeiras são recursos eficazes que permitem aos alunos aprenderem de forma mais prática e divertida. O uso responsável e criativo desses recursos transforma o ambiente escolar em um espaço colaborativo. Este estudo tem como objetivo geral: compreender o que torna os jogos e as brincadeiras ferramentas ped...
O papel do pedagogo em espaços não escolares: desafios e características de atuação em hospitais
O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e as possibilidades de atuação do pedagogo no ambiente hospitalar e as contribuições das atividades pedagógicas para o bem-estar do paciente. Os objetivos específicos são: identificar o papel do pedagogo na continuidade dos estudos de crianças e adolescentes hospitalizados; reconhecer o perfil do pedagogo e suas metas para atuar na pedagogia hospitalar; discutir as características do espaço pedagógico hospitalar. A pesquisa caracterizou-se ...
A arte na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança
Promover a arte na Educação Infantil é possibilitar o pleno desenvolvimento do ser humano, tendo em vista que a arte é uma importante área de conhecimento e uma forma de linguagem que possibilita o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo, além de permitir que a criança tenha liberdade para criar, imaginar e se expressar. O ensino de atividades artísticas dentro do ambiente escolar é um importante recurso para explorar o potencial e a criatividade, pois é um processo pelo qual as crianças po...
A afetividade na infância e a escolarização da criança: marcos legais na educação infantil no Brasil após a LDB n.º 9.394/1996
A infância, enquanto construção social, passou por profundas transformações ao longo da história. Inicialmente percebida como uma fase de menor relevância, as crianças eram vistas como pequenos adultos, desprovidos de direitos e de necessidades específicas. No intento de melhor desenvolver esta temática, este trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de construção do conceito de afetividade na infância, situando o papel da escola e da família para a tomada de consciência quanto ...
A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral compreender como a formação dos professores podem ajudar na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que alcançar este objetivo foram definidos como objetivos específicos: refletir sobre as concepções do Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da legislação; identificar as dificuldades e desafios desses professores diante do contexto escolar; analisar as percepções dos professores sobre o imp...
Formação continuada de professores na educação do campo
A presente pesquisa faz parte da formação continuada de professores que atuam na Educação do Campo, considerando as especificidades culturais, sociais e estruturais das comunidades rurais. Com objetivo de entender as necessidades de formação desses profissionais; compreender as políticas de formação docente no âmbito da educação do campo; identificar os desafios enfrentados pelos docentes no contexto rural; a pesquisa possui a abordagem qualitativa, com o procedimento metodológico d...
Identidade profissional do professor: uma análise da responsabilidade social institucional na formação inicial de docentes
Este estudo tem o objetivo de investigar como a responsabilidade social institucional de uma IES pública pode contribuir para o desenvolvimento e da identidade profissional do professor em formação, tendo como ponto de referência o curso de Pedagogia. Adotamos a abordagem qualitativa, e a utilização de duas técnicas de coleta de dados: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Universidade Estadual do Piauí – Campus Jesualdo Cavalcanti, na seção que trata do perfil do egresso...
Eficiência de alimentação e ruminação do comportamento ingestivo de bezerros de corte oriundos de vacas com suplementação injetável
Dentro do conceito de programação fetal, a vitamina b12 tem um grande potencial de surtir efeito e aumentar a eficiência dos bezerros, por se tratar de um constituinte que atua no metabolismo de ácidos nucleicos, proteínas, gorduras, carboidratos, e propionato, se apresentando como um possível candidato nos estudos tocante ao aumento da eficiência dos bovinos. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo a primeira fase a suplementação das matrizes, e a segunda fase, a fase de cria das proles...
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