Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Giovanna Letícia Miranda de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390300299980527por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Luana de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4157370949686869por
dc.contributor.referee1Monteiro, Luana de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4157370949686869por
dc.contributor.referee2Ykeda, Daisy Satomi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3296037819673589por
dc.contributor.referee3Silva, Janaína de Moraes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5868860642668768por
dc.date.accessioned2025-07-02T15:18:58Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Giovanna Letícia Miranda. Percepções, engajamento e competências em formação para a Fisioterapia Baseada em Evidências. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2100-
dc.description.resumoIntrodução: Estudos destacam a importância da Fisioterapia Baseada em Evidência (FBE) tanto na formação acadêmica quanto na prática clínica, para mitigar problemas atuais de fisioterapeutas, como desafios quanto à compreensão de dados estatísticos e a falta de treinamento adequado. O entendimento sobre a FBE de forma eficaz, desde a graduação, é crucial para garantir uma prática clínica reflexiva e baseada em evidências científicas, reconhecendo essa prática como essencial para a atuação profissional. Objetivo: Avaliar as Percepções, o Engajamento acadêmico e as Competências em Formação para a FBE entre os acadêmicos de fisioterapia de uma instituição pública. Métodos: 65 acadêmicos de fisioterapia (sexto ao décimo período) de uma universidade pública foram avaliados através de questionários autorais e do Teste Modificado de Fresno. Resultados: Estudantes dos períodos iniciais relataram maior percepção sobre estrutura e estatística, além de maior Engajamento com pesquisa. No entanto, os escores do Teste de Fresno não diferiram significativamente entre os períodos. O tempo foi a principal barreira apontada, sobretudo nos períodos finais. Discussão: Os achados sugerem que percepção subjetiva não reflete, necessariamente, competência real. A formação em FBE exige mais do que disciplinas isoladas: requer integração contínua, metodologias ativas e estímulo à metacognição. Além disso, destaca-se a necessidade de repensar o currículo para alinhar ensino teórico e prática clínica com o raciocínio científico. Conclusão: A presença da FBE na grade curricular não garante domínio prático. É necessário integrá-la de forma transversal e contínua, com metodologias ativas e estímulo à reflexão crítica para formar fisioterapeutas mais preparados e conscientes.por
dc.description.abstractIntroduction: Studies highlight the importance of Evidence-Based Physiotherapy (EBP) in both academic training and clinical practice to mitigate current problems of physiotherapists, such as challenges in understanding statistical data and lack of adequate training. Effectively understanding EBP, since undergraduate studies, is crucial to ensure reflective clinical practice based on scientific evidence, recognizing this practice as essential for professional performance. Objective: To evaluate the perceptions, academic engagement, and skills in EBP Training among physiotherapy students at a public institution. Methods: 65 physiotherapy students (sixth to tenth period) from a public university were evaluated through authorial questionnaires and the Modified Fresno Test. Results: Students in the early periods reported greater perception of structure and statistics, in addition to greater engagement with research. However, Fresno Test scores did not differ significantly between periods. Time was the main barrier pointed out, especially in the final periods. Discussion: The findings suggest that subjective perception does not necessarily reflect actual competence. Training in FBE requires more than isolated disciplines: it requires continuous integration, active methodologies and encouragement of metacognition. In addition, it is necessary to rethink the curriculum to align theoretical teaching and clinical practice with scientific reasoning. Conclusion: The presence of FBE in the curriculum does not guarantee practical mastery. It is necessary to integrate it in a transversal and continuous manner, with active methodologies and encouragement of critical reflection to train more prepared and aware physiotherapists.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Giovanna Letícia Miranda de Sousa (giovannasousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-01T20:31:56Z No. of bitstreams: 2 Trabalho_Conclusao_Curso_SOUSA-GLM.pdf: 653689 bytes, checksum: 0f53336d92c283be84b980d2fe14d5b0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPIOK.pdf: 197047 bytes, checksum: 1567a7fe781faadc995aa9242cd53ef3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-02T15:18:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Trabalho_Conclusao_Curso_SOUSA-GLM.pdf: 653689 bytes, checksum: 0f53336d92c283be84b980d2fe14d5b0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPIOK.pdf: 197047 bytes, checksum: 1567a7fe781faadc995aa9242cd53ef3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T15:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Trabalho_Conclusao_Curso_SOUSA-GLM.pdf: 653689 bytes, checksum: 0f53336d92c283be84b980d2fe14d5b0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPIOK.pdf: 197047 bytes, checksum: 1567a7fe781faadc995aa9242cd53ef3 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Fisioterapiapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPrática Clínica Baseada em Evidênciapor
dc.subjectConhecimentos, Atitudes e Prática em Saúdepor
dc.subjectEducação Baseada em Competênciaspor
dc.subjectAvaliação Educacionalpor
dc.subjectEstudantes de Ciências da Saúdepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.titlePercepções, engajamento e Competências em formação para a Fisioterapia Baseada em Evidênciaspor
dc.title.alternativePerceptions, engagement and competencies in training for Evidence-Based Physiotherapyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Fisioterapia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.