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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções, engajamento e Competências em formação para a Fisioterapia Baseada em Evidências
Título(s) alternativo(s): Perceptions, engagement and competencies in training for Evidence-Based Physiotherapy
Autor: Sousa, Giovanna Letícia Miranda de 
Primeiro orientador: Monteiro, Luana de Moura
Primeiro membro da banca: Monteiro, Luana de Moura
Segundo membro da banca: Ykeda, Daisy Satomi
Terceiro membro da banca: Silva, Janaína de Moraes
Resumo: Introdução: Estudos destacam a importância da Fisioterapia Baseada em Evidência (FBE) tanto na formação acadêmica quanto na prática clínica, para mitigar problemas atuais de fisioterapeutas, como desafios quanto à compreensão de dados estatísticos e a falta de treinamento adequado. O entendimento sobre a FBE de forma eficaz, desde a graduação, é crucial para garantir uma prática clínica reflexiva e baseada em evidências científicas, reconhecendo essa prática como essencial para a atuação profissional. Objetivo: Avaliar as Percepções, o Engajamento acadêmico e as Competências em Formação para a FBE entre os acadêmicos de fisioterapia de uma instituição pública. Métodos: 65 acadêmicos de fisioterapia (sexto ao décimo período) de uma universidade pública foram avaliados através de questionários autorais e do Teste Modificado de Fresno. Resultados: Estudantes dos períodos iniciais relataram maior percepção sobre estrutura e estatística, além de maior Engajamento com pesquisa. No entanto, os escores do Teste de Fresno não diferiram significativamente entre os períodos. O tempo foi a principal barreira apontada, sobretudo nos períodos finais. Discussão: Os achados sugerem que percepção subjetiva não reflete, necessariamente, competência real. A formação em FBE exige mais do que disciplinas isoladas: requer integração contínua, metodologias ativas e estímulo à metacognição. Além disso, destaca-se a necessidade de repensar o currículo para alinhar ensino teórico e prática clínica com o raciocínio científico. Conclusão: A presença da FBE na grade curricular não garante domínio prático. É necessário integrá-la de forma transversal e contínua, com metodologias ativas e estímulo à reflexão crítica para formar fisioterapeutas mais preparados e conscientes.
Abstract: Introduction: Studies highlight the importance of Evidence-Based Physiotherapy (EBP) in both academic training and clinical practice to mitigate current problems of physiotherapists, such as challenges in understanding statistical data and lack of adequate training. Effectively understanding EBP, since undergraduate studies, is crucial to ensure reflective clinical practice based on scientific evidence, recognizing this practice as essential for professional performance. Objective: To evaluate the perceptions, academic engagement, and skills in EBP Training among physiotherapy students at a public institution. Methods: 65 physiotherapy students (sixth to tenth period) from a public university were evaluated through authorial questionnaires and the Modified Fresno Test. Results: Students in the early periods reported greater perception of structure and statistics, in addition to greater engagement with research. However, Fresno Test scores did not differ significantly between periods. Time was the main barrier pointed out, especially in the final periods. Discussion: The findings suggest that subjective perception does not necessarily reflect actual competence. Training in FBE requires more than isolated disciplines: it requires continuous integration, active methodologies and encouragement of metacognition. In addition, it is necessary to rethink the curriculum to align theoretical teaching and clinical practice with scientific reasoning. Conclusion: The presence of FBE in the curriculum does not guarantee practical mastery. It is necessary to integrate it in a transversal and continuous manner, with active methodologies and encouragement of critical reflection to train more prepared and aware physiotherapists.
Palavras-chave: Prática Clínica Baseada em Evidência
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação Baseada em Competências
Avaliação Educacional
Estudantes de Ciências da Saúde
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Fisioterapia
Citação: SOUSA, Giovanna Letícia Miranda. Percepções, engajamento e competências em formação para a Fisioterapia Baseada em Evidências. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2100
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Fisioterapia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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