Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Diego Sobrinho de-
dc.contributor.advisor1Silva, Brígida Mônica Alves da-
dc.date.accessioned2025-07-03T11:18:52Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARAÚJO, Diego Sobrinho de. O ensino da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 9° ano. 2025. 24 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2112-
dc.description.resumoA oralidade é uma forma de comunicação humana anterior à escrita, sendo no Brasil um reflexo da diversidade linguística do país, embora tradicionalmente a norma padrão escrita tenha sido mais valorizada nas instituições educacionais. No entanto, estudos linguísticos modernos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm promovido a valorização da oralidade, reconhecendo-a como essencial para a cidadania. O objetivo deste trabalho foi analisar o papel da oralidade no ensino da língua portuguesa. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, com análise documental de dois livros didáticos, Telaris Essencial, da Editora Ática, e Português Linguagens, da Editora Saraiva, ambos do 9º ano do Ensino Fundamental, e revisão bibliográfica de autores como Bagno (2022), Bortoni Ricardo (2021), Soares (2017), Marcuschi (2021) e Travaglia (2015). Os resultados indicam que ambos os livros didáticos apresentam propostas robustas para o desenvolvimento da competência oral dos estudantes, alinhadas à BNCC, promovendo fluência verbal, capacidade argumentativa e valorização da diversidade linguística.por
dc.description.abstractOrality is a form of human communication that predates writing and, in Brazil, reflects the country's linguistic diversity. Traditionally, however, the written standard norm has been more valued within educational institutions. Nevertheless, modern linguistic studies and the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) have promoted the recognition of orality as an essential component of citizenship. This study aimed to analyze the role of orality in Portuguese language teaching. Methodologically, it is a qualitative and descriptive research based on document analysis of two 9th-grade textbooks—Telaris Essencial (Editora Ática) and Português Linguagens (Editora Saraiva)—and a literature review of authors such as Bagno (2022), Bortoni-Ricardo (2021), Soares (2017), Marcuschi (2021), and Travaglia (2015). The results indicate that both textbooks offer robust approaches to developing students’ oral communication skills, in line with the BNCC, by fostering verbal fluency, argumentative capacity, and appreciation of linguistic diversity.por
dc.description.provenanceSubmitted by Diego Sobrinho de Araújo (dsobrinhodearaujo@aluno.uespi.br) on 2025-07-02T19:38:40Z No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-DIEGO S. ARAÚJO.pdf: 631176 bytes, checksum: abb8ae9f54235ab948e5f88eca63e3ba (MD5) Termo de Autorização (Diego Sobrinho de Araújo).pdf: 223938 bytes, checksum: d27007f4344c63455cd8944e75cd1c15 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-03T11:18:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-DIEGO S. ARAÚJO.pdf: 631176 bytes, checksum: abb8ae9f54235ab948e5f88eca63e3ba (MD5) Termo de Autorização (Diego Sobrinho de Araújo).pdf: 223938 bytes, checksum: d27007f4344c63455cd8944e75cd1c15 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T11:18:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-DIEGO S. ARAÚJO.pdf: 631176 bytes, checksum: abb8ae9f54235ab948e5f88eca63e3ba (MD5) Termo de Autorização (Diego Sobrinho de Araújo).pdf: 223938 bytes, checksum: d27007f4344c63455cd8944e75cd1c15 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 9° anopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf616,38 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.