Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS : [14] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A construção do espaço psicológico e formação identitária em me chame pelo seu nome
Este trabalho propõe uma leitura sensível do romance Me Chame Pelo Seu Nome, de André Aciman, com foco na formação identitária do protagonista Elio e na construção de um espaço psicológico que reflete seus sentimentos mais profundos. Ao acompanhar o despertar do desejo e as descobertas afetivas vividas por Elio durante um verão transformador, o estudo investiga como os cenários, as memórias e os símbolos presentes na narrativa como a água, os objetos e o silêncio, revelam muito mais do que pa...
Autoritarismo e liberdade em "Era uma vez um tirano", de Ana Maria Machado: um convite emancipador ao imaginário infantil.
Este trabalho propõe analisar as configurações de autoritarismo e de liberdade das relações entre as personagens no horizonte da ditadura militar, presentes na obra Era uma vez um Tirano, de Ana Maria Machado. Na presente obra, personagens utilizam a criatividade como meio de liberdade contra a opressão imposta na sociedade por um personagem tirano, que estabelece várias proibições. Assim, impedindo que os valores democráticos e a liberdade de expressão sejam utilizados, em face da criativida...
Entre palcos e arraiás: a essência literária de Ariano Suassuna no teatro junino do Grupo Cultural Junina Lumiar da Lua
Este artigo analisa o processo de adaptação da obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, para o contexto do teatro junino, tomando como objeto de estudo o espetáculo “Num sei, só sei que foi assim” (2018), encenado pelo Grupo Cultural Junina Lumiar da Lua, de Santa Luz – PI. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a linguagem teatral popular e a estética das quadrilhas juninas dialogam com a literatura dramática suassuniana, promovendo a ressignificação da obra origina...
A função das metáforas conceptuais no rap nacional: expressão social e cultural de grupos marginalizados
Este trabalho investiga a função das metáforas conceptuais nas letras do rap nacional como forma de expressão social e cultural de grupos marginalizados no Brasil. Desse modo, apresentamos como objetivo geral desta pesquisa examinar como essas metáforas são utilizadas para relatar as vivências e experiências de grupos sociais marginalizados. Esta investigação está fundamentada na Linguística Cognitiva, especialmente na teoria de Lakoff e Johnson (1980), pois o estudo analisa como essas metáf...
O papel das metáforas conceituais na construção da moralidade em discursos religiosos
Este artigo visa compreender como as metáforas constroem e reforçam concepções de moralidade, moldando percepções sobre pecado, bem e mal, certo e errado. A pesquisa ancora-se nos pressupostos da Linguística Cognitiva, especialmente nas contribuições de Lakoff e Johnson (1980), para demonstrar que as metáforas não são meros ornamentos linguísticos, mas mecanismos fundamentais na construção do pensamento moral. O estudo explora três domínios metafóricos centrais: o caminho, a luz/trevas e o fr...
As relações familiares patriarcais, adultério e escravidão em "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis
O presente estudo tem como objetivo analisar o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, com ênfase nas relações familiares patriarcais, o adultério e a escravidão. Além da obra, foram utilizadas fontes secundárias para a resolução da pesquisa, em destaque: História concisa da Literatura Brasileira (2006), de Alfredo Bosi; Um Mestre na periferia do capitalismo (2000) e Ao Vencedor as batatas (2000), de Roberto Schwarz; “A importância da literatura como fonte de p...
Crianças entre a fantasia e o real na ditadura militar em "Clarice": perspectivas libertárias
O presente estudo analisa o livro Clarice (2018), de Roger Mello, com ilustrações de Felipe Cavalcante, considerando a literatura infantil e juvenil um meio de oposição ao período da Ditadura Militar no Brasil. A pesquisa tem como objetivo investigar como se configura a fantasia e o real no âmbito do regime militar, vivenciado representativamente por crianças protagonistas da obra Clarice (2018), por meio da interação entre palavra e ilustração, na perspectiva de um caráter libertário. A meto...
Da pedagogia do medo á pedagogia do cuidado: nuances nas na literatura infantojuvenil. Uma análise dos contos do irmãos Grimm e o livro "Extraordinário"
Este estudo realiza uma análise comparativa entre os contos clássicos dos irmãos Grimm e o romance contemporâneo Extraordinário (2012), de R. J. Palacio, com o objetivo de investigar as permanências e transformações na literatura infantojuvenil, especialmente na representação de conflitos como a alteridade, o medo, a superação e o amadurecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, fundamentada na literatura comparada e em referenciais das áreas de literatura, ...
O ato de linguagem e a visada patêmica em charges à luz da análise semiolinguística do discurso
Essa pesquisa tem como objetivo analisar como as charges podem ser compreendidas como atos de linguagem e que mobilizam estratégias discursivas, especialmente, a visada patêmica, para influenciar o interlocutor. A pesquisa está fundamentada nos estudos retórico-discursivos da linguagem, conforme Aristóteles (2000), Charaudeau (2014) e Figueiredo (2020), dentre outros. Essa investigação observa como elementos argumentativos e emocionais presentes nas charges sobre o meio ambiente contribuem pa...
O exame nacional no ensino médio: em foco a variação linguística
Objetivamos analisar a abordagem da variação linguística e sua tematização nas questões de linguagens e suas tecnologias, especificamente relacionadas à língua portuguesa, constantes no exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2024. O estudo filia-se à perspectiva sociolinguística, considerando que as línguas naturais variam e mudam ao longo do tempo (Bortoni-Ricardo, 2014; Bagno, 1999, 2013, 2010, Faraco, 2009). Esta pesquisa é de cunho bibliográfico-documental, visto que o ma...
A abordagem gramatical em um livro didático de língua portuguesa: entre a norma - padrão e a norma culta
Objetiva-se analisar como os conceitos de norma-padrão e norma culta são abordados nas seções e questões sobre análise linguística/semiótica em livros didáticos de língua portuguesa do nono ano dos anos finais do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2024). Esse artigo tem na base da análise linguística autores como Faraco (2009), Traváglia (2009) e Bagno (2013). Trata-se de uma pesquisa, descritivo interpretativa, visto que os dados não só foram...
Crianças negras da periferia na literatura infantil contemporânea: criações verbais e visuais humanizadoras
Este artigo propõe investigar o protagonismo negro infantil no contexto periférico pela interação entre palavra e imagem, na perspectiva humanizadora. A análise centra-se nas obras Foi ele que escreveu a ventania, escrita por Rosana Rios e ilustrada por Mauricio Negro, e Da minha janela, escrita por Otávio Júnior e ilustrada por Vanina Starkoff, considerando a articulação entre texto e ilustração, especificamente, como estratégia da construção da narrativa. Metodologicamente, a pesquisa possu...
Traços humanizantes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha: uma função emancipatória
A literatura infantil constitui um instrumento de grande relevância na formação crítica e ética das crianças, favorecendo ao desenvolvimento de valores sociais e emocionais desde a infância. Este artigo tem como objetivo analisar a constituição dos traços humanizantes presentes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha, na perspectiva emancipatória do leitor do gênero de literatura infantil. Para tanto, o método adotado será qualitativo, com enfoque na análise interpretativa de caráter bibliog...
O ensino da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 9° ano
A oralidade é uma forma de comunicação humana anterior à escrita, sendo no Brasil um reflexo da diversidade linguística do país, embora tradicionalmente a norma padrão escrita tenha sido mais valorizada nas instituições educacionais. No entanto, estudos linguísticos modernos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm promovido a valorização da oralidade, reconhecendo-a como essencial para a cidadania. O objetivo deste trabalho foi analisar o papel da oralidade no ensino da língua...