Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGois, Guilbert da SIlva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947858920622484por
dc.contributor.advisor1Silva, Agmael Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273649859914076por
dc.contributor.referee1Garcia, Eloise Cristina de Souza Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304204284224345por
dc.contributor.referee2Silva, Otavio de Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681164014255202por
dc.date.accessioned2025-07-03T12:57:48Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGOIS, Guilbert da Silva. Recursos visuais e audiovisuais como ferramentas didáticas que auxiliam o ensino de física. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2123-
dc.description.resumoEste trabalho visa demonstrar a importância do uso de recursos visuais no ensino de Física, destacando como esses elementos contribuem para a compreensão de conceitos abstratos e complexos que são característicos da disciplina. Com base em uma revisão de literatura, o trabalho explora o impacto de ferramentas como diagramas, gráficos, animações e simulações computacionais na facilitação do processo de aprendizagem. A pesquisa evidência que os recursos visuais desempenham um papel importante na construção de modelos mentais que permitem aos alunos visualizar fenômenos físicos, tornando o conteúdo mais acessível e intuitivo. Além disso, os resultados mostram que o uso de tecnologias visuais interativas aumenta o engajamento dos estudantes, promove uma aprendizagem mais ativa e melhora o desempenho acadêmico. O trabalho conclui que a integração eficaz desses recursos em sala de aula, em conjunto com estratégias pe- dagógicas adequadas, pode transformar o ensino de Física, oferecendo uma abordagem mais dinâmica e significativa para o ensino de conceitos científicos.por
dc.description.abstractThis work aims to demonstrate the importance of using visual resources in Physics education, highlighting how these elements contribute to the understanding of abstract and complex concepts characteristic of the discipline. Based on a literature review, the study explores the impact of tools such as diagrams, graphs, animations, and computer simulations in facilitating the learning process. The research shows that visual resour- ces play a crucial role in constructing mental models that allow students to visualize physical phenomena, making the content more accessible and intuitive. Furthermore, the findings indicate that the use of interactive visual technologies increases student en- gagement, promotes more active learning, and improves academic performance. The work concludes that the effective integration of these resources in the classroom, com- bined with appropriate pedagogical strategies, can transform Physics teaching, offering a more dynamic and meaningful approach to the instruction of scientific concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-03T12:57:30Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa (1).pdf: 2285224 bytes, checksum: 48af72d8c0a145e5fafe56b66aca6337 (MD5) Termo de Autorização 1.pdf: 258416 bytes, checksum: cf9f00335cf75bb9fe76b14deb13ad37 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-03T12:57:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa (1).pdf: 2285224 bytes, checksum: 48af72d8c0a145e5fafe56b66aca6337 (MD5) Termo de Autorização 1.pdf: 258416 bytes, checksum: cf9f00335cf75bb9fe76b14deb13ad37 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T12:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa (1).pdf: 2285224 bytes, checksum: 48af72d8c0a145e5fafe56b66aca6337 (MD5) Termo de Autorização 1.pdf: 258416 bytes, checksum: cf9f00335cf75bb9fe76b14deb13ad37 (MD5) Previous issue date: 2025-07-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos Visuais/Audiovisuaispor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSimulações Computacionaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleRecursos visuais e audiovisuais como ferramentas didáticas que auxiliam o ensino de físicapor
dc.title.alternativeVisual and audiovisual resources as didactic tools to aid the teaching of physicseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Física (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa (1).pdf2,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.