| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2123Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gois, Guilbert da SIlva | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2947858920622484 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Agmael Mendonça | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2273649859914076 | por |
| dc.contributor.referee1 | Garcia, Eloise Cristina de Souza Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5304204284224345 | por |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Otavio de Brito | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7681164014255202 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T12:57:48Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | GOIS, Guilbert da Silva. Recursos visuais e audiovisuais como ferramentas didáticas que auxiliam o ensino de física. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2123 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho visa demonstrar a importância do uso de recursos visuais no ensino de Física, destacando como esses elementos contribuem para a compreensão de conceitos abstratos e complexos que são característicos da disciplina. Com base em uma revisão de literatura, o trabalho explora o impacto de ferramentas como diagramas, gráficos, animações e simulações computacionais na facilitação do processo de aprendizagem. A pesquisa evidência que os recursos visuais desempenham um papel importante na construção de modelos mentais que permitem aos alunos visualizar fenômenos físicos, tornando o conteúdo mais acessível e intuitivo. Além disso, os resultados mostram que o uso de tecnologias visuais interativas aumenta o engajamento dos estudantes, promove uma aprendizagem mais ativa e melhora o desempenho acadêmico. O trabalho conclui que a integração eficaz desses recursos em sala de aula, em conjunto com estratégias pe- dagógicas adequadas, pode transformar o ensino de Física, oferecendo uma abordagem mais dinâmica e significativa para o ensino de conceitos científicos. | por |
| dc.description.abstract | This work aims to demonstrate the importance of using visual resources in Physics education, highlighting how these elements contribute to the understanding of abstract and complex concepts characteristic of the discipline. Based on a literature review, the study explores the impact of tools such as diagrams, graphs, animations, and computer simulations in facilitating the learning process. The research shows that visual resour- ces play a crucial role in constructing mental models that allow students to visualize physical phenomena, making the content more accessible and intuitive. Furthermore, the findings indicate that the use of interactive visual technologies increases student en- gagement, promotes more active learning, and improves academic performance. The work concludes that the effective integration of these resources in the classroom, com- bined with appropriate pedagogical strategies, can transform Physics teaching, offering a more dynamic and meaningful approach to the instruction of scientific concepts. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-03T12:57:30Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa (1).pdf: 2285224 bytes, checksum: 48af72d8c0a145e5fafe56b66aca6337 (MD5) Termo de Autorização 1.pdf: 258416 bytes, checksum: cf9f00335cf75bb9fe76b14deb13ad37 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-03T12:57:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa (1).pdf: 2285224 bytes, checksum: 48af72d8c0a145e5fafe56b66aca6337 (MD5) Termo de Autorização 1.pdf: 258416 bytes, checksum: cf9f00335cf75bb9fe76b14deb13ad37 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-03T12:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa (1).pdf: 2285224 bytes, checksum: 48af72d8c0a145e5fafe56b66aca6337 (MD5) Termo de Autorização 1.pdf: 258416 bytes, checksum: cf9f00335cf75bb9fe76b14deb13ad37 (MD5) Previous issue date: 2025-07-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Física | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Recursos Visuais/Audiovisuais | por |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
| dc.subject | Ensino de Física | por |
| dc.subject | Simulações Computacionais | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
| dc.title | Recursos visuais e audiovisuais como ferramentas didáticas que auxiliam o ensino de física | por |
| dc.title.alternative | Visual and audiovisual resources as didactic tools to aid the teaching of physics | eng |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Física (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa (1).pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
