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Tipo do documento: Artigo
Título: História dos povos indígenas no ensino médio: uma análise dos livros didáticos da coleção Moderna Plus (2020-2024)
Autor: Santos, Fernanda Alves dos
Primeiro orientador: Almeida, Gabriela Berthou de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Tatiana
Segundo membro da banca: Silva, Gisvaldo
Resumo: A inclusão dos conteúdos relacionados à história e cultura indígena nos currículos escolares, conforme previsto na Lei nº 11.645/2008, constitui uma iniciativa voltada à reparação de séculos de invisibilidade e estigmatização dessas populações no contexto educacional brasileiro. Este artigo analisa, partindo desta legislação, os conteúdos referentes aos povos indígenas presentes nos livros didáticos utilizados na escola CETI Bucar Neto, em Floriano, Piauí. Os livros analisados pertencem a coleção Moderna Plus, e estão voltados para o ensino médio, sendo utilizados entre 2020 e 2024, quando esteve em vigor a “reforma do ensino médio”, aprovada e implementada durante o governo de Michel Temer. O estudo identificou que a abordagem dos conteúdos relacionados a temática indígena permanece fragmentada, superficial e com traços do eurocentrismo, não incorporando plenamente as narrativas e resistências históricas dos povos indígenas. O livro didático, enquanto ferramenta pedagógica essencial, deve ser constantemente revisto para refletir a diversidade cultural brasileira. Uma educação mais plural requer o reconhecimento dos povos originários como sujeitos históricos ativos em toda a História do Brasil, bem como a superação dos paradigmas eurocêntricos que ainda predominam em muitos materiais didáticos.
Abstract: The inclusion of content related to Indigenous history and culture in school curricula, as established by Law No. 11.645/2008, represents an initiative aimed at addressing centuries of invisibility and stigmatization of these populations within the Brazilian educational context. This article analyzes, based on this legislation, the content concerning Indigenous peoples found in the textbooks used at CETI Bucar Neto school, in Floriano, Piauí. The textbooks analyzed are part of the Moderna Plus collection and are intended for high school education, used between 2020 and 2024, during the implementation of the “high school reform” approved under the government of Michel Temer. The study identified that the treatment of Indigenous-related content remains fragmented, superficial, and marked by Eurocentric perspectives, failing to fully incorporate the historical narratives and resistance of Indigenous peoples. As an essential pedagogical tool, the textbook must be constantly revised to reflect Brazil's cultural diversity. A more pluralistic education requires the recognition of Indigenous peoples as active historical subjects throughout Brazil's history, as well as the overcoming of Eurocentric paradigms that still prevail in many educational materials.
Palavras-chave: Livro Didático
Ensino de História
Povos Indígenas
Ensino Médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em História
Citação: SANTOS, Fernanda Alves dos. História dos povos indígenas no ensino médio: uma análise dos livros didáticos da coleção Moderna Plus (2020-2024). 2025. 24 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2126
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO)

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