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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2137| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Ambiguidade moral: o desafio e noções tradicionais de bem e mal no gênero de horror em "Carmilla" de Sheridan Le Fanu |
| Autor: | Rodrigues, Elen Geovana Araújo |
| Primeiro orientador: | Mendes, Algemira de Macedo |
| Primeiro membro da banca: | Jesus, Joselita Izabel de |
| Segundo membro da banca: | Lages, Ruth |
| Resumo: | Este trabalho visa analisar a ambiguidade moral presente na obra Carmilla (1872), de Sheridan Le Fanu, por meio de uma abordagem fundamentada na literatura de horror. A narrativa é um marco do horror gótico vitoriano, transcende os limites das convenções tradicionais do gênero ao explorar a complexidade das noções de bem e mal. Diferentemente da visão maniqueísta típica da época, que polariza o bem como virtude inquestionável e o mal como uma força externa destrutiva, Carmilla propõe uma reflexão mais profunda sobre a coexistência dessas forças na condição humana. A vampira Carmilla, ao mesmo tempo sedutora e ameaçadora, encarna um mal que não se define apenas por sua ameaça física, mas também pela subversão de normas sociais e morais, como o papel da mulher e as convenções da sexualidade na Era Vitoriana. A relação entre Carmilla e Laura, construída em um terreno de desejo e fascinação mútua, rompe com os limites claros entre vítima e predador, sugerindo que o mal não é uma entidade completamente separada do sujeito, mas algo que pode emergir da própria interação humana. Além disso, a narrativa utiliza elementos do horror, como o isolamento, a atmosfera sombria e o medo do desconhecido, para intensificar a tensão moral e psicológica. Esses elementos contribuem para um cenário em que o leitor é desafiado a questionar os valores morais e as interpretações simplistas das forças opostas. Assim, Carmilla não apenas rompe com as representações arquetípicas do vampirismo, mas também inaugura uma abordagem literária que borra as fronteiras entre o bem e o mal, tornando-se precursora de debates modernos sobre ambiguidade moral no gênero de horror. Ancorado em teóricos como Auerbach (1999), Bloom (1989) e Palmer (1999), este estudo busca demonstrar como Le Fanu utiliza o simbolismo do vampiro para desconstruir noções rígidas de moralidade. Sua análise, inovadora para a época, contribui assim para a evolução da literatura de horror como espaço de questionamento de verdades universais. |
| Abstract: | This study analyzes the moral ambiguity present in the work Carmilla (1872) by Sheridan Le Fanu through an approach grounded in horror literature. The narrative, a landmark of Victorian Gothic horror, transcends the boundaries of traditional genre conventions by exploring the complexity of notions of good and evil. Unlike the typical Manichaean perspective of the time, which polarizes good as unquestionable virtue and evil as an external destructive force, Carmilla offers a deeper reflection on the coexistence of these forces within the human condition. The vampire Carmilla, both seductive and threatening, embodies an evil that is not solely defined by physical menace but also by the subversion of social and moral norms, such as the role of women and the conventions of sexuality in the Victorian Era. The relationship between Carmilla and Laura, constructed on a terrain of mutual desire and fascination, blurs the clear boundaries between victim and predator, suggesting that evil is not a completely separate entity from the subject but something that can emerge from human interaction itself. Moreover, the narrative employs elements of horror, such as isolation, a dark atmosphere, and fear of the unknown, to intensify the moral and psychological tension. These elements create a scenario where the reader is challenged to question moral values and simplistic interpretations of opposing forces. Thus, Carmilla not only disrupts archetypal representations of vampirism but also introduces a literary approach that blurs the boundaries between good and evil, becoming a precursor to modern debates on moral ambiguity in the horror genre. This study aims to demonstrate how Le Fanu uses the symbolism of the vampire to deconstruct rigid notions of morality, offering an innovative analysis for his time and contributing to the evolution of horror literature as a space for questioning universal truths. For this it was based on: Auerbach.(1999), Bloom(1989), Palmer(1999), among others. |
| Palavras-chave: | Ambiguidade Moral Bem e Mal Análise Literária Literatura de Fantástica Gênero Horror |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | RODRIGUES, Elen Geovana Araújo. Ambiguidade moral: o desafio e noções tradicionais de bem e mal no gênero de horror em "Carmilla" de Sheridan Le Fanu. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2137 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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