Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2148
Tipo do documento: Artigo
Título: Ferramenta scratch: uma proposta educacional no ensino de Libras para crianças surdas
Autor: Ferreira Júnior, Bernardo Garcia
Primeiro orientador: Passarinho, Cornelia Janayna Pereira
Primeiro coorientador: Carvalho Filha, Francisca Rosa de
Resumo: A utilização de tecnologias pode minimizar as dificuldades e melhorar o ensino aprendizagem do aluno surdo. Dessa forma, o presente trabalho tem o intuito propor um aplicativo educacional para auxiliar o professor no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para crianças surdas, Scratch uma linguagem de programação visual baseada em blocos, bastante utilizada por professores e alunos. Onde houve a produção de jogos utilizando essa ferramenta e a busca por trabalhos relacionados, a fim de reforçar a ideia que deseja-se passar com a produção dos jogos. A partir dos jogos criados e dos trabalhos estudados, pode-se perceber que programar no ambiente Scratch não é difícil e que o Scratch pode contribuir bastante no ensino de crianças surdas.
Abstract: The use of technologies can minimize difficulties and improve teaching and learning for deaf students. In this way, the present work aims to propose an educational application to assist the teacher in teaching the Brazilian Sign Language (Libras) for deaf children, Scratch is a visual programming language based on blocks, widely used by teachers and students. Where there was the production of games using this tool and the search for related works, in order to reinforce the idea that you want to pass with the production of games. From the games created and the works studied, it can be seen that programming in the Scratch environment is not difficult and that Scratch can contribute greatly to the teaching of deaf children.
Palavras-chave: Scratch
Libras
Educação de Surdos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Bacharelado em Ciências da Computação
Citação: FERREIRA JÚNIOR, Bernardo Garcia. Ferramenta Scratch: uma proposta educacional no ensino de Libras para crianças surdas. 2022. 25 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2148
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CIES - Bacharelado em Ciências da Computação (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf3,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.