Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, André Viana Rodrigues Chaves-
dc.contributor.advisor1Araújo, Neuton Alves de-
dc.contributor.referee1Araújo, Neuton Alves de-
dc.contributor.referee2Silva, Celina Amélia da-
dc.contributor.referee3Sousa, Valdirene Gomes de-
dc.date.accessioned2020-01-28T14:29:46Z-
dc.date.issued2019-09-01-
dc.identifier.citationBEZERRA, André Viana Rodrigues Chaves. A atividade orientadora de ensino (AOE) como proposta de apropriação de conceitos trigonométricos no ensino médio. 2019. 82 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/216-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo “situações de vivências e de desenvolvimento de Atividade Orientadoras de ensino (AOE) por alunos como possibilidade para apropriação de conceitos trigonométricos”. Assim, a hipótese defendida neste estudo é a de que, ao se propor problematizações acerca de conceitos matemáticos aos alunos do ensino médio, em conformidade com os pressupostos teórico-metodológico da Teoria da Atividade e da AOE, há possibilidade da apropriação conceitual. Nessa perspectiva, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar situações de vivências e de desenvolvimento de AOE por alunos do ensino médio como possibilidade para apropriação de conceitos trigonométricos e teve como base os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Foram realizados encontros, em que, inicialmente se propôs um estudo sobre o lógico histórico dos conceitos trigonométricos no ensino médio. Em seguida, foi apresentada a AOE como princípio metodológico e propostas atividades desencadeadoras da aprendizagem, sob a intervenção do pesquisador. E, por último, foram analisadas as reflexões e significados produzidos pelos alunos (no coletivo) sobre a AOE no processo de apropriação dos conceitos aqui considerados. Desse modo, ao considerar o objetivo geral e a questão problema deste estudo, esse foi compreendido como pesquisa de campo e de abordagem qualitativa. Teve como sujeitos investigados alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na cidade de Caxias - MA. Neste estudo a opção foi pelos instrumentos e técnicas para a produção de dados: o diário de campo; o questionário semiestruturado, a observação participante, a própria AOE e o pesquisador. Sobre os procedimentos de análise, se fez uso do "princípio explicativo", proposto por Vigotski, complementado pela ideia de episódios de aprendizagem, proposta por Moura. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que, quando o professor adota a AOE e sabe estruturar o problema desencadeador de forma compreensível e desafiador ao aluno, dando ênfase ao movimento lógico histórico do conceito, isso desenvolve no aluno a tomada de consciência da necessidade de se encontrar uma solução, sendo que, se o motivo coincidir com o objetivo esperado, ele estará em atividade de aprendizagem e não simplesmente em ação, sem produzir significação dos conceitos matemáticos.por
dc.description.abstractThis work has as its object of study “situations of experiences and development of Teaching Guiding Activity (AOE) by students as a possibility for the appropriation of trigonometric concepts”. Thus, the hypothesis defended in this study is that, when proposing problematizations about mathematical concepts to high school students, in accordance with the theoretical-methodological assumptions of Activity Theory and AOE, there is a possibility of conceptual appropriation. From this perspective, the work was developed with the general objective of analyzing situations of experience and development of AOE by high school students as a possibility for the appropriation of trigonometric concepts and was based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory and Activity Theory. Meetings were held in which initially a study was proposed on the historical logic of trigonometric concepts in high school. Then, AOE was presented as a methodological principle and proposed activities that trigger learning under the intervention of the researcher. And, lastly, the reflections and meanings produced by the students (in the collective) about the AOE in the process of appropriation of the concepts considered here were analyzed. Thus, considering the overall objective and problem issue of this study, it was understood as field research and qualitative approach. The subjects of this study were 2nd year high school students from a state public school located in the City of Caxias - MA. In this study the option was for instruments and techniques for data production: the field diary; the semi-structured questionnaire, the participant observation, the AOE itself and the researcher. Regarding the analysis procedures, the "explanatory principle" proposed by Vigotski was used, complemented by the idea of learning episodes, proposed by Moura. In general, the results of this research reveal that when the teacher adopts the AOE and knows how to structure the triggering problem in a comprehensible and challenging way to the student, emphasizing the historical logical movement of the concept, this develops the student's awareness of the needing of a solution can be found, and if the motive coincides with the expected goal, it will be in learning activity and not simply in action, without producing significance of mathematical concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-01-28T14:29:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VERSÃO DA DISSERTAÇÃO PARA CD.pdf: 8029585 bytes, checksum: fbae253db6e35b9d540a8ab54e98404c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-28T14:29:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VERSÃO DA DISSERTAÇÃO PARA CD.pdf: 8029585 bytes, checksum: fbae253db6e35b9d540a8ab54e98404c (MD5) Previous issue date: 2019-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAtividade Orientadora de Ensinopor
dc.subjectApropriação de Conceitos Trigonométricospor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA atividade orientadora de ensino (AOE) como proposta de apropriação de conceitos trigonométricos no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa7,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação183,98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons