Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Lohran Francisco Mendes-
dc.contributor.advisor1Duarte, Lianna Mara Castro-
dc.date.accessioned2025-07-07T14:43:09Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lohran Francisco Mendes. Análise da interação humano-computador do site Shopee: uma avaliação de usabilidade na plataforma de e-commerce. 2025. 53 f. Monografia (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2172-
dc.description.resumoComo consequência das novas práticas de consumo da população, o comércio eletrônico tem-se consolidado como uma das principais alternativas de comércio, destacando-se pelo uso de plataformas de vendas online que facilitam a compra e a venda de produtos entre consumidores e vendedores. No Brasil, a relevância do e-commerce é destacada através de projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a qual estima um faturamento de quase 300 bilhões de reais até o ano de 2028, conforme divulgado em 2023. Esse crescimento reflete a adaptação das empresas ao mercado e ao comportamento do consumidor, bem como a competitividade e saturação no setor. Entretanto, problemas de usabilidade nas plataformas, como interfaces pouco intuitivas, informações mal distribuídas e dificuldade na navegação, comprometem a confiabilidade e fidelidade do consumidor. Assim, como medidas para se destacar entre os concorrentes, nota-se a necessidade de um sistema atrativo com foco no usuário, que motive a realização da compra ao fornecer uma boa experiência de uso. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é realizar uma análise de usabilidade da plataforma Shopee, visando à identificação de problemas que possam ser aprimorados para fornecer uma experiência de compra mais satisfatória, eficiente e intuitiva.por
dc.description.abstractAs a consequence of the population's new consumption practices, e-commerce has become one of the main alternatives for commerce, standing out for the use of online sales platforms that facilitate the purchase and sale of products between consumers and sellers. In Brazil, the relevance of e-commerce is highlighted by projections from the Brazilian Association of Electronic Commerce (ABComm), which estimates a revenue of almost 300 billion reais by the year 2028, as disclosed in 2023. This growth reflects the adaptation of companies to the market and consumer behavior, as well as competitiveness and saturation in the sector. However, usability problems on platforms, such as unintuitive interfaces, poorly distributed information and difficulty in navigation, compromise consumer reliability and loyalty. Thus, as a measure to stand out among competitors, there is a need for an attractive system focused on the user, which motivates the purchase by providing a good user experience. In this context, the objective of the work is to carry out a usability analysis of the Shopee platform, aiming to identify problems that can be improved to provide a more satisfactory, efficient and intuitive shopping experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Lohran Medeiros (lfranciscomm@aluno.uespi.br) on 2025-07-07T14:16:23Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1755191 bytes, checksum: cf85f2ca1dd62aa2d1b571cac80a85f7 (MD5) Termo de Autorizacao Para Publicacao.pdf: 166451 bytes, checksum: 4e8314c05d1e0a5f701c3d498b887a14 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-07T14:43:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1755191 bytes, checksum: cf85f2ca1dd62aa2d1b571cac80a85f7 (MD5) Termo de Autorizacao Para Publicacao.pdf: 166451 bytes, checksum: 4e8314c05d1e0a5f701c3d498b887a14 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T14:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1755191 bytes, checksum: cf85f2ca1dd62aa2d1b571cac80a85f7 (MD5) Termo de Autorizacao Para Publicacao.pdf: 166451 bytes, checksum: 4e8314c05d1e0a5f701c3d498b887a14 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Urbanismopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectInteração Humano-Computadorpor
dc.subjectComércio Eletrônicopor
dc.subjectAvaliação Heurísticapor
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor
dc.titleAnálise da interação humano-computador do site Shopee: uma avaliação de usabilidade na plataforma de e-commercepor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CTU - Bacharelado em Ciências da Computação (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.