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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Davi Dos Santos-
dc.contributor.advisor1Teles, Francisco Afranio Rodrigues-
dc.contributor.referee1Paixão , Mara de Souza-
dc.contributor.referee2Fernandes , Maria Aurioneida Carvalho-
dc.date.accessioned2025-07-07T15:41:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCOSTA, Davi dos Santos. Política de Atendimento Educacional Especializado (AEE): a atuação dos professores no município de Ilha Grande – PI. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2174-
dc.description.resumoO propósito deste trabalho foi pesquisar as políticas públicas direcionadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Ilha Grande – Piauí. O estudo teve como objetivo geral: conhecer as práticas pedagógicas dos professores nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Ilha Grande – PI. Quanto aos objetivos específicos, foram: caracterizar a política de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal; identificar as instituições de ensino que oferecem salas de Atendimento Educacional Especializado no município de Ilha Grande – PI; e analisar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado em suas abordagens de ensino-aprendizagem. O trabalho focalizou a efetivação dessas políticas, considerando os desafios e progressos no acesso da educação especial e inclusiva no contexto investigado. Teoricamente, respaldou-se em autores especializados na educação inclusiva e especial, sendo os principais Mantoan (2001, 2002, 2006, 2010), Capellini (2009, 2015) e Carneiro (2012). Para isso, foram coletadas e analisadas informações identificadas em documentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Ilha Grande – PI, bem como em questionários semiestruturados aplicados aos profissionais de educação que trabalham no AEE. Com base nos dados coletados, identificou-se os avanços, os principais desafios, além das metodologias utilizadas pelos professores para garantir a inclusão e possíveis melhorias nas práticas de ensino direcionadas ao AEE. Espera-se que este trabalho enriqueça a discussão acerca da eficácia das políticas de inclusão e do fortalecimento do ensino especializado no contexto público de ensino.por
dc.description.abstractThis paper's objective was to research the public policies directed at Specialised Educational Assistance (SEA) in the municipality of Ilha Grande – State of Piauí. The main objective of the research was to understand the pedagogical practices of teachers in Specialised Educational Assistance (SEA) classrooms in the municipality of Ilha Grande - PI. The specific objectives were: characterise the Specialised Educational Assistance (SEA) policy of the municipal network; identify the educational institutions that offer Specialised Educational Assistance rooms in the municipality of Ilha Grande - PI; and analyse the pedagogical strategies used by Specialised Educational Assistance teachers in their teaching-learning approaches. The study focused on the implementation of these policies, considering the challenges and progress in access to special and inclusive education in the context investigated. Theoretically, it was based on authors specialising in inclusive and special education, the main ones being Mantoam (2001, 2002, 2006, 2010), Capellini (2009, 2015) and Carneiro (2012). To do this, we collected and analysed information identified in documents provided by the Municipal Department of Education of Ilha Grande - PI, as well as in semi-structured questionnaires applied to education professionals working in the SEA. Based on the data collected, the advances and main challenges were identified, as well as the methodologies used by teachers to guarantee inclusion and possible improvements in teaching practices aimed at SEA. It is expected that this work will enrich the discussion about the effectiveness of inclusion policies and the strengthening of specialised teaching in the public education context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Costa (davi.dos.santos.costa@aluno.uespi.br) on 2025-07-05T14:54:21Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 2258105 bytes, checksum: d854920c01fcba43ee8b62665c5f5f76 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 88797 bytes, checksum: 58a07ce21d953d492583bd14c5ee358b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Retirar do TCC as paginas 35 a 45 pois as mesmas possuem documentos e informações pessoais! A divulgação destes dados não é permitida pela LGPD. on 2025-07-07T14:03:07Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Costa (davi.dos.santos.costa@aluno.uespi.br) on 2025-07-07T14:59:24Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 88797 bytes, checksum: 58a07ce21d953d492583bd14c5ee358b (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 607856 bytes, checksum: 75ce49bad6da6a1d2b027b347edb42a1 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T15:41:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 88797 bytes, checksum: 58a07ce21d953d492583bd14c5ee358b (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 607856 bytes, checksum: 75ce49bad6da6a1d2b027b347edb42a1 (MD5) Previous issue date: 2025-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolítica de Atendimento Educacional Especializado (AEE): a atuação dos professores no município de Ilha Grande – PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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