Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Luzia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Teles, Francisco Afranio Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Albuquerque, Maria Ozita de Araujo-
dc.date.accessioned2025-07-08T10:41:21Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMARQUES, Luzia de Oliveira. A avaliação da aprendizagem no contexto escolar: um estudo crítico-reflexivo sobre o erro na construção do conhecimento. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025 .por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2175-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar a avaliação da aprendizagem como uma ferramenta pedagógica que trabalha o erro, destacando sua importância no processo educacional e sua influência no desenvolvimento dos estudantes. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: compreender os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem e suas implicações no ensino; discutir como o erro é tratado no contexto avaliativo e sua relação com a construção do conhecimento; identificar abordagens avaliativas que promovam uma aprendizagem significativa e reflexiva. Tradicionalmente, a avaliação tem sido utilizada como um instrumento classificatório, focado na atribuição de notas, o que muitas vezes leva os estudantes a enxergarem o erro como um sinal de fracasso. No entanto, este estudo busca ressignificar essa perspectiva, analisando como a avaliação pode ser um meio de reflexão e desenvolvimento do conhecimento. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, explorando contribuições de autores como Luckesi (1997, 2011), Neto e Aquino (2009), Perrenoud (1999), Hoffmann (2014), entre outros. Metodologicamente, foram analisados diferentes tipos de avaliação, com ênfase na avaliação formativa, que considera o erro como parte essencial do aprendizado e um elemento que possibilita intervenções pedagógicas mais eficazes. Para isso, foi feita uma análise da fundamentação teórica organizada, considerando as linguagens da reflexão-crítica: descrever, informar, confrontar e reconstruir (Liberali, 2008). Os resultados apontam que a avaliação, quando utilizada de maneira reflexiva e humanizada, pode favorecer a autonomia dos estudantes e proporcionar um ambiente de ensino mais acolhedor. A ressignificação do erro permite que o estudante compreenda suas dificuldades e avance na aprendizagem de forma contínua. Assim, este estudo reforça a necessidade de repensar as práticas avaliativas na educação, destacando a importância de um olhar mais inclusivo e formativo no processo de ensino. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Tipos de avaliação. Erro como ferramenta pedagógica.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze assessment in education as a pedagogical tool that engages with student error, emphasizing its importance in the learning process and its influence on students’ development. The research objectives are the following: to understand different types of assessment in education and their implications for teaching; to discuss how errors are dealt with in the assessment context and their relationship with the construction of knowledge; and to identify assessment approaches that promote meaningful and reflective learning. Traditionally, assessment has served a classificatory function, primarily focused on grading, often leading students to view errors as signs of failure. However, this study seeks to reframe this perspective by analyzing how assessment can be a means of reflection and knowledge development. The research was conducted through a qualitative literature review, exploring contributions from authors such as Luckesi (1997, 2011), Neto and Aquino (2009), Perrenoud (1999), Hoffmann (2014), among others. Methodologically, different types of assessment were analyzed, with an emphasis on formative assessment, which considers errors to be essential to learning process as they are fundamental in enabling more effective pedagogical interventions. To do this, an analysis was made of the organized theoretical foundation, considering the languages of critical reflection: to describe, to inform, to confront and to reconstruct (Liberali, 2008). The findings indicate that when used in a reflective and humanized way, assessment can foster student autonomy and create a more supportive learning environment. Reframing the concept of errors allows students to understand their difficulties and make continuous progress in their learning process. Thus, this study reinforces the need to rethink assessment practices in education, highlighting the importance of a more inclusive and formative approach to the teaching process. Keywords: Assessment in education. Types of assessment. Errors as pedagogical tools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luzia Marques (luziamarques1430@gmail.com) on 2025-07-08T01:48:59Z No. of bitstreams: 2 pdf monografia.pdf: 415303 bytes, checksum: 3323d0fcbb6057fbfe91d23fc51be958 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_29_assinado_assinado.pdf: 225016 bytes, checksum: 04234faf0e1814f3104e6f2e5e198741 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-08T10:41:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 pdf monografia.pdf: 415303 bytes, checksum: 3323d0fcbb6057fbfe91d23fc51be958 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_29_assinado_assinado.pdf: 225016 bytes, checksum: 04234faf0e1814f3104e6f2e5e198741 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-08T10:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 pdf monografia.pdf: 415303 bytes, checksum: 3323d0fcbb6057fbfe91d23fc51be958 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_29_assinado_assinado.pdf: 225016 bytes, checksum: 04234faf0e1814f3104e6f2e5e198741 (MD5) Previous issue date: 2025-06-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempor
dc.subjectTipos de Avaliaçãopor
dc.subjectErro como Ferramenta Pedagógicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA avaliação da aprendizagem no contexto escolar: um estudo crítico-reflexivo sobre o erro na construção do conhecimentopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf405,57 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.