Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Gabriela França-
dc.contributor.advisor1Souza, Antoniele Silvana de Melo-
dc.contributor.referee1Souza, Antoniele Silvana de Melo-
dc.contributor.referee2Oliveira, Mirian Folha de Araújo-
dc.contributor.referee3Brandenburg, Cristine-
dc.date.accessioned2025-07-08T13:13:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOURA, Gabriela França. Formação continuada de professores na educação do campo. 2025. 15 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2182-
dc.description.resumoA presente pesquisa faz parte da formação continuada de professores que atuam na Educação do Campo, considerando as especificidades culturais, sociais e estruturais das comunidades rurais. Com objetivo de entender as necessidades de formação desses profissionais; compreender as políticas de formação docente no âmbito da educação do campo; identificar os desafios enfrentados pelos docentes no contexto rural; a pesquisa possui a abordagem qualitativa, com o procedimento metodológico da revisão bibliográfica e aplicação de questionário a professores de escolas municipais em Corrente-PI. O estudo contextualiza historicamente a exclusão das populações rurais das políticas educacionais brasileiras, destacando avanços e limites das ações de formação docente voltadas ao campo. Aponta a importância da formação continuada como processo contínuo e contextualizado, capaz de promover práticas pedagógicas comprometidas com a realidade local. Os resultados indicam que os professores reconhecem a precariedade das escolas do campo e a necessidade de formações que articulem teoria e prática. Ressalta-se, ainda, a relevância do fortalecimento das políticas públicas, da valorização dos saberes locais e da construção de estratégias que envolvam a comunidade escolar. Conclui-se que a formação docente no campo deve estar alinhada a uma proposta pedagógica crítica e transformadora, capaz de contribuir para a superação das desigualdades históricas e a efetivação de uma educação de qualidade para os povos do campo.por
dc.description.abstractThis research is part of the continuing education of teachers working in rural education, taking into account the cultural, social, and structural specificities of rural communities. Its objective is to understand the training needs of these professionals; to analyze teacher education policies within the scope of rural education; and to identify the challenges faced by teachers in the rural context. The research adopts a qualitative approach, using bibliographical review and the application of questionnaires to teachers from municipal schools in Corrente-PI as methodological procedures. The study provides a historical context of the exclusion of rural populations from Brazilian educational policies, highlighting the advances and limitations of teacher education initiatives aimed at rural areas. It emphasizes the importance of continuing education as an ongoing and contextualized process, capable of promoting pedagogical practices committed to the local reality. The results indicate that teachers recognize the precarious conditions of rural schools and the need for training that integrates theory and practice. Furthermore, the study highlights the relevance of strengthening public policies, valuing local knowledge, and developing strategies that engage the school community. It concludes that teacher education in rural areas must be aligned with a critical and transformative pedagogical approach, capable of contributing to overcoming historical inequalities and ensuring quality education for rural populations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela França Moura (gfmoura@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T12:43:04Z No. of bitstreams: 3 Trabalho de Conclusão De Curso .pdf: 432720 bytes, checksum: a22127b83cb392aa30fc355fecedc810 (MD5) folha de rosto assinada.pdf: 140121 bytes, checksum: 0c30ccee5fb0ab69a8eae85c1f7ea8f5 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-Gabriela França.pdf: 247891 bytes, checksum: 1ee7f33696292a201964e872b3febe50 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-08T13:13:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Trabalho de Conclusão De Curso .pdf: 432720 bytes, checksum: a22127b83cb392aa30fc355fecedc810 (MD5) folha de rosto assinada.pdf: 140121 bytes, checksum: 0c30ccee5fb0ab69a8eae85c1f7ea8f5 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-Gabriela França.pdf: 247891 bytes, checksum: 1ee7f33696292a201964e872b3febe50 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-08T13:13:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Trabalho de Conclusão De Curso .pdf: 432720 bytes, checksum: a22127b83cb392aa30fc355fecedc810 (MD5) folha de rosto assinada.pdf: 140121 bytes, checksum: 0c30ccee5fb0ab69a8eae85c1f7ea8f5 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-Gabriela França.pdf: 247891 bytes, checksum: 1ee7f33696292a201964e872b3febe50 (MD5) Previous issue date: 2025-06-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada de professores na educação do campopor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf422,58 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.