Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2184
Tipo do documento: Artigo
Título: A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista
Autor: Oliveira, Beatriz Reis
Primeiro orientador: Souza, Antoniele Silvana de Melo
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral compreender como a formação dos professores podem ajudar na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que alcançar este objetivo foram definidos como objetivos específicos: refletir sobre as concepções do Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da legislação; identificar as dificuldades e desafios desses professores diante do contexto escolar; analisar as percepções dos professores sobre o impacto da prática docente no desenvolvimento aluno com Transtorno do Espectro Autista. A questão norteadora que guiou a pesquisa foi: qual o atual estado de formação de professores na rede municipal em relação à inclusão de alunos com TEA? A metodologia utilizada neste artigo trata-se de caráter qualitativa, realizada de estudos bibliográficos, pela revisão de artigos sobre o tema. A pesquisa justifica-se pela relevância da formação adequada de professores para a efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência, especialmente aqueles com TEA, sendo fundamental para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. O interesse pelo tema surgiu a partir da vivência com um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) durante a participação no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIID), e se fortaleceu com os relatos de colegas sobre o trabalho com crianças autistas. Apesar que hajas as políticas públicas e avanços nos estudos sobre o TEA, ainda existem lacunas significativas na formação inicial e continuada, ocorrendo um impacto na efetivação das práticas pedagógicas inclusivas. Conclui se que existe a necessidade de investimentos na capacitação docente, bem como no fortalecimento do diálogo entre escola, família e demais profissionais da educação para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos com TEA.
Abstract: This undergraduate thesis aims to understand how teacher training can contribute to the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). To achieve this, the following specific objectives were established: to reflect on the conceptions of ASD through legislation; to identify the difficulties and challenges faced by teachers in the school context; to analyze teachers' perceptions of the impact of teaching practices on the development of students with ASD. The guiding question of the research was: what is the current state of teacher training in the municipal network concerning the inclusion of students with ASD? The employed in this study is qualitative, based on bibliographic studies through a review of articles on the topic. The research is justified by the relevance of adequate teacher training for the effective inclusion of students with disabilities, especially those with ASD, being fundamental for promoting inclusive and quality education for all. The interest in the topic arose from the experience with a student with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) during participation in the Institutional Program for Teaching Initiation (PIID), and was strengthened by colleagues' reports about working with autistic children. Despite the existence of public policies and advances in studies on ASD, significant gaps still exist in the initial and ongoing training of teachers, impacting the implementation of inclusive teaching practices. It is concluded that there is a need for investment in teacher training, as well as strengthening the dialogue between school, family, and other education professionals to ensure the full development of students with ASD.
Palavras-chave: Inclusão Escolar
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Formação Docente
Prática Pedagógica
Educação Inclusiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Beatriz Reis. A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista. 2025. 17 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2184
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completa.pdf282,48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.