| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2187Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Jesus do Nascimento | - |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Emerson Benedito | - |
| dc.contributor.advisor2 | Silva, Samara de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-08T13:58:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jesus do Nascimento. Educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas rurais no Piauí: desafios e contribuições. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2187 | - |
| dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) cumpre um papel fundamental na promoção da inclusão social e na superação do analfabetismo no Piauí, especialmente em contextos rurais, onde as desigualdades educacionais são mais evidentes. Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as contribuições da EJA nas escolas rurais no Piauí. De natureza bibliográfica e documental, a pesquisa examina políticas públicas e programas educacionais voltados à EJA no meio rural, complementando a análise teórica com dados secundários do INEP, IBGE e relatórios governamentais sobre matrículas, evasão escolar e infraestrutura educacional. Fundamentado em autores como Freire (1997), Arroyo (2005), Saviani (2013) e Caldart (2004), o estudo confronta esses dados quantitativos com as discussões qualitativas, identificando entraves como a carência de infraestrutura, a escassez de docentes qualificados e as dificuldades de acesso. A pesquisa também destaca iniciativas como a integração entre EJA e educação profissional, analisando criticamente sua implementação a partir de indicadores educacionais. Os resultados apontam que, embora haja avanços, persistem desafios estruturais que comprometem a eficácia da EJA, evidenciados tanto pela literatura quanto pelos dados oficiais. A valorização dos saberes locais e a participação comunitária emergem como condições essenciais para uma EJA emancipadora. Conclui-se que essa modalidade educacional requer políticas públicas articuladas com a realidade local, demonstrando a necessidade de maior investimento e de estratégias pedagógicas contextualizadas, conforme revelado pela combinação entre análise documental, dados estatísticos e referencial teórico | por |
| dc.description.abstract | Youth and Adult Education (EJA) plays a fundamental role in promoting social inclusion and overcoming illiteracy in Piauí, especially in rural contexts where educational inequalities are more pronounced. This study aims to analyze the challenges and contributions of EJA in rural schools in Piauí. Using a bibliographic and documentary approach, the research examines public policies and educational programs for rural EJA, complementing theoretical analysis with secondary data from INEP, IBGE, and government reports on enrollment, school dropout rates, and educational infrastructure. Grounded in the works of Freire (1997), Arroyo (2005), Saviani (2013), and Caldart (2004), the study contrasts quantitative data with qualitative discussions, identifying obstacles such as lack of infrastructure, shortage of qualified teachers, and access difficulties. The research also highlights initiatives like the integration of EJA with vocational education, critically analyzing their implementation based on educational indicators. Results indicate that, despite progress, structural challenges persist, undermining EJA's effectiveness a finding supported by both literature and official data. The study emphasizes the importance of valuing local knowledge and community participation as essential conditions for emancipatory EJA. It concludes that this educational modality requires public policies aligned with local realities, demonstrating the need for greater investment and contextually adapted pedagogical strategies, as revealed through the combination of documentary analysis, statistical data, and theoretical frameworks | por |
| dc.description.provenance | Submitted by jesus oliveira (jesusoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T04:20:19Z No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 1252415 bytes, checksum: 5d3d3dde9873e7bc538700e8dc1c3fe7 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 181140 bytes, checksum: 31559e65a83cc9a6352278ab5dbbc590 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVE SER ASSINADO PELO ORIENTADOR. E NÃO COORIENTADORA. on 2025-07-08T11:20:03Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by jesus oliveira (jesusoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T13:32:36Z No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 1252415 bytes, checksum: 5d3d3dde9873e7bc538700e8dc1c3fe7 (MD5) Termo de Autorizacao para publicacao.pdf: 210985 bytes, checksum: eafd7f90a4651cbcda896c5e5a37affa (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-08T13:58:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 1252415 bytes, checksum: 5d3d3dde9873e7bc538700e8dc1c3fe7 (MD5) Termo de Autorizacao para publicacao.pdf: 210985 bytes, checksum: eafd7f90a4651cbcda896c5e5a37affa (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-08T13:58:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 1252415 bytes, checksum: 5d3d3dde9873e7bc538700e8dc1c3fe7 (MD5) Termo de Autorizacao para publicacao.pdf: 210985 bytes, checksum: eafd7f90a4651cbcda896c5e5a37affa (MD5) Previous issue date: 2025-06-18 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
| dc.subject | Escolas Rurais | por |
| dc.subject | Alfabetização | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas rurais no Piauí: desafios e contribuições | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
